TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Programação

Dissertações: ATPS Programação. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2014  •  6.444 Palavras (26 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 26

1 Modelos de Equipamentos Ultrabook e Tablets

1.1 Introdução à arquitetura de computadores.

Nos primórdios do desenvolvimento tecnológico, surgiu o primeiro contador mecânico que realizava operações aritméticas de soma por meio de rodas e engrenagens dentadas, um avanço para a época, pois se podiam realizar subtrações aritméticas através de somas de complemento (Blaise Pascal 1642). Este conceito é utilizado até hoje. Algum tempo depois o filosofo Alemão chamado Gottfried Leibniz construiu uma maquina baseada nos conceitos de Pascal, mas com uma diferença, a que era possível realizar mais duas operações aritméticas, a multiplicação e a divisão, ambas as maquinas eram totalmente manuais.

Com o passar do tempo houve-se a necessidade de se criar uma maquina que realizasse de forma constante e sem erros, trabalhos de cálculos realizados por humanos, pois foi constatado que com o passar do tempo à quantidade de erros de cálculos e de escritas eram enormes o que fez surgir esta demanda. Foi criada então por Babbage a chamada “Maquina de Diferenças” (Charles Babbage 1821) para esse fim.

Ate então, todas as maquinas construídas eram inteiramente acionadas por meios manuais. Por volta de 1880-1930 com a invenção dos motores elétricos, surgiu inúmeras maquinas acionadas por motores elétricos e sempre baseados nos princípios de funcionamento das maquinas de Pascal.

Maior impacto teve o projeto nomeado Eniac (Eletronic Numerator, Integrator, Analyzer,and Computer), desenvolvido em uma universidade na Pennsylvania entre 1943 e 1946. Ela utilizava aritmética decimal com memória de 20 acumuladores de 10 digitos, cada digito usava 10 bits e a programação era totalmente manual, através de 6000 chaves e plugs. Sozinha pesava mais de 30 toneladas consumindo em media 140 KW.

Com o avanço da tecnologia computacional, houve outros desenvolvimentos tecnológicos que iriam afetar o futuro da computação. Um importante avanço foi a invenção do transistor, desenvolvido por J. Bardeen, W.Brattain e W. Shockley, 1947, e posteriormente a invenção dos circuitos Integrados por J.Bilby e R. Noyce, 1958.

A série IBM7000 marcou a entrada da IBM no mercado de computadores com transistores. Uma das características nesses produtos era a utilização de processadores de entrada e saída, a linguagem de programação já era de alto nível e já existia o conceito de Sistemas de computadores.

Atualmente dispomos de computadores de alto desempenho e processadores de altíssima velocidade, que apresentam tamanhos cada vez menores, esses avanços são possíveis graças às pesquisas que não param de ser feitas e por parte de inúmeras universidades e instituições de pesquisa dispostas a descobrir sempre o novo. Assim surgiu o que conhecemos por nanotecnologia, ou seja, a capacidade potencial de criar a partir da miniaturização, permitindo, assim, o desenvolvimento de dispositivos miniaturizados para compor um computador. Nesse caso, possibilitamos que o computador se torne mais rápido que seu antecessor (mesmo que o seu antecessor já seja extremamente rápido e possua desempenho além das expectativas dos usuários), surgiu então novas tecnologias para a construção de computadores, não mais baseada em conceitos digitais (0 e 1) e energia elétrica. Assim, surgiram os computadores ópticos: em que feixes de luz poderão se cruzar em um cubo óptico, transportando informação digital.

1.2 Computadores pessoais e equipamentos portáteis.

Hoje em dia temos varias formas de nos mantermos conectados ao mundo virtual, utilizando celulares, tablets, ipad entre outros. Um dos meios mais utilizados é o próprio computador portátil. Temos nossos tablets e notebooks à disposição nos trens, metrôs, ônibus, nos parques e onde mais quisermos. Mas como surgiu essa ideia de computador portátil?

O primeiro modelo de notebook foi inventado em 1981, por Adam Osborne, considerado o primeiro computador “portátil” da história. Esse tal computador tinha uma tela de 5”, e pesava aproximadamente 12 kg com a vantagem de caber embaixo do banco de um avião. O aparelho recebeu o nome de Osborne 1 e vendeu cerca de 10 mil exemplares.

Já no ano de 1982, a Compaq lançou o primeiro computador portátil juntamente com a IBM compatível com o IBM PC, que na época era a referência em computadores desktops. O computador chegou ao mercado custando cerca de U$ 3.500,00.

Em 1985, foi lançado o TRS-80, da Radio Shack, que foi o primeiro notebook dobrável, como os modelos que utilizamos nos dias atuais.

Em 1989, a Apple lançou o Macintosh Portable. Depois de 1990, esse modelo se tornou popular, agradando os consumidores com sua capacidade de memória, monitores coloridos e, claro, a possibilidade era mais leve facilitando o transporte fácil e prático.

De 90 ate os dias atuais, as maquinas portáteis foram se tornando cada vez mais leves e menores, mais resistentes, e milhares de vezes mais potentes, com relação à velocidade de processamento e capacidade de armazenamento, sendo as vezes peça fundamental para um bom profissional que necessite se deslocar constantemente levando consigo o seu trabalho.

1.3 Arquiteturas RISC e CISC.

Quando se trata de processadores, esse é o assunto mais interessante a ser discutido. As arquiteturas RISC (em inglês: Reduced Instruction Set Computing, Computador com um Conjunto Reduzido de Instruções) e CISC (em inglês: Complex Instruction Set Computing, Computador com um Conjunto Complexo de Instruções), são hoje as mais conhecidas e discutidas em sites especializados no assunto.

No inicio dos anos 80, algumas empresas tiveram a ideia de criar chips que pudessem processar instruções cada vez mais complexas, entretanto alguns outros fabricantes tiveram a ideia oposta, construir chips que processassem algumas poucas instruções mais simples e com isso baratear o custo de produção e venda desses chips.

A arquitetura CISC como o nome já diz, trabalha com as instruções mais complexas diminuindo um pouco o seu desempenho com relação à velocidade de processamento dessas instruções, sendo extremamente versátil quando a utilização pois em sua programação já existe inúmeros microcódigos que ajudam o programador em dados momentos, sendo assim a sua motivação era reduzir o custo do sistema, fazendo computadores para os quais fosse mais fácil de programar pois na época a mão de obra do programador tinha um valor bem mais elevado em relação aos hardwares.

Diferente da arquitetura CISC a RISC não continha as instruções complexas que eram distribuídas por vários chips. Esta situação não era

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com