TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS PROGRAMA ESTRUTURADA II

Por:   •  25/5/2014  •  1.556 Palavras (7 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 7

• Independência: uma função é relativamente independente do código que a chamou. Uma função pode modificar variáveis globais ou ponteiros, mas limitando-se aos dados fornecidos pela chamada de função.

A ideia funções é permitir você encapsular várias operações em um só escopo que pode ser invocado ou chamado através de um nome. Assim é possível então chamar a função de várias partes do seu programa simplesmente usando o seu nome.

Dois problemas para tratar função simples:

Primeiro:

Suponhamos que queremos incluir um texto no código, mas esse mesmo texto será incluído varias vezes, sem a função teríamos escreva-lo todas às vezes, ao invés disso criamos uma função chamada “mensagem”, onde colocaremos nosso texto e sempre que precisarmos usa-lo basta chamar a função mensagem(). Abaixo ilustrações para ficar mais fácil o entendimento.

O programa nós dará a seguinte saída:

Segundo:

Neste segundo problema iremos criar uma função para criar um quadro e dentro haverá uma frase, o quadro será feito numa função enquanto a palavra dentro dele será definida no programa principal, abaixo detalhes para melhor entendimento:

O programa nós dará a seguinte saída:

Dois problemas para tratar função com passagem de parâmetro referência:

Primeiro:

Nesse programa será criada uma função para multiplicar três números, a multiplicação dos números será feita na função “mult3” enquanto os valores a ser multiplicados serão descritos no programa principal.

O programa nós dará a seguinte saída:

Segundo:

Nesse programa será criada uma função para soma dois números, a soma dos números será feita na função “soma” enquanto os valores a ser somados serão descritos no programa principal.

O programa nós dará a seguinte saída:

Dois problemas para tratar função com passagem de parâmetro por valor:

Primeiro:

Struct (linguagem de programação C)

A struct na linguagem de programação C (e muitos derivados) é um complexo tipo de dados declaração que define uma lista fisicamente agrupados de variáveis a serem colocados sob o mesmo nome em um bloco de memória, permitindo que as diferentes variáveis para ser acessado através de um único ponteiro, ou a estrutura declarada nome que retorna o mesmo endereço. A estrutura pode conter muitos outros tipos de dados complexos e simples em uma associação, por isso é um tipo de organização natural para registros como os tipos de dados mistos em listas de entradas de diretório leitura de um disco rígido (tamanho do arquivo, o nome, a extensão, física (cilindro, disco , endereço índices de cabeça), etc), ou de outro tipo misto registro (nomes dos pacientes, endereço, telefone ... códigos seguros, equilíbrio, etc.)

O struct C corresponde diretamente com o tipo de uso de dados a mesma linguagem Assembly, e ambos referência a um bloco contíguo de memória física, geralmente delimitado (tamanho) por fronteiras palavra de comprimento. Implementações de linguagem que pode utilizar meia-palavra ou byte limites (dando embalagem mais densa, usando menos memória) foram considerados avançados em meados dos anos oitenta. Sendo um bloco de memória contígua, cada variável está localizado dentro de um fixo deslocamento do índice de referência zero, o ponteiro. Como ilustração, muitos interpretadores BASIC uma vez em campo uma organização de dados string struct com um valor de gravação comprimento da corda, uma indexação (valor de cursor) a linha anterior, um apontando para os dados de cadeia.

Sintaxe básica

A melhor maneira de descrevê-lo é através do exemplo:

struct Ponto {

int x;

int y;

};

declara uma estrutura chamada "Ponto" e afirma que essa estrutura contém dois

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com