TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS SQL

Trabalho Universitário: ATPS SQL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2015  •  5.817 Palavras (24 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 24

SUMÁRIO

Noções da linguagem SQL para consultas 2

SELECT 3

Comandos básicos em SQL - insert, update, delete e select 20

INSERINDO DADOS 20

ATUALIZANDO DADOS 21

REMOVENDO DADOS 22

Sub-consultas SQL 23

http://www.trabalhosgratuitos.com/print/Trabalho-De-XML/54536.html

Noções da linguagem SQL para consultas

Introdução:

O SQL foi desenvolvido para ser uma linguagem padrão para operações com Banco de Dados. A linguagem SQL foi elaborada para ser independente de hardware ou do software. Ao usar o SQL, você não precisa saber a respeito do software de banco de dados ou do hardware envolvido em uma operação. Tudo o que você precisa conhecer são os comandos/instruções SQL padrão para solicitar informações, que obrigatoriamente é o mesmo em todos os sistemas que utilizam o SQL.

Nota: Na prática existem pequenas diferenças entre o SQL dos diferentes bancos de dados, como o Microsoft Access, Microsoft SQL Server 2000, ORACLE, etc.

Você usa operações SQL quando trabalha com o Microsoft Access, mas o programa, na verdade, oculta a linguagem SQL do usuário. Por exemplo, todas as operações de consulta são realizadas usando-se SQL, mas você vê apenas a parte gráfica (Modo Estrutura) onde a consulta é definida.

Você pode ser muito produtivo no Microsoft Access sem saber nada de SQL. Um conhecimento básico de SQL, no entanto, melhora significativamente o seu uso do Microsoft Access, principalmente no uso de técnicas avançadas em Formulários e Relatórios e na criação de rotinas de programação.

Quando você constrói uma consulta no modo estrutura, na verdade o Microsoft Access está definindo uma instrução SQL, a partir dos campos, critérios e opções de filtragem que você definiu na consulta. A título de exemplo, vamos acessar a instrução SQL da consulta "Totais por Pedido", fornecida com o arquivo Semana2.mdb, o qual faz parte dos arquivos de exemplos do Curso de Access Avançado.

Nota: Você pode acompanhar este exemplo utiliando o arquivo Northwind.mdb, o qual faz parte do Access e acessando o SQL de qualquer uma das consultas disponíveis.

» Abra o banco de dados Semana2.mdb

» Vá para a Guia Consultas

» Dê um clique na consulta Totais por Pedido

» Dê um clique no botão Estrutura

» Selecione o comando Exibir -> Modo SQL. Seré exibido o comando SQL indicado a seguir:

SELECT Pedidos.NúmeroDoPedido, Sum(([Quantidade]*[PreçoUnitário])*(1-[Desconto]))

AS TotalPorPedido

FROM Pedidos

INNER JOIN

[Detalhes do Pedido]

ON

Pedidos.NúmeroDoPedido = [Detalhes do Pedido].NúmeroDoPedido

GROUP BY Pedidos.NúmeroDoPedido;

Nota: Se você não tiver disponível a consulta Totais por Pedido, utilize qualquer outra consulta disponível.

Na prática é esta Instrução SQL que o Microsoft Access grava ao salvar uma consulta e também é esta Instrução SQL que é utilizada para selecionar os registros, aplicando os critérios especificados.

Embora possa parecer um pouco complexa, veremos que a linguagem SQL é extremamente simples e intuitiva. Neste tópico veremos alguns aspectos básicos sobre o SQL, bem como os locais na Ajuda do Microsoft Access onde podem ser encontradas informações mais detalhadas sobre o SQL.

Uma Instrução SQL descreve o conjunto de dados que você deseja recuperar (quais campos, de quais tabelas, quais critérios, classificação, expressões Calculadas, etc).

Todas as instruções SQL são conduzidas com um único comando que contém uma descrição completa da informação exigida. Ao escrever uma instrução SQL, você não deve se preocupar em como os dados são recuperados, mas somente com o conteúdo do conjunto de dados. Esse é o principal benefício do método SQL. Em muitas operações do Microsoft Access, você pode usar instruções SQL, no lugar de expressões normais para inserir um conjunto de dados em um objeto. Por exemplo, todos os formulários e relatórios possuem uma propriedade RecordSource. Essa propriedade normalmente é o nome de uma tabela ou consulta, mas também pode ser uma instrução SQL.

Lembre-se que o SQL é um padrão genérico para expressões de consulta em banco de dados. Embora a maior parte das versões do SQL compartilhe elementos básicos, elas não são idênticas. O Access SQL usa algumas palavras-chave que você não encontra em outras versões do SQL.

Veremos através de exemplos a utilização das principais palavras chaves do SQL para a construção de expressões SQL para pesquisa em banco de dados.

SELECT

Esta com certeza é a instrução SQL mais importante, não existe pesquisa que não utilize esta instrução, vamos conhecê-la em detalhes.

A Instrução Select é utilizada para especificar "Quais os Campos" de "Quais tabelas" farão parte da consulta, quais os critérios de pesquisa que serão utilizados, qual a ordem de classificação, etc.

A sintaxe da instrução está indicada a seguir:

SELECT [predicado] { * | tabela.* | [tabela.]campo1 [AS alias1] [, [tabela.]campo2 [AS alias2] [, ...]]}

FROM tabelaexpression [, ...] [IN externaldatabase]

[WHERE... ]

[GROUP BY... ]

[HAVING... ]

[ORDER BY... ]

[WITH OWNERACCESS OPTION]

Onde nos temos os seguintes elementos:

Elemento Descrição

predicado Um dos seguintes: ALL, DISTINCT, DISTINCTROW ou TOP. Você usa um predicado para restringir o número de Registros que é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.4 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com