TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Pesquisa Operacional Etapa 3

Trabalho Escolar: Atps Pesquisa Operacional Etapa 3. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2013  •  789 Palavras (4 Páginas)  •  1.067 Visualizações

Página 1 de 4

Passo 2: Comparação dos três níveis: Estratégico, Tático e Operacional, em que consistem a definição, atividade que desenvolve e participação no processo da Produção.

NÍVEL

DEFINIÇÃO

ATIVIDADE QUE EXERCE PARTICIPAÇÃO NO PROCESSO PRODUTIVO

ESTRATÉGICO . É um nível Institucional, faz mapeamento ambiental e avaliação das forças e fraquezas da empresa para tomada de decisões estratégicas, incerteza e imprevisibilidade. Nele são definidas as políticas estratégicas de longo prazo. . Estimativa de vendas, previsões de demanda agregada, determinam recursos de forma agregadas á disponibilidade de recursos financeiro e produtivos, desenvolve processo de compra. . Na exigência de critérios de eficiência e eficácia envolvendo todos os níveis, Tático e Operacional do processo de produção, organizando, dirigindo e controlando.

TÁTICO . É um nível intermediário, pois interpreta as decisões estratégicas em planos mais detalhados no nível departamental, tem o objetivo principal a minimização de custo associada com a produção e distribuição dos produtos. . Determina recursos e contingência; usa previsões de demanda desagregada parcialmente; objetivos estabelecidos tanto em termos financeiro como operacionais.

. Desafiar, Centralizar as operações nas fabricas, envolvem métodos e tecnologias necessárias para as pessoas em seu trabalho, arranjo físico do trabalho e equipamentos como suportes para atividades e tarefas.

OPERACIONAL . Desdobra os planos táticos de cada departamento em planos operacionais para cada tarefa, certeza e regularidade. Tem lugar nas operações produtivas, envolvem curtos prazos e risco relativamente menores. . Usa previsões de demanda totalmente desagregada ou demanda real; Faz intervenções nos recursos para corrigir desvios e consideração de objetivos operacionais ad hoc (caso a caso). . Focalização a otimização e a maximização de resultados, detalhamento com o qual estabelece as tarefas e operações, pelo caráter imediatista que focaliza o curto prazo e pela abrangência focal que aborda apenas uma tarefa ou operação.

Passo 3: O que é gerado nos níveis Tático e Operacional, considerando que no nível Estratégico é formulado o planejamento da produção que origina o plano de produção.

No Nível Tático é gerado o Planejamento – Mestre da Produção (PMP), já no Operacional é gerado a Programação, Acompanhamento e Controle da Produção.

Segundo Corrê e Corrê (2006, p. 502), PMP coordena a demanda do mercado com os recursos internos da empresa de forma a programar taxas adequadas de produção de produtos finais, e conforme Tubino (2000, p. 88), o Planejamento-Mestre da Produção desmembra o plano estratégico de longo prazo em planos específicos de produtos acabados ( bens ou serviços) para médio prazo, direcionando as etapas de programação e execução das atividades operacionais (montagem, fabricação e compras), ou seja, faz a conexão entre o planejamento estratégico ( plano de produção) e as atividades operacionais, através do PMP.

Para o desenvolvimento do PMP, segundo Arnoldo (1999, p. 66) é necessárias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com