TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS - Operações

Casos: ATPS - Operações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2014  •  371 Palavras (2 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 2

ETAPA 1 – Passo 3

A importância do modelo produtivo

Quando falamos em aumentar a capacidade produtiva em uma empresa, é necessário rever algumas variáveis diretamente envolvidas no processo.

Na situação problema sugerida por esta atividade, uma empresa de alimentos precisa aumentar a produção de suprimentos alimentares devido ao aumento da demanda do setor, para tanto é preciso levar em consideração fatores externos, como por exemplo, o incentivo fiscal do governo e também fatores internos, relacionados com a ‘saúde’ da empresa.

De acordo com o diagrama abaixo, podemos visualizar as variáveis do processo produtivo e definir qual a sua importância.

Quando falamos de ‘input’ estamos nos referindo a todas as entradas que ocorrem no processo de produção, sendo elas, mão-de-obra, capital, energia e outros insumos. Neste caso com o aumento de produção, é preciso que haja um investimento no maquinário, uma nova tecnologia, além de que, uma mão-de-obra qualificada e disposta a trabalhar para tal finalidade. Com o aumento da produção, logicamente o consumo de energia também cresce na mesma proporção.

No meio do processo temos as chamadas ‘funções de transformação’, que nada mais é do que a transformação de todos os elementos da entrada em produto/serviço.

‘Output’ é exatamente o momento em que todo o esforço realizado na fase de transformação, pode ser visto como produto/serviço acabado, sendo estes direcionados ao ambiente.

Solução Proposta

Com embasamento teórico acerca da importância do modelo produtivo, é preciso definir algumas mudanças na empresa Sabor dos Deuses Alimentos Ltda.

 Mão-de-obra: para aumentarmos a produção precisamos de novas contratações, pois implantaremos mais um turno de trabalho na empresa, em termos quantitativos, podemos citar a contratação de aproximadamente 15 colaboradores.

 Capital: Para viabilizarmos esse crescimento, será necessário investimento em novas tecnologias, tudo isso demanda custos, o capital disponível para tal finalidade é de R$ 200.000,00.

 Energia: Temos a estimativa de 23% no aumento do consumo de energia para a produção necessária para suprir a demanda do mercado, isso nos leva a uma preocupação quanto ao custo que isso pode gerar para a organização.

 Outros Insumos: Neste quesito temos o aumento do consumo de matéria-prima, ligado diretamente com o aumento da produção.

Com essa tomada de decisão espera-se o aumento da produção de modo que supra a demanda do mercado consumidor, sem que se exponha a organização a riscos econômicos altos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com