TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Organização De Computadores

Artigo: ATPS Organização De Computadores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2013  •  2.164 Palavras (9 Páginas)  •  666 Visualizações

Página 1 de 9

Memórias do computador

Em um computador as memórias desempenham um papel tão importante quanto a da CPU.

Uma CPU veloz tera eficiência se a memória for compatível. Quando a memória RAM é pequena, o disco rígido é usado como uma memória auxiliar baixando muito o desempenho.

Os tipos de memória existentes são:

• RAM dinâmica (DRAM)

• RAM estática (SRAM)

• ROM

• EPROM

• FLASH ROM

• MEMORIA DE VIDEO

• CMOS

• ROMS das placas de expansão

ROM significa memória somente de leitura

PROM é um ROM programável

EPROM significa ROM programável e apagavel.

Flash ROM é a memória ROM que geralmente é usada por chips que controlam as placas adaptadoras e placa-mãe.

Memória RAM é a memória volátil que permite a leitura e gravação de dados, enquanto os ROMs só servem para a leitura.

DRAM se diferencia pelo numero de células na memória, tamanho de cada celula na memória, tempo de acesso e encapsulamento.

Toda a memória RAM é mais lenta ou mais rápida de acordo com o tempo de acesso. Quanto maior o tempo de acesso, mais o desempenho da maquina cai. Os circuitos da SRAM sao mais elaborados, o que resulta em maior custo. Os chips de DRAM possuem muito mais capacidade que a SRAM.

Existem chips de memória RAM com 1, 4, 8, 32 ou 36 bits. Até o final dos anos 80, a memória DRAM era feita com encapsulamento DIP, que era encaixado com a placa mãe. Logo depois o encapsulamento SIPP e por sua vez o encapsulamento SIMM.

Até hoje os chips de memória que compõe as placas adaptadoras sao do tipo DIP.

Com o SIPP, surgiu o que é chamado módulos de memória, que eram varios chips de DRAM numa fileira de terminais que se encaixavam num soquete.

Em 1997 surgiram as memórias DIMM, que é um modulo de memória com um encaixe igual ao SIMM, mas que é de 168 pinos.

Eh comum encontrar nos computadores de hoje 32 a 64MB de memória.

Tipos de memoria principal

A memória comunica-se unidade diretamente com o processador é chamado a memória principal. A memória principal é às vezes chamada a memória de semicondutor, desde que as células de armazenamento são feitas fora da semi-condução de material. Essas memórias são disponíveis na forma de circuito integrada chamada memória ICs ou a batata frita de silício da memória. A memória principal mantém o tempo de execução ou instrução de programa de tempo de execução e dados que são essenciais executar ou executar a palavra especificada ou tarefa. As memórias principais são classificadas em 2 tipos. Eles são:

1) (RAM) Memória de Acesso Casual ‘’memória de acesso aleatório’’

A memória de acesso aleatório também é chamada como lêem/escrevem a memória desde que ele permite tanto memória lida como memória escrevem a operação. Por isso, os programas e os dados podem ser fornecidos na memória de acesso aleatório. De mesmo modo os conteúdos da memória de acesso aleatório podem ser apagados logo depois da realização da execução de programa atual. Os resultados do cômputo podem ser escritos nele. É como uma almofada de arranhão onde a informação pode ser fornecida e apagada. A memória de acesso aleatório é uma memória volátil isto é, os dados fornecidos e os programas serão apagados, imediatamente quando a provisão de poder é apagada. Ele é uma memória temporária e mantém a informação enquanto há poder elétrico mas solta dados fornecidos quando a provisão de poder é cortada.

2) (ROM) Leia Só a Memória.

A ROM, como o próprio nome indica é uma memória que executa a operação lida só. Ele não permitirá escrever a operação. Daqui os conteúdos da ROM não podem ser alterados. A informação binária fornecida na ROM é feita permanente durante as produções de artigo difíceis da unidade de ROM e não pode ser modificada ou apagada escrevendo palavras de dados diferentes nele.

A ROM é uma memória não volátil isto é, contenta a ROM não desaparecerá quando o poder é apagado. Os dados binários fornecidos na ROM durante a sua produção de hardware são fundidos ou mosted tal que ele sempre permanente independente de presença ou ausência da energia elétrica fornecida.

Por isso, a ROM é usada para fornecer permanentemente os programas de sistema, programas de sistema operacional, palavras de controles etc., que são essenciais para o computador de trabalho correto.

Ao passo que o programa a ser executado e dados a ser processados é trazido na memória de acesso aleatório como e quando necessário; o computador lê instruções de programa e dados da memória de acesso aleatório durante a execução e fornecido os resultados computados atrás na memória de acesso aleatório.

Por isso, a memória de acesso aleatório e a ROM que é memórias principais constituem a unidade de armazenamento essencial de um computador sem o qual o programa do usuário não pode ser executado especialmente em computadores de programa fornecidos.

EPROM- É um tipo de ROM especial que pode ser programada pelo usuário. Seu conteúdo pode ser apagado pela exposição a raios ultravioletas.

EEPROM- É também um tipo especial de ROM muito semelhante á EPROM, tendo como diferença apenas o fato de que seu conteúdo é apagado aplicando-se uma voltagem específica em um dos seus pinos de entrada.

3) Memória Cache.

Com o desenvolvimento da tecnologia de construção da UCP, as velocidades foram ficando muito mais altas que as das memórias, que não tiveram a mesma evolução de velocidade (o aperfeiçoamento das memórias se deu mais no fator capacidade). Desta forma, os tempos de acesso às memórias foram ficando insatisfatórios e a UCP ao buscar um dado na memória precisa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com