TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS: Pesquisa Operacional (PO)

Seminário: ATPS: Pesquisa Operacional (PO). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2013  •  Seminário  •  520 Palavras (3 Páginas)  •  445 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

A Pesquisa Operacional (PO) é uma ciência que objetiva fornecer ferramentas quantitativas ao processo de tomada de decisões. É constituída por um conjunto de disciplinas isoladas, tais como Programação Linear, Teoria das Filas, Simulação, Programação Dinâmica, Teoria dos Jogos, etc.

Pesquisa Operacional é um método científico de tomada de decisões. Em linhas gerais, consiste na descrição de um sistema organizado com o auxílio de um modelo, e através da experimentação com o modelo, na descoberta da melhor maneira de operar o sistema.

A Pesquisa Operacional como a conhecemos surgiu durante a Segunda Guerra Mundial, resultado de estudos realizados por equipes interdisciplinares de cientistas contratados para resolver problemas militares de ordem estratégica e tática.

Maximização de lucro são ações para aumentar o lucro da empresa. Estas ações englobam, principalmente, a gestão de custos, ou seja, conhecer tudo o que é gasto para formar o produto ou serviço e tratar as providências para minimizar o custo.

Minimização de custo são ações feitas pela empresa com o objetivo de diminuir os custos excessivos que a empresa vem tendo ao longo do tempo, ver aonde estão os erros ao realizar a produção de um produto ou serviço.

A empresa Have Fun S/A produz uma bebida energética muito consumida pelos frequentadores de danceterias noturnas. Dois dos componentes utilizados na preparação da bebida são soluções compradas de laboratórios terceirizados solução Red e solução Blue e que provem os principais ingredientes ativos do energético: extrato de guaraná e cafeína. A companhia quer saber quantas doses de 10 mililitros de cada solução deve incluir em cada lata da bebida, para satisfazer às exigências mínimas padronizadas de 48 gramas de extrato de guaraná e 12 gramas de cafeína e, ao mesmo tempo, minimizar o custo de produção e a maximização dos lucros. Por acelerar o batimento cardíaco, a norma padrão também prescreve que a quantidade de cafeína seja de, no máximo, 20 gramas por lata. Uma dose da solução Red contribui com 8 gramas de extrato de guaraná e 1 grama de cafeína, enquanto uma dose da solução Blue contribui com 6 gramas de extrato de guaraná e 2 gramas de cafeína. Uma dose de solução Red custa R$ 0,06 e uma dose de solução Blue custa R$ 0,08.

Max Z = 0,06x1 + 0,08x2

Sujeito a: 8x1 + 6x2 > 48

x1 + 2x2 > 12

x1 + 2x2 < 20

x1 > 0

x2 > 0

Min Z = 0,06x1 + 0,08x2

Sujeito a: 8x1 + 6x2 > 48

x1 + 2x2 > 12

x1 + 2x2 < 20

x1 > 0

x2 > 0

CONCLUSÃO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com