TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS DE METROLOGIA

Trabalho Escolar: ATPS DE METROLOGIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/4/2014  •  2.377 Palavras (10 Páginas)  •  664 Visualizações

Página 1 de 10

FACULDADE ANHANGUERA ANCHIETA

SUPERIOR DE TECNOLOGIA DE GESTÃO DA PRODUÇÃO.

METROLOGIA

Nomes:

UNIDADES DE MEDIDA.

Professor:

Unidades de Medidas Primitivas

Polegada

A polegada (inch em inglês, símbolos: in ou dupla plica ″) é uma unidade de comprimento usada no sistema imperial de medidas britânico. Uma polegada são 2,54 centímetros ou 25,4milímetros. A polegada tem sua origem na idade media onde romanos mediam com o próprio polegar. É a largura de um polegar humano regular, medido na base da unha, a qual, num ser humano adulto, é de aproximadamente 2,5 cm. Também houve tentativas de se ligar a medida com a distância entre a ponta do polegar e a primeira junta; porém, isso normalmente é especulativo. Hoje em dia, a polegada é definida como medida usada com o dedo mindinho.

Equivalências

1 polegada é igual a:

• 25,4 mm

• 2,54 cm

Polegada

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Polegada

Palmo

Palmo é uma medida de comprimento que se obtém com a mão toda aberta, medindo do dedo polegar ao mínimo, cuja distância gira em torno de 22 centímetros. Além disso, palmo também é uma unidade de medida inglesa, ainda utilizada em alguns países, como nos Estados Unidos. Um palmo inglês mede nove polegadas ou 22,86 centímetros.

Palmo

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Palmo

Pé é uma unidade de medida de comprimento. Um pé corresponde a doze polegadas, e três pés são uma jarda. Esse sistema de medida é utilizado atualmente no Reino Unido, nos Estados Unidos e, com menor frequência, no Canadá.

Um pé correspondia a onze polegadas e meia. Hoje, a medida é doze polegadas. Esta medida é amplamente usada na aviação e atualmente equivale a 30,48 centímetros.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%A9_(unidade)

Jarda

A jarda é a unidade de comprimento básica nos sistemas de medida utilizados nos Estados Unidos e no Reino Unido.

No século XII, o rei Henrique I de Inglaterra fixou a jarda como a distância entre seu nariz e o polegar de seu braço estendido. Atualmente é usada no futebol americano.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Jarda

Passo

O passo ou passo duplo (em Latim: passus) era uma unidade de medida de comprimento em uso no Império Romano, valendo 5 pés, ou seja, o equivalente a 1,48 metros.

Outra unidade romana era o passo simples (em Latim: gradus), que valia 1/2 passus, ou seja 0,74 metros.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Passus

Côvado

Medida de comprimento que foi usada por diversas civilizações antigas. Era baseado no comprimento do antebraço, da ponta do dedo médio até o cotovelo. Ninguém sabe quando esta medida entrou em uso. O côvado era usado regularmente por vários povos antigos, entre eles os babilônios, egípcios e hebreus. O côvado real dos antigos egípcios media 50cm. O dos romanos media 45 cm.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%B4vado

Braça

Braça é uma antiga medida de comprimento equivalente a 2,2 metros. Apesar de antiga, atualmente ainda é usada e compreendida por muitos trabalhadores rurais e outras pessoas envolvidas com o meio rural.

Ao conjunto de 3.000 braças se dá o nome de légua (não é a única definição desta).

Uma área formada por 30 x 30 braças recebe o nome de braça quadrada (no Brasil) ou tarefa baiana (especificamente na Bahia).

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Bra%C3%A7a

Cúbito

Em geral, essas unidades eram baseadas nas medidas do corpo do rei, sendo que tais padrões deveriam ser respeitados por todas as pessoas que, naquele reino, fizessem as medições. Há cerca de 4.000 anos, os egípcios usavam, como padrão de medida de comprimento, o cúbito: distância do cotovelo à ponta do dedo médio. Cúbito é o nome de um dos ossos do antebraço.

Sistema de unidades

Régua

A origem da palavra régua é francesa (règle) e significa “lei ou regra”. Trata-se de um instrumento cuja primeira idéia que nos impõe é a do traçado reto e de medida. A régua é um instrumento utilizado em geometria para traçar segmentos de reta e medir pequenas distâncias. A ferramenta também é utilizada em técnicas de impressão e desenho. Seu uso em Engenharia é freqüente e essencial.

As réguas já estavam em uso no período de 1500 a.C e foram encontradas no Vale do Indo. Pesquisadores realizaram escavações em Mohenjo-Daro e encontraram um objeto dividido em unidades correspondente a 1,32 em (33,5 mm) e marcado com subdivisões decimais com uma precisão incrível, dentro de 0,005 (0,13 mm). Tijolos antigos encontrados em toda a região possuíam dimensões que correspondem a essas unidades.

Existem vários tipos de régua e as mais comuns são: régua de madeira, de plástico ou de metal. Seu modelo de escala geralmente é feito em centímetro e milímetro.

Na geometria, uma régua sem marcas sobre ela só pode ser utilizada para desenhar linhas retas entre os pontos. Não pode ser utilizado para medição. A régua também é usada pra ajudar a desenhar gráficos precisos em álgebra e em soluções matemáticas.

12 polegadas ou 30 cm de comprimento é a medida mais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com