TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS SOBRE PROGRAMAÇÃO DE PRODUÇÃO

Artigos Científicos: ATPS SOBRE PROGRAMAÇÃO DE PRODUÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2013  •  677 Palavras (3 Páginas)  •  673 Visualizações

Página 1 de 3

CAPÍTULO 1: CONCEITOS SOBRE O PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO /ASPECTOS TÉCNICOS E OPERACIONAIS.

“O planejamento consiste a primeira etapa do processo administrativo, e o controle, a ultima” (Chiavenato, 2004)

Planejamento é a função administrativa que define quais os objetivos deverão ser atingidos e qual a melhor maneira de atingi-los. O planejamento está voltado para o futuro da empresa.

Ele é feito num conjunto de planos, ou seja, o que se deve fazer, quando fazer, quem deve fazer e como fazer.

Controlar é a função administrativa que, consiste em medir e corrigir o desempenho para assegurar que o planejamento seja seguido da melhor maneira possível. É tarefa do controle, verificar se tudo o que foi planejado esta sendo executado e identificar erros e desvios, para poder corrigi-los e evitar constantes repetições.

Entre os tipos de planejamento e controle utilizados pelas indústrias estão: planejamento e controle da capacidade produtiva, de estoque, da cadeia de suprimentos, MRP, Just in Time, Kan Ban, de projetos e de controle da qualidade.

“Planejamento e controle da capacidade é a tarefa de determinar a capacidade efetiva da operação produtiva, de forma que ela possa responder à demanda” (S.LACK et al.1997. p.347)

A finalidade do planejamento e do controle da produção é aumentar a eficiência e a eficácia do processo produtivo da empresa. Irá atuar sobre os meios de produção buscando o propósito de buscar a eficiência e, cuidar para que os objetivos da produção sejam alcançados a fim de alcançar a eficácia.

CAPÍTULO 2: ASPÉCTOS TÉCNICOS E OPERACIONAIS LIGADOS A PROGRAMAÇÃO DA PRODUÇÃO

Programar a produção significa determinar o prazo para a realização das tarefas e operações de produção, de acordo com os tempos definidos. Deverá detalhar o plano para a execução no dia a dia.

A programação da produção visa estabelecer um fluxo de informações para todos os setores envolvidos, com o propósito de coordenar e integrar os processos produtivos da empresa. Deve conter os seguintes itens: o quê, quanto, quando e onde.

Seus principais objetivos são:

1. Coordenar e integrar todas as unidades envolvidas;

2. Garantir a entrega dos produtos aos clientes, nas datas agendadas e previstas;

3. Garantir a disponibilidade de matéria – prima;

4. Distribuir a carga de trabalho às diversas unidades, assegurando assim a melhor sequencia de produção e melhor resultado eficiente e eficaz.

5. Balancear o processo produtivo, evitando desperdícios;

6. Aproveitar ao máximo a capacidade instalada da empresa, capital investido e todos os materiais em processamento.

As técnicas de programação se resumem na construção de cronogramas, tais como gráficos de Gantt, gráficos de montagem, gráficos de carga, e outros.

Existem também técnicas mais sofisticadas, como Program Evaluation Review Technique (PERT) ou Técnica de Avaliação e Revisão de Programas, o Critical Path Method (COM), o Método do Caminho Crítico, a Programação Linear, etc.

A programação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com