TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps maquinas térmicas

Por:   •  26/5/2015  •  Monografia  •  1.528 Palavras (7 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 7

ETAPA 3 - Aplicações Psicrométricas

O que é um psicrômetro

O psicrômetro é um aparelho que contém dois termômetros idênticos colocados um ao lado do outro, que irão servir para avaliar a quantidade de vapor de água encontrada no ar. Um psicrômetro é um instrumento útil para manter em casa. Ele mede a quantidade de vapor de água no ar ou umidade relativa. Umidade relativa refere-se ao teor de umidade no ar, em comparação com a quantidade de umidade do ar pode conter a uma dada temperatura. Conhecendo a umidade relativa é útil para a compreensão do clima eo que esperar. Também é útil se você manter várias plantas de interior.

Como funciona um Psicrômetro

Psicrômetros utilizar os princípios de evaporação para o trabalho. Quando a água se evapora a partir de uma superfície, um efeito de arrefecimento ocorre sobre a superfície. Como a água se evapora, a superfície esfria porque a evaporação da água transporta calor com ela a partir da superfície. Além disso, nem toda a água irá evaporar-se a partir de uma dada superfície. Isto é porque apenas uma certa quantidade de água pode ser absorvida do ar. Quanto mais úmido estiver o ar, maior é a quantidade de água que deve ser deixado sobre a superfície. Baixa umidade está associada a elevadas taxas de evaporação e um efeito maior sobre a superfície de arrefecimento. Durante os períodos de umidade elevada, a evaporação de água é reduzida, e há menos de um efeito de arrefecimento sobre a superfície.

Design do Psicrômetro

O aparelho é composto de um termômetro de bulbo seco e de bulbo úmido. A temperatura de bulbo seco mede. É deixado como está, sem qualquer cobertura, para a exposição máxima ao ar. O bulbo úmido deve ser mantido molhado. É coberta com um pano úmido ou molhado em água até que seja necessário para utilização. No tempo desejado, você remove o bulbo úmido da água, mas manter o pano molhado sobre ele.

As leituras de ambos os bolbos são tomadas imediatamente e também a intervalos de alguns minutos. Destacam-se as temperaturas de arrefecimento sobre o bolbo úmido. A temperatura do bulbo úmido será sempre menor do que o bulbo seco devido a evaporação da água que cria um efeito de arrefecimento. Uma comparação entre as duas temperaturas dá-lhe a umidade relativa do ar. No Exemplo da Figura 1, podemos observar a foto de um dos primeiros modelos de Psicrômetros, conhecido como “Psicrômetro de parede”:

(Figura 1)

(Figura 2)

Na figura 2 temos uma representação gráfica do que ocorre fisicamente num psicrômetro, a temperatura do bulbo seco (T) do ar é a temperatura medida com um termômetro comum. Caso o termo temperatura seja usado sem uma especificação, o leitor deve entendê-lo como sendo a temperatura de bulbo seco. Outra medida importante de temperatura, quando se fala de secagem de grãos, é a de bulbo molhado (Tbm). Para obtê-la, cobre-se o bulbo de um termômetro, cujas características são semelhantes às do termômetro de bulbo seco, com um tecido de algodão embebido em água destilada.

(Figura 3)

Na figura 3 temos uma foto de um psicrômetro atual, manual e digital ele é portátil e obtém rapidamente todas as medidas que um psicrômeto de parede e um giratório captam. Especificamente o Psicrômetro Digital Portátil ITHT-2600 INSTRUTEMP é um medidor portátil que obtém rapidamente medições de umidade, bulbo seco e molhado, ponto de orvalho, temperatura externa e temperatura diferencial. É protegido por uma tampa giratória, possui cabo sensor tipo K, monitor LCD, memória real time, mecanismo de autocalibração e desligamento automático.

Psicrômetro

O psicrômetro consiste em um projeto simples. Dois termômetros estão garantidos em um quadro. Eles devem ser colocados afastados, de modo a evitar as colisões quando o quadro começa a oscilar. O quadro é ainda mais assegurado para um identificador usando uma corrente ou um fio. Antes de utilizar, um dos termômetros deve ser coberta com um pano molhado. O termômetro outra fica exposto para medir a temperatura ambiente. A estrutura é então sujeita a um movimento circular durante cerca de 3 minutos. Quando as temperaturas de ambas as lâmpadas são lidos, o bolbo úmido irá registar-se uma leitura mais baixa. Isto é devido ao efeito de arrefecimento causada pela evaporação.

Aspiração Psicrômetro

O psicrômetro de aspiração tem um design mais complicado. Ele é uma unidade alimentada por bateria mecanizada. A unidade incorpora um ventilador que gera ar fresco para o bulbo úmido. Você também deve cobrir o bulbo úmido com um pano molhado antes de usar. Quando estiver pronto para usar, você ligar o ventilador por cerca de 3 minutos para ajudar a evaporação. As leituras são tomadas e em seguida, comparadas. Este modelo, geralmente, dá mais precisão do que o tipo Sling. Isto é em parte por causa de menos interferência com o calor do corpo ou umidade.

Teoria Atômica de Dalton

John Dalton, em 1803, propôs uma teoria que explicava as leis da conservação de massa e da composição definida, é a chamada Teoria Atômica de Dalton. Essa teoria foi baseada em diversos experimentos e apontou as seguintes conclusões:

1. Toda matéria é formada de partículas fundamentais, os átomos.

2. Os átomos não podem ser criados e nem destruídos, eles são permanentes e indivisíveis.

3. Um composto químico é formado pela combinação de átomos de dois ou mais elementos em uma razão fixa.

4. Os átomos de um mesmo elemento são idênticos em todos os aspectos, já os átomos de diferentes elementos possuem propriedades diferentes. Os átomos caracterizam os elementos.

5. Quando os átomos se combinam para formar um composto, quando se separam ou quando acontece um rearranjo são indícios de uma transformação química.

Resumindo: Dalton acreditava que o átomo era uma esfera maciça, homogênea, indestrutível, indivisível e de carga elétrica neutra.

Se fizermos uma comparação, os átomos seriam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (57.2 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com