TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS - OC

Monografias: ATPS - OC. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/6/2014  •  2.498 Palavras (10 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 10

1. INTRODUÇÃO

Neste trabalho vamos rever o desenvolvimento dos computadores, desde o início quando os computadores foram criados a partir de válvulas, até os atuais. Mostrar que o processo pra chegar até os computadores atuais de hoje, foi um longo prazo, onde precisou de muita determinação para que um dia pudéssemos usá-los em nossa residência afim de realizar diversas tarefas básicas em seu dia a dia. Veremos alguns computadores, tablets e celulares disponíveis no mercado atualmente.

2. RESUMO DA EVOLUÇÃO DOS COMPUTADORES

2.1 1951/1959 - Computadores de Primeira Geração:

Circuitos eletrônicos e válvulas, uso restrito, precisavam ser reprogramados a cada tarefa, um grande consumo de energia e problemas devido a muito aquecimento.

As válvulas foram utilizadas em computadores eletrônicos, como por exemplo, no ENIAC. Normalmente quebrava após algumas horas de uso e tinha o processamento bastante lento. Nesta geração os computadores calculavam com uma velocidade de milésimos de segundo e eram programados em linguagem de máquina. Cada máquina possuía seu próprio código e, para novas funções, era necessário reprogramar completamente o computador.

2.2 1959/1965 - Computadores de Segunda Geração:

Início do uso comercial, tamanho gigantesco, capacidade de processamento muito pequena, uso de transistores em substituição às válvulas.

A válvula foi substituída pelo transistor. Seu tamanho era 100 vezes menor que o da válvula, não precisava de tempo para aquecimento, consumia menos energia, era mais rápido e confiável. Os computadores desta geração já calculavam em microssegundos (milionésimos) e eram programados em linguagem montadora.

2.3 1965/1975 - Computadores de Terceira Geração:

Surgem os circuitos integrados, diminuição do tamanho, maior capacidade de processamento.

Os transistores foram substituídos pela tecnologia de circuitos integrados (associação de transistores em pequena placa de silício). Além deles, outros componentes eletrônicos foram miniaturizados e montados num único CHIP, que já calculavam em nano segundos (bilionésimos). Os computadores com o CI (Circuito Integrado) são muito mais confiáveis, bem menores, tornando os equipamentos mais compactos e rápidos, pela proximidade dos circuitos; possuem baixíssimo consumo de energia e menor custo. Nesta geração surge a linguagem de alto nível, orientada para os procedimentos.

2.4 1975/19?? - Aparecimento dos aplicativos de quarta geração e início dos computadores pessoais:

Surgem os softwares integrados, processadores de texto, planilhas eletrônicas gerenciadores de banco de dados, gráficos, gerenciadores de comunicação.

Em 1975/77, ocorreram avanços significativos, surgindo os microprocessadores, os microcomputadores e os supercomputadores. Em 1977 houve uma explosão no mercado de microcomputadores, sendo fabricados em escala comercial e a partir daí a evolução foi sendo cada vez maior, até chegar aos micros atuais. O processo de miniaturização continuou e foram denominados por escalas de integração dos circuitos integrados: LSI (Large Scale of Integration), VLSI (Very Large Scale of Integration) e ULSI (Ultra Large Scale of Integration), utilizado a partir de 1980. Nesta geração começa a utilização das linguagens de altíssimo nível, orientadas para um problema.

2.5 19?? - 19?? - As principais características da quinta geração:

Supercomputadores, automação de escritórios, automação comercial e industrial, CAD/CAM e CAE, robótica, imagem virtual, multimídia, era on-line (comunicação através da Internet).

O primeiro supercomputador, de fato, surgiu no final de 1975. As aplicações para eles são muito especiais e incluem laboratórios e centro de pesquisa aeroespacial como a NASA, empresas de altíssima tecnologia, produção de efeitos e imagens computadorizadas de alta qualidade, entre outros. Eles são os mais poderosos, mais rápidos e de maior custo.

3. O PRIMEIRO CELULAR

Momento em que a primeira chamada foi realizada através de um celular. Várias fabricantes fizeram testes entre o ano de 1947 e 1973, contudo a primeira empresa que mostrou um aparelho funcionando foi a Motorola.

Os chamados Assistentes Pessoais Digitais (PDAs - Personal Digital Assistents), também conhecidos por handhelds ou palmtops, são computadores integrados e compactos que frequentemente usam memória flash em vez de unidade rígida de armazenamento.

Após todas essas evoluções podemos utilizar computadores em nosso lar, podendo realizar diversas tarefas que podem ajudar em nosso dia a dia. Nos dias atuais podemos ver diversos computadores com diversas marcas diferentes, uma mais potente que a outra. Não apenas computadores e sim aparelhos portáteis, como os Notebooks, Tablets, Smartphones entre outros aparelhos que você pode levar em sua própria bolsa e praticamente com a mesma função de um computador pessoal.

3.1 Celulares Disponíveis no Mercado de Hoje

Hoje em dia a tecnologia avançou muito, como exemplo vou citar 3 celulares de marcas diferentes:

3.2 Smartphone Sony Xperia ZQ:

Atualmente considerado o melhor celular, com um processador de 4 núcleos de 1,5GHz, e 2 GB de Memória Ram, você pode baixar qualquer aplicativos ou jogos sem se preocupar com Bugs ou “Travs”, com tela full HD e 13 MP e sensor HDR para fotografar um otimo aparelho.

3.3 Smartphone Samsung Galaxi S4:

Um celular muito parelho na configuração com Xperia ZQ se destaca por outras funcionalidades no caso facilidades, o Galaxy S4 possui duas boas funções tais como Air Gesture e Smart Pause, a primeira é que ela falicita o toque na tela detectando a aproximação do seu dedo na tela e agilizando o processo, e a outra é quando você esta assistindo um vídeo ai alguém te chama ai você pensa vou pausar o vídeo para não precisar achar de onde parei, com o recurso Smart Pause quando você desviar o seu olhar da tela para outra pessoa o vídeo pausa automaticamente, fantástico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com