TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Sistemas De Banco De Dados

Artigos Científicos: ATPS Sistemas De Banco De Dados. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2014  •  1.550 Palavras (7 Páginas)  •  382 Visualizações

Página 1 de 7

I- Pesquisa de Conceitos

Introdução

Os dados são considerados os fatos brutos, a informação é o conjunto de dados que tomaram forma para torna-los significativos e úteis. Essas informações podem ser armazenadas em um sistema e acessadas pelos usuários, para inúmeros fins.

Para armazenar estas informações foram criados os Sistemas de Bancos de Dados, que visam auxiliar o usuário a gerenciar os dados e informações de sua empresa/arquivo e utiliza-la de maneira a tornar suas atividades mais eficazes.

1 – Sistema de Gerenciamento de Arquivos:

Um sistema de gerenciamento de arquivos permite criar, modificar, excluir, etc arquivos visando a organização de um sistema operacional, por exemplo, o Microsoft Windows.

É um sistema de fácil uso e entendimento, visto que qualquer usuário poderá adicionar ou remover conteúdo.

Porém neste sistema, há o risco de ocorrer redundância nas informações, pois não é possível definir uma chave primária ou estrangeria, além disso, sua implantação é cara e dispendiosa, visto que o retorno não será de informações seguras, mas sim de informações que poderiam vir duplicadas, com dados faltando e por sua desorganização não haveria uma padronização de dados.

2 – Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados:

O Sistema de Banco de Dados possui uma integração mais simples e fácil com o sistema e é muito mais organizado do que o gerenciamento de arquivos, tendo alterações mais claras.

A implantação é um tanto quanto difícil, pois é necessário ter conhecimento do conteúdo que será inserido e a forma correta de inseri-lo.

Porém, neste tipo de sistema, podemos definir as chaves estrangeiras e primárias, as relações entre os dados e informações e evitar, através de comandos, que os mesmo sejam duplicados ou nulos.

As alterações, se feitas de forma correta, agirão apenas sobre os dados necessários e não comprometerão todo o sistema, caso seja excluída ou modificada.

3 – Modelo de Dados

A modelagem de dados define um conjunto de conceitos para a representação dos dados, como por exemplo, tabela, atributos, entidade.

Podem ser representados através de tabelas, textos e até mesmo de desenhos.

Existem três tipos de modelos:

* Conceitual – É independente do BD e modela de forma mais natural os fatos com suas propriedades e relacionamentos. A criação do Modelo Conceitual se dá na parte de Análise e a técnica mais conhecida é denominada de ER(Entidade-Relacionamento).

* Lógico – É dependente do BD e são orientados a objetos, representando os dados em alguma estrutura de armazenamento. Resultado da aplicação de regras de derivação sobre um modelo conceitual, onde o acesso aos desenvolvedores é mais restrito.

* Físico- Refere-se a organização dos arquivos de dados no Disco. Descreve as estruturas físicas do armazenamento como o tamanho do campo, índices, métodos de acesso e etc.

3.1 – Modelo a ser utilizado no projeto

Analisando a solicitação da empresa para criação de um sistema de banco de dados para gerenciar seu estacionamento e levando em conta os dados que serão solicitados temos como melhor modelo a ser utilizado o modelo lógico orientado a objetos.

Podemos utilizar como exemplo deste modelo lógico orientado a objetos a matrícula de um aluno em um determinado curso, como demonstrado na tabela abaixo, onde as chaves sublinhadas são primárias:

4 – Definição de Esquema e Instancia

Esquema é o resultado da especificação dos dados de um domínio de aplicação em um modelo de BD, em resumo, é a definição das estruturas que compõem os bandos de dados e é esperado que sofra poucas alterações depois de sua implementação.

Abaixo vemos um pequeno exemplo de um Esquema de Banco de Dados:

Aluno

Nome Código Classe Professor

Curso

Nome do curso Código do Curso Tempo de duração Área

Instância é um retrato do banco de dados, a materialização do banco de dados composto por suas estruturas e dados armazenado.

Abaixo vemos uma pequena representação da Instancia de um Banco de Dados:

Aluno

Nome Código Classe Professor

Daniel 1 1 Cleber

Alex 2 1 Cleber

Raphael 2 2 Karina

Curso

Nome do curso Código do Curso Tempo de duração Área

TADS 1 5 semestres IT

TADS 1 5 semestres IT

ADM 2 8 semestres Exatas

Sessão

Sala Código do Curso Início do semestre Ano

30 1 Abril 2013

30 1 Abril 2013

41 2 Junho 2014

5 – Modelo de Entidade de Relacionamento

Abaixo temos as duas Entidades que serão utilizadas para gerenciar os dados do Estacionamento, lembrando que a função da entidade é para depositar e/ou recuperar dados. Os dados sublinhados deverão ser chaves primárias ou atributos únicos:

Estacionamento

nro_ficha, cpf_proprietario, nome_proprietario, telefone_com, telefone_res, telefone_cel, e-mail, placa_veiculo, modelo_veiculo cor_veiculo, tipo_veiculo, ano_veiculo.

Vaga

nro_vaga, vaga_veiculo, modelo_veiculo, cor_veiculo, tipo_veiculo, ano_veiculo. placa_veiculo,

Na entidade Estacionamento:

nro_ficha, chave primária

cpf_proprietario, atributo único

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com