TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Políticas Públicas

Artigo: ATPS Políticas Públicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2014  •  3.874 Palavras (16 Páginas)  •  1.142 Visualizações

Página 1 de 16

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA

4º SEMESTRE

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

POLÍTICAS PÚBLICAS

PROFESSOR(A) EAD. EDILENE XAVIER ROCHA GARCIA

PROFESSOR-TUTOR PRESENCIAL KELLY ALVES

PROFESSOR-TUTOR EAD LEONARDO TAKAMASA OTSUKA

Taguatinga-DF

2013

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 2

1.1. O QUE SÃO POLÍTICAS PÚBLICAS 3

1.2. APRESENTAÇÃO DA CIDADE 3

2. APRESENTAÇÃO DO PROBLEMA 6

3. APRESENTAÇÃO DA SOLUÇÃO 11

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS 16

REFERÊNCIAS 17

1. INTRODUÇÃO

Esta Atividade Prática Supervisionada tem por objetivo explicar o que são as Políticas Públicas, como é o seu funcionamento e de que forma são implantadas.

O tema analisado foi à acessibilidade nas escolas para pessoas com deficiência e a educação inclusiva. Quais os problemas encontrados, o que é necessário se fazer, onde se deve implantar e de que forma isso contribui para o aprendizado dos alunos que possuem tais necessidades.

1.1. O QUE SÃO POLÍTICAS PÚBLICAS

Política pública é uma expressão que visa definir uma situação específica da política. A melhor forma de compreendermos essa definição é partirmos do que cada palavra, separadamente, significa. Política é uma palavra de origem grega, politikó, que exprime à condição de participação da pessoa que é livre nas decisões sobre os rumos da cidade, a pólis. Já a palavra pública é de origem latina, publica, e significa povo, do povo.

Assim, política pública, do ponto de vista etimológico, refere-se à participação do povo nas decisões da cidade, do território. Porém, historicamente essa participação assumiu feições distintas, no tempo e no lugar, podendo ter acontecido de forma direta ou indireta (por representação). De todo modo, um agente sempre foi fundamental no acontecimento da política pública: o Estado.

1.2. APRESENTAÇÃO DA CIDADE

O presente projeto tem como tema as politicas públicas de educação inclusiva para alunos com deficiência física, em estudo de um caso de uma escola do distrito federal , o alvo a ser investigada são crianças da educação básica, onde se inicia o processo de socialização. Tem como objetivo de analisar alguns aspectos referentes ás politicas publica de inclusão. E assim, através de algumas considerações, propor-se a uma reflexão sobre as diferenças implicadas na educação de alunos com necessidade especiais que possam ser confrontadas com as propostas atuais de inclusão.

Pois ao falarmos de educação para Todos, Cidadania, Inclusão, Direito à Diversidade, Respeito às Diferenças no cotidiano, a diferentes discursos e interesses políticos, em um mundo que produz cada vez mais excluído.

Portanto, para compreender estes sentidos e significados que atribuam a esses conceitos, faz-se necessário analisa-las no contexto das tensões e das modificações gerada pela globalização, e pela crise de paradigma da modernidade nas sociedades moderna.

Historicamente, o conceito e das politicas de educação inclusiva, ocorre a partir da realização da Conferência Mundial sobre Educação para Todos em 1990, em que vários lideres mundiais buscavam promover a universalização da educação, através de preeminência do modelo de globalização excludente e a expansividade de novos movimentos sociais de caráter, identidade e multicultural, em que vários grupos se reúnem para reivindicar o direito dos seres diferentes e assim terem suas próprias culturas e denunciam a discriminação o que estão submetidos.

As políticas da inclusão inserem-se num campo de lutas por redistribuição e por reconhecimento.

De acordo, na Declaração Mundial de Educação para todos e na Declaração de Salamanca, a Educação Inclusiva defende o acesso de todos à escola, intervindo a criação de mecanismo e praticam educativas, respeitando as necessidades dos educando.

Este projeto tem por finalidade, auxiliar na compreensão sobre o processo de politicas públicas inserida numa educação inclusiva pra atender alunos com necessidades especiais, métodos a ser utilizado diante desse contexto.

PROBLEMA E HIPÓTESE

Atualmente a demanda de crianças com deficiência física na inclusão, vem crescendo cada vez mais nas escolas públicas. Junto às dificuldades de socialização e comunicação de crianças com necessidade especiais com o mundo, que atinge também no processo ensino aprendizagem, ou seja, a dificuldade do docente que transmite e o do aluno que recebe a informação.

Diante dessas dificuldades, o problema tende a posicionar-se: De que modo o processo de implantação de politicas publicas de educação inclusiva está no contexto de uma escola publica do Distrito Federal para atender os alunos com necessidades especiais?

OBJETIVOS GERAIS

Analisar o processo de implantação de políticas públicas de educação inclusiva para alunos com necessidades especiais no contexto de uma escola pública do Distrito Federal.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

A - Identificar as políticas públicas de educação inclusiva para alunos com necessidades especiais de uma escola do DF.

B - Conhecer os processos de implantação da educação inclusiva em uma escola do Distrito Federal.

C - Perceber como os docentes e gestores concebem suas práticas no contexto da educação inclusiva na educação;

D - Analisar com as práticas curriculares são organizadas em função das políticas de educação inclusiva.

2.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.2 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com