TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Materiais De Construção Mecanica

Trabalho Escolar: Atps Materiais De Construção Mecanica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2013  •  2.478 Palavras (10 Páginas)  •  612 Visualizações

Página 1 de 10

PROJETO FINAL DO VASILHAME

METAIS

Materiais metálicos são normalmente combinações de elementos metálicos. Possuem um grande número de elétrons não localizados, ou seja, elétrons que não estão ligados a qualquer átomo em particular, e muitas propriedades dos metais são atribuídas diretamente a esses átomos.

Os metais são muito bons condutores de eletricidade e calor, não transparentes à luz visível, muito resistente e deformável por isso sendo utilizados largamente em aplicações estruturais.

CERÂMICOS

Os cerâmicos são compostos entre os elementos metálicos e não metálicos, constituindo-se frequentemente de óxidos, nitretos e carbetos. É grande a variação de materiais que se enquadram nesta classificação, incluindo os compostos por materiais argilosos, cimento e vidro. São isolantes à passagem de eletricidade e calor, mais resistentes a altas temperaturas e ambientes abrasivos que os metais e polímeros, são duros, porém, quebradiços.

POLÍMEROS

Os polímeros compreendem os materiais comuns de plástico e borracha. Muitos são compostos orgânicos que têm sua química baseada no carbono, hidrogênio, e outros elementos não-metálicos. Os polímeros possuem baixas densidades, e podem ser extremamente flexíveis.

COMPÓSITOS

São materiais compostos de mais de um material, e a fibra de vidro é o exemplo mais familiar, onde as fibras de vidro são incorporadas no interior de um material polimérico, adquirindo a resistência do vidro e a flexibilidade do polímero. Um compósito é projetado para mostrar a combinação das melhores características de cada um dos materiais que o compõem.

Estrutura Cristalina Átomos por célula unitária Parâmetro de rede Fator de Empacotamento Exemplo de Meais

Cúbica Simples 1 átomos a = 2r 0,52 Polônio

Cúbica de Corpo Centrada 8 átomos a = 4r

0,68 Cromo, Ferro

Cúbica de Face Centrada 8 átomos A = 2R 0,74 Alumínio, ouro e prata.

Estrutura do Vasilhamento

O aço inoxidável é, basicamente, uma liga (combinação de dois ou mais elementos químicos) de ferro-cromo que apresenta grande resistência à corrosão, ao impacto, e à abrasão, além de grande durabilidade. Ele é 100% reciclável e possui baixo custo de manutenção. Sua utilização em itens domésticos (como talheres, panelas e itens da linha branca – geladeiras e fogões, por exemplo), é bastante conhecida por apresentar uma superfície não porosa e lisa que dificulta o acúmulo de bactérias. Por este mesmo motivo ele também é muito utilizado em instalações de hospitais e cozinhas industriais. Mas o aço “inox” também pode ser utilizado na construção civil, em indústrias, ônibus, automóveis e mobiliários urbanos e possui um forte apelo visual.

Sua principal característica, a resistência à corrosão, se deve a presença do cromo que ao reagir com o oxigênio da atmosfera forma uma camada superficial que protege o aço de agentes oxidantes. Essa película protetora, muito fina e resistente, é formada por óxido de cromo e, se arranhada ou desfeita por algum motivo, rapidamente se recompõe, bastando para isso que haja oxigênio.

Tipos e Características

Os aços inoxidáveis são ligas que possuem em sua composição pelo menos 10,5% de cromo, no máximo 30% de níquel (Núcleo Inox), além de outros elementos como, por exemplo, molibdênio, titânio e nióbio  que pode ser acrescentada a sua estrutura a fim de se obter determinadas características. O níquel melhora a resistência da liga às altas temperaturas, sua ductilidade e soldabilidade, melhorando sua resistência em geral, mas é o cromo o principal responsável por conferir sua resistência à corrosão.

O aço inoxidável também pode receber: molibdênio e cobre para aumentar sua resistência à corrosão por via úmida; silício ou alumínio, que aumentam sua resistência à oxidação em altas temperaturas; e titânio ou nióbio que estabilizam o aço austenítico impedindo a precipitação do cromo em forma de carboneto durante o aquecimento ou resfriamento lento em torno de 700° C. Além destes, outros elementos também podem ser adicionados à liga: nitrogênio, cobalto, boro, manganês e terras raras.

Os aços inox podem ser classificados em cinco tipos de acordo com sua composição e estrutura em:

Ferríticos (Família normativa 430, 409 e 410S): possuem de 11 a 17% de cromo (Núcleo Inox) e menos que 0,3% de carbono (COSTA). Não possui níquel e são mais econômicos. Os aços ferríticos possuem grande resistência a corrosão sobtensão e sua resistência pode ser aumentada por trabalho a frio. Apresenta fácil conformação, são magnéticos e soldáveis com alguns cuidados especiais.

Martensíticos (Família normativa 420): possuem de 12% a 18% de cromo (Núcleo Inox), e de 1% a 1,5% de carbono (COSTA). Podem receber tratamento de têmpera adquirindo elevados níveis de dureza e resistência mecânica. São magnéticos, pouco soldáveis, apresentam baixa resistência a corrosão.

Austeníticos (Famílias normativas 301, 304, 304L, 306 e 306L): possuem de 17% a 25% de cromo, e de 7% a 20% de níquel (Núcleo Inox). Apresentam alta ductilidade e soldabilidade e é o tipo de aço inox mais utilizado por apresentar melhor resistência a corrosão, principalmente se adicionados elementos como o molibdênio ou reduzido seu teor de carbono. Não são magnéticos e podem ser utilizados para trabalhos a temperaturas muito baixas (menor que 0°C) ou muito altas (até 925°C).

Além destes grupos principais existem o aço inoxidável duplex e o PH. O primeiro é um aço formado por uma estrutura dupla de matriz ferrítica com ilhas de austenita e que apresenta características de elevada resistência mecânica e à corrosão. O segundo é o aço inoxidável endurecível por precipitação (PH). De estrutura martensítica, é ferro magnético e tem sua dureza aumentada por um processo diferente dos martensíticos atingindo uma resistência a tração da ordem de 1700 MPa. Possuem boa ductilidade e tenacidade sendo sua resistência à corrosão comparável ao aço austenitico 304. O aço PH é muito usado na indústria aeroespacial enquanto que o duplex possui larga aplicação nas indústrias alimentícias, químicas, petroquímicas, papel e celulose dentre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com