TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Materiais De Construção Mecanica

Ensaios: ATPS Materiais De Construção Mecanica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2014  •  351 Palavras (2 Páginas)  •  475 Visualizações

Página 1 de 2

Relatório 2: Propriedades Mecânicas do Vasilhame

Aula-tema: Propriedades Mecânicas dos Metais. FALHA

O conceito de tensão é muito útil para definir grandezas que não dependem do tamanho relativo dos materiais envolvidos, como por exemplo, na caracterização de um material através de um ensaio de tração.

A tensão pode ser devida a um componente de força normal (perpendicular) à superfície (área) ou tangente a esta. Quando a força é normal, denomina-se a tensão normal e quando a força é tangente, denomina-se tensão cisalhante.

Deformação a relação entre o deslocamento de um material ao longo de um determinado comprimento, por meio de uma tensão de cisalhamento.

Diagrama de Tensão versus Deformação do Alumínio

A dureza é a medida da resistência de um material a deformações plásticas localizadas. Frequentemente, ela é um bom indicador das propriedades de tração e desgaste dos materiais. Nesse projeto 1, a análise da dureza foi feita com o objetivo de se obter as propriedades do material para ver se ele pode ser usado nas aplicações de engenharia.

Diversos ensaios podem ser feitos para analisar a dureza de um determinado material, entre as principais estão os ensaios de dureza Brinell, Vickers e Rockwell. Eles são bastante realizados, pois são ensaios baratos, são de fácilrealização, é não destrutível, o corpo de prova é pouco deformado e através do ensaio podem-se determinar outras propriedades do material como limite de resistência a tração. O ensaio de dureza Rockwell é geralmente realizado em corpos de prova de alumínio.

A dureza Rockwell elimina o tempo necessário para a medição de qualquer dimensão causada pela impressão, pois o valor da dureza do material é lido diretamente na máquina de ensaio, sendo, portanto um ensaio mais rápido e menos sujeito a erros humanos. Além disso, utilizando-se penetradores pequenos, muitas vezes não danificamos a peça a ser usada como corpo de prova.

O ensaio é baseado na profundidade da penetração. Além da aplicação da carga total sobre o penetrador, existe uma carga menor, a pré-carga, que é aplicada com o objetivo de eliminar os efeitos da deformação elástica do material. O valor da dureza Rockwell (HR), ao contrário dos valores obtidos nos demais ensaios, é adimensional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com