TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De Metrologia Etapas 1e2

Artigos Científicos: Atps De Metrologia Etapas 1e2. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/4/2014  •  1.599 Palavras (7 Páginas)  •  380 Visualizações

Página 1 de 7

Introdução

A definição de instrumento de medição é um dispositivo usado para inspecionar, medir, testar ou examinar partes e dados, a fim de determinar a conformidade com as especificações exigidas. Detectores de gás, paquímetros, medidores de pressão, por exemplo, são modelos de instrumentos de medição comuns na Indústria. Existem vários tipos de instrumentos, os mais usados hoje em dia são os digitais com alta tecnologia e precisão na hora de medir, indicar e detectar. E é por isso que selecionamos alguns para explicar seu uso, funcionalidade e importância na Indústria.

Detectores de gás

Detector de Gás Portátil - Gás Alert Micro 5 PID

Modelo: Gás Alert Micro 5 PID

Tipo: Portátil Multi Gás

Acessório para Detectores de Gás - MicroDock II

Modelo: MicroDock II

Tipo: Portátil Multi Gás

Para que serve o detector de gás?

O detector de gás serve para medir e indicar a concentração de determinados gases no ar através de diferentes tecnologias. Normalmente é empregado para impedir a exposição a substâncias tóxicas e incêndio.

Detectores de gás são freqüentemente operados por dispositivos a bateria e utilizados para fins de segurança. Eles são fabricados como unidades portáteis ou estacionárias (fixas) e unidades de trabalho, indicando altos níveis de gases através de uma série de indicadores visíveis ou audíveis, como alarmes, luzes ou uma combinação de sinais. Embora muitas das unidades antigas de detectores de gás padrão fossem originalmente fabricadas para detectar um gás, modernos dispositivos multi-gás ou multifuncionais são capazes de detectar vários gases ao mesmo tempo. Alguns detectores podem ser utilizados como unidades individuais para monitorar pequenas áreas de trabalho, ou podem ser combinadas unidades para criar um sistema de proteção.

Como funcionam os detectores de gás?

Como detectores de gás medem uma concentração de gás especifico, a resposta do sensor serve como ponto de referência ou de escala. Quando a resposta dos sensores ultrapassa um nível pré-determinado, um alarme será ativado para avisar o usuário. Existem vários tipos de detectores disponíveis e a maioria tem a mesma função: monitorar e alertar sobre os níveis de gases perigosos. No entanto, quando se considera o tipo de detector a ser instalado, é útil considerar as diferentes tecnologias de sensores.

Os detectores de gás são classificados pelo tipo de gás que detectam: inflamáveis ou tóxicos. Dentro desta ampla classificação, eles estão mais definidos pela tecnologia que usam: sensores catalíticos e infravermelhos detectam gases combustíveis e eletroquímicos, e tecnologia de semicondutor de óxido metal geralmente detectam gases tóxicos.

Medição dos gases tóxicos

Sensores eletroquímicos ou células são geralmente usados na detecção de gases tóxicos como o monóxido de carbono, cloro e óxidos de nitrogênio. Eles funcionam por meio de sinais de eletrodos quando um gás é detectado. Geralmente, esses tipos de detectores são altamente sensíveis e emitem sinais de alerta através de correntes elétricas. Vários fabricantes produzem esses detectores com um display digital.

Medição de gases combustíveis

Atualmente o um grande número dos detectores de gás fabricados são os sensores catalíticos. Esta tecnologia é utilizada na detecção de gases combustíveis, tais como hidrocarbonetos, e funciona através de oxidação catalítica. Os sensores deste tipo de detector são tipicamente construídos a partir de uma bobina de fio de platina tratada. Quando um gás combustível entra em contato com a superfície do catalisador, ela é oxidada e a resistência da fiação é alterada pelo calor que é liberado. Um circuito de ponte é normalmente usado para indicar a mudança de resistência.

Onde podem ser usados?

Os detectores de gás são muito eficientes em espaços confinados, onde não há ocupação permanente do trabalhador. Esses espaços incluem tanques, poços, vasos e caixas de armazenagem. Detectores também podem ser colocados em um local para detectar toxinas antes da entrada dos ocupantes.

Informações adicionais do detector de gás

Embora os detectores de gás geralmente sejam uma tecnologia confiável, com alguns modelos capazes de durar até cinco anos, a sua devida função é geralmente dependente da manutenção do usuário, da inspeção da bateria e da calibração. Além disso, o tempo de vida dos detectores de gás também depende muitas vezes da quantidade de vapores de gás a que estão expostos. A calibração deve ser freqüente, pois sensores contaminados podem não registrar os níveis de gases perigosos.

Paquímetro digital

Paquímetro é um instrumento, quase sempre de aço inoxidável destinado a fazer medições lineares internas, externas e de profundidade em peças.

A medida pode ser em polegadas, com precisão de 0,001" ou em milímetros, com precisão de 0,02 mm ou 0,05 mm dependendo do paquímetro...

Para que serve um paquímetro?

Com um paquímetro podemos medir diversos objetos, tais como: parafusos, porcas, tubos, entre outros. Para realizar tal medição basta aproximar o objeto do bico superior e deslizar o cursor até que a peça fique justa.

Quem inventou o paquímetro e como é sua medida?

O paquímetro possui normalmente uma graduação em centímetros e outra em polegadas para que possamos realizar as medições. O cursor móvel tem uma escala de medição que se denomina nônio ou vernier. A escala é chamada de nônio ou vernier em homenagem aos seus criadores: o português Pedro Nunes e o francês Pierre Vernier. O vernier (nônio) possui uma escala com n divisões para X mm da escala fixa. O uso do paquímetro na indústria têxtil é para medir os novelos, tubetes de linha e a qualidade do fio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com