TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Química

Trabalho Universitário: ATPS Química. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2013  •  2.674 Palavras (11 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 11

Resumo:________________________________________

Para sabermos a resolução de alguns problemas envolvendo cálculos estequiométricos, usamos um conceito de equivalente e muito útil. Se tratando de equivalente, podemos criar uma regra de três, tirando todos os coeficientes da equação. Para que isso ocorra temos que saber que em toda reação, 1 equivalente irá reagir sempre com 1 equivalente.

A diversidade da indústria nacional e a disponibilidade de recursos naturais dão ao país excelentes oportunidades para se desenvolver de forma sustentável, combinando crescimento econômico, inclusão social e conservação ambiental.Além de reduzir os impactos no meio ambiente, a reciclagem contribui para a economia de energia, sendo que, para produzir alumínio reciclado, se utiliza apenas 5% da energia necessária para fabricar o produto primário.

A eletrólise tem grande utilização em indústrias na produção de muitas substâncias, dentre elas metais alcalinos e alcalino-terrosos. É aplicada também na obtenção de elementos químicos, mas antes de demonstrarmos como, é preciso saber o que é eletrólise ígnea que é a passagem da corrente elétrica em uma substância iônica no estado de fusão, diferente da eletrólise aquosa, onde a passagem elétrica ocorre através de um líquido condutor.

Introdução:________________________________________

A estequiometria consiste em estudar e determinar as relações quantitativas que são participativas de uma reação química, ou seja, permite determinar as proporções (quantidade de mols, átomos, moléculas, a massa e o volume – no caso de substâncias no estado gasoso) entre os elementos e substâncias que estão reagindo para obtenção dos produtos.

O desenvolvimento da reciclagem varia muito de um país para outro. De forma geral, os países mais desenvolvidos consomem grandes quantidades de sucata, mas nem sempre a relação entre a sucata gerada e a reciclada é alta. Como exemplo, tem-se o caso de sucatas de latas nos Estados Unidos, onde apenas cerca de 50% do total de sucata deste tipo é coletada e reciclada. O Brasil aproveita isso muito bem,detém um dos mais eficientes ciclos de reciclagem de alumínio do mundo, com uma alta relação entre sucata recuperada e consumo doméstico.

A Eletroquímica trata do estudo da participação de energia elétrica em transformações químicas nas células eletrolíticas, assim como da conversão de energia química em energia elétrica nas células galvânica (nas pilhas ou baterias).As células eletroquímicas podem ser células galvânicas ou células eletrolíticas. Na eletrólise, a passagem de uma quantidade suficiente de eletricidade através de uma solução produz-se uma reação não-espontânea, desta forma pode se produzir Na(s) e Cl2(g) a partir do NaCl(l). Assim como o sódio, o alumínio, o magnésio e o cobre, são metais obtidos industrialmente por eletrólise

Cálculos Estequiométricos:________________________________________

No processo industrial de obtenção de 40 Kg de alumínio, são gerados quantas toneladas de CO2?

Para realizar este cálculo de massa teórica ,calcula-se a massa molecar e expressa conforme a situação ( grs.,kg,ton.) e multiplica pelo coeficiente estequiométrico.

2 AL 2 O3 + C 4 Al + 3CO2

Cálculo: 4AL= 27 x 1 = 27 x 4 = 108 Kg

3CO2= 59 x 2 = 118 x 3 = 354 Kg

4Al -------------------CO2

108--------------------354

40---------------------X

108 . X = 40 . 354=

X= 14160 / 108

X= 131,11 em toneladas ou 131 x 107 ( notação cientifica )

Resposta: No processo industrial de obtenção de 40 kg de alumínio são gerados 131 x 107 ou 131,11...toneladas de CO2.

Quantos quilos de Bauxita são necessários para produzir 40 kg de alumínio?

Bauxita --------------------Alumínio

Cálculo: 4 kg---------------------1 Kg

X --------------------40 Kg

1.X = 40 . 4

1.X= 160

X = 160 / 1

X = 160 Kg

Resposta: Para produzir 40 kg de alumínio são necessários 160 Kg de bauxita.

A Reciclagem do alumínio no Brasil e nos Estados Unidos e a Sustentabilidade da Indústria do Alumínio________________________________________

O Brasil, segundo a Associação Brasileira do Alumínio (ABAL), disputa desde 1995 com os Estados Unidos a posição de segundo país em índice de reciclagem de alumínio no mundo, perdendo apenas para o Japão. Nos Estados Unidos, as escórias das indústrias de reciclagem são totalmente destinadas aos aterros, mas em muitos países desenvolvidos da Europa esse tipo de escória não pode sequer ser aterrado, em função da elevada concentração de elementos solúveis.Essas escórias têm destino diferente no Brasil: são aproveitadas por pequenas empresas terciárias que recuperam o alumínio metálico usando metodologia bastante simples: moagem e lixiviação com água (processo que retira do material moído os elementos solúveis na água). O alumínio recupera do dessa forma retorna às empresas secundárias,que o refundem com as demais sucatas em lingotes e vendem o metal reciclado para as indústrias de transformação.

A reciclagem dos rejeitos de alumínio forma,portanto, um ciclo que, a princípio, parece beneficiar o meio ambiente, já que o metal é sempre recuperado. No entanto, como não há reaproveitamento dos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com