TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Metrologia TGPI

Dissertações: ATPS Metrologia TGPI. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  2.588 Palavras (11 Páginas)  •  537 Visualizações

Página 1 de 11

Universidade do Grande ABC - Uni ABC

Nome:

RA:

Nome:

RA:

Nome:

RA:

Nome:

RA:

Nome:

RA:

Nome:

RA:

Curso : Gestão da Produção Industrial – 1º Semestre

Disciplina: Metrologia Aplicada

Professor: Eduardo Tramontina

Santo André, 09 de abril de 2013.

ATPS: 1ª ETAPA

ANTIGUIDADE

Em nossa civilização atual, os processos de medição são bastante complexos, a fim

de satisfazerem às necessidades da ciência a da tecnologia. Em épocas remotas, o homem

utilizou processos simples, suficientes para a sua técnica primitiva.

Mas, quando começou a medir? Começou provavelmente quando ainda nem falava,

pois poderia medir ou comparar um peixe com outro, a saber, qual o maior ou o menor.

Também seria do seu conhecimento que uma certa quantidade de alimento saciava sua

fome. Obviamente, eram maneiras intuitivas de medir.

A partir do momento em que o homem passou a viver em grupos e à proporção que

esses aglomerados cresciam, a necessidade de medir aumentava ainda mais. As maneiras

como mediam as grandezas eram bastante simples: usavam partes do próprio corpo, como

o comprimento do pé, a largura da mão ou a grossura do dedo, o palmo e a passada.

Utilizavam ainda uma vara ou um bastão.

E por base nessas historias escolhemos três tipos de medição primitiva para teste e comparação:

1º Polegada: É uma unidade de comprimento usada no sistema imperial de medidas britânico. Uma polegada são 2,54 centímetros ou 25,4 milímetros

A polegada tem sua origem na medida realizada com o próprio polegar. É a largura de um polegar humano regular, medido na base da unha, a qual, num ser humano adulto, é de aproximadamente 2,5 cm. Também houve tentativas de se ligar a medida com a distância entre a ponta do polegar e a primeira junta; porém, isso normalmente é especulativo.

Hoje em dia, a polegada é definida como medida usada com o dedo mindinho

10 polegadas (ou em 16 "dedos"=. O primeiro padrão de medida originou-se na Suméria, onde uma definição foi gravada na estátua de Gudéia da cidade de Lagash, por volta de 2575 AC. Certos metrologistas especulam que a unidade imperial foi adaptada de uma medida egípcia pelos gregos e, posteriormente um pouco maior, pelos romanos.

A média do comprimento do pé é em torno de 9,4 polegadas (240 mm ou 24 cm) para os europeus atuais. Aproximadamente 99.6% dos homens britânicos tem um pé menor que 12 polegadas de comprimento. Uma tentativa de se explicar as polegadas "faltantes" é a de que a medida refere-se não ao pé nu, mas ao comprimento do calçado. Tal fato é consistente com a necessidade da medida ser conveniente para propósitos práticos, tais como em locais de construção: as pessoas quase sempre medem em passos quando estão calçadas ao invés de fazê-lo descalças.

Há, no entanto, registos históricos de definições da polegada baseadas na largura (não no comprimento) de um polegar, que são muito precisas para as normas dessa época. Uma destas foi baseada numa média calculada usando três homens de tamanhos diferentes, proporcionando assim uma surpreendente exatidão e uniformidade em todo o país (mesmo sem regras de calibração). Portanto, parece provável que desde (pelo menos) o século XII o comprimento (com precisão) de um pé foi de facto baseado na polegada, e não o contrário. Sendo esta medida aproximadamente o tamanho da maioria dos pés calçados, isto fez com que se generalizasse a prática de os usar como unidades de medida, sem que para isso se usasse qualquer outro tipo de referências. Este foi tipo de medição imprecisa que, repetida excessivamente, multiplicou os erros de medida. Este tipo de medição (utilizando o pé calçado) nunca foi obviamente utilizado na inspecção ou construção de edifícios complicados.

O pé internacional Em 1958 os EUA e países da Commonwealth of Nations definiram a jarda internacional como 0,9144 metros. Consequentemente, o pé internacional ficou definido por 0,3048 metros.

O símbolo internacional do pé é ft. Em alguns casos, o pé é denotado por um apóstrofo, e a polegada por um apóstrofo duplo.

Por exemplo: 5 pés e 2 polegadas é representado por 5′2″.

Isso pode gerar confusão, porque o apóstrofo e o duplo apóstrofo também são os símbolos internacionais do minuto de arco e segundo de arco.

3º Palmo: É uma medida de comprimento que se obtém com a mão toda aberta, em torno de 22 centímetros.[1] Além disso, palmo também é uma unidade de medida inglesa, ainda utilizada em alguns países, como nos Estados Unidos.

Utilizando os três métodos de medição premitivas citados anteriormente, realizaremos um teste na qual os seis integrantes do grupo deveram medir três objetos diferentes, onde cada qual utilizará partes do corpo como “unidade” ou seja utilizaram o palmo, pé e polegada. A seguir veja os dados dos objetos utilizados no teste.

Dados dos objetos:

Reguá de 30 cm

Largura de uma porta convencional de 820 mm

Folha de sulfite A4

Dados a seguir do resultado do teste.

Resultados do Teste

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com