TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS: Programação Estruturada

Artigo: ATPS: Programação Estruturada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2013  •  Artigo  •  803 Palavras (4 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 4

UNIPLI NITERÓI

TECNOLOGIA EM ANÁLISE DE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

Programação Estruturada I

TUTOR A DISTÂNCIA: JEAN CLEI DA SILVA

MARCOS AMÉRICO TEIXEIRA RODRIGUES - RA 129.954.81.75

NITERÓI /RJ

09/10/2013

RELATÓRIO 01 –PLANEJAMENTO INICIAL

Esboço do Programa em Português Estruturado

RELATÓRIO 02 – COMANDO SYSTEM ( )

Observa-se que este comando permite acessar funcionalidades encontradas no prompt do MSDOS em tempo real, dentre estas funções temos algumas que são utilizadas de modo a tornar a operação muito mais agradável, veremos as mais usadas relacionadas a baixo.

Observe que na ATPS é pedido, na Etapa 03, os comandos

01- system (“color 1E”) = Altera as cores do fundo da tela e das letras. Os atributos de cor são especificados por dois dígitos hexadecimais. O primeiro dígito corresponde à cor do plano de fundo e o segundo à cor da letra. Cada dígito pode ter apenas um dos seguintes valores, caso nenhum argumento seja digitado será utilizada a cor padrão, ou seja, fundo preto com letras brancas.

02- system("title ATPS-Programação Estruturada") = Altera o título da janela do programa, caso seja omitido o título será o endereço do arquivo executável gerado.

03- system (“pause”) = Utilizado em grande parte, executa uma pausa na execução do programa até ser pressionada uma tecla qualquer e apresenta a mensagem: “Pressione qualquer tecla para continuar...”. Após o pressionamento de uma tecla a execução do programa continua na linha seguinte ao comando.

04- system (“clr”) = Este comando será aplicado na Etapa03-Passo02-Ítem02, conforme pede a ATPS. Clear screen, ou seja, limpa a tela e posiciona o cursor na primeira coluna da primeira linha.

Observe que na ATPS é pedido, na Etapa 03, os comandos: system (“color 1E”), system("title ATPS-Programação Estruturada"), system (“clr”).

Os comandos devem ser colocados entre parênteses e aspas duplas, conforme os exemplos.

São especialmente úteis para melhorar a operabilidade do aplicativo e torná-lo mais amigável e atraente ao usuário. Este comando está definido na biblioteca stdio.h, portando deve ser realizada sua inclusão no início do programa.

RELATÓRIO 03 – APLICATIVO BÁSICO

RELATÓRIO 04– ALGORITMOS AVANÇADOS

Item: Fatorial.

Variável: numero1, resultado, i

Descrição: A variável resultado é inicializada como valor 1 e recebe-se do usuário o valor a ser calculado (numero1). Um laço for(), com decremento de 1, inicializa o seu contador (i) com o valor a ser calculado, que será decrementado a cada iteração. Na primeira iteração, a variável resultado acumula seu valor atual, que é 1 multiplicado pela valor da variável i. Nas demais iterações, resultado acumula o produto do seu valor atual com o valor de i decrementado, até que i seja igual a 1. Observe na figura abaixo esta aplicação.

Item: Exponenciação

Variável: numero1, numero2 e resultado todas do tipo real.

Descrição: A variável resultado é inicializada como valor 1 e recebe-se do usuário o numero1 como base e o número2

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com