TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps - Sistemas De Bancos De Dados

Trabalho Escolar: Atps - Sistemas De Bancos De Dados. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/12/2013  •  2.913 Palavras (12 Páginas)  •  530 Visualizações

Página 1 de 12

ANHANGUERA EDUCACIONAL ANÁPOLIS

TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

SISTEMAS DE BANCO DE DADOS

ATPS – Sistemas de Banco de Dados

Anápolis

06/2013

ETAPA 1.

Passo 1.

Foi realizada uma leitura do artigo capítulo 1.1 – Modelo de Dados da apostila Introdução à Banco de Dados de Osvaldo Kotaro Takai, Isabel Cristina Italiano e João Eduardo Ferreira, para a elaboração deste trabalho. Foi realizada, também, uma pesquisa sobre os principais softwares de gerenciamento de banco de dados, entre eles, PostgreSQL, MySQL, Oracle e SQL-Server.

MySQL é, atualmente, um dos banco de dados mais populares, é um software livre, umas de suas principais características são, facilidade de uso, interface gráfica de fácil utilização, bom desempenho e estabilidade.

PostgreSQL é um dos SGBDs de código aberto mais avançados, suas principais características são, robustez, consultas complexas, Backup On-line e triggers, performance, recursos avançados e segurança.

O Oracle é o principal banco de dados atualmente, sendo responsável pelo armazenamento de boa parte das informações das principais organizações ao redor do mundo. Sua participação no mercado de banco de dados é bastante acentuada, principalmente em grandes empresas e em conjunto com sistemas de médio e grande porte. O Oracle é muito robusto e exige bastante hardware para uma boa performance. Outro fator importante é o gerenciamento, onde são exigidos profissionais bastante capacitados para este fim.

O banco de dados SQL Server é basicamente o principal concorrente do Oracle e já esteve em situações piores da atual realidade. Tem como grande vantagem o fato de ser da Microsoft e se integrar nativamente com seus produtos e tecnologias, esse talvez seja o fator que o popularizou.

Passo 2.

Arquivos convencionais ou SGBD

Um Sistema de processamento de arquivos convencional onde, registros permanentes são armazenados em vários arquivos e diversos programas de aplicação são escritos para extrair e gravar registros nos arquivos apropriados. Mas, estes sistemas apresentam várias desvantagens: inconsistência e redundância de dados, dificuldade de acesso aos dados, isolamento dos dados, problemas com integridade, problemas de atomicidade, anomalias no acesso concorrente, problemas de segurança.

Um Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD) é constituído por um conjunto de dados associados a um conjunto de programas para acesso a esses dados. O principal objetivo de um SGBD é proporcionar um ambiente tanto conveniente quanto eficiente para a recuperação e armazenamento das informações do banco de dados.

Sistemas de banco de dados são projetados para gerir grandes volumes de informações. O gerenciamento de informações implica a definição das estruturas de armazenamento das informações e da definição dos mecanismos para a manipulação dessas informações. Também um sistema de banco de dados deve garantir a segurança das informações armazenadas contra eventuais problemas com o sistema, além de impedir tentativas de acesso não autorizadas. Também se os dados são compartilhados por diversos usuários o sistema deve evitar a ocorrência de resultados anômalos.

Em uma aplicação comercial, por exemplo, registro de vendas, o sistema de arquivo convencional pode não ser tão eficiente por apresentar inconsistência nos dados, ou seja, falta de coerência entre si, pode apresentar redundância, que seria o mesmo dado registrado por duas ou mais vezes. Por outro lado, os Sistemas de gerenciamento de Banco de Dados (SGBDs), apresentam controle de redundância, as informações só se encontram armazenadas em um único local, não existindo duplicação descontrolada dos dados, segurança, controle de acessos, interface para administrar especificamente dados de um banco de dados.

Passo 3.

1. Modelo de Dados

Uma das características fundamentais da abordagem de base de dados é que ela fornece algum nível de abstração de dados, pela omissão de detalhes de armazenamento de dados que não são necessários para a maioria dos usuários. O modelo de dados é a principal ferramenta que fornece esta abstração. Um Modelo de Dados é um conjunto de conceitos que podem ser usados para descrever a estrutura de uma base de dados. Por estrutura de uma base de dados entende-se os tipos de dados, relacionamentos e restrições pertinentes aos dados. Muitos modelos de dados também definem um conjunto de operações para especificar

como recuperar e modificar a base de dados.

Muitos modelos de dados têm sido propostos. Pode-se classificar os modelos de dados baseando-se nos tipos de conceitos que fornecem para descrever a estrutura da base de dados. Modelos de Dados Conceituais ou de Alto-Nível fornecem conceitos próximos à percepção dos usuários. Já os Modelos de Dados Físicos ou de Baixo-Nível fornecem conceitos que descrevem os detalhes de como os dados são armazenados no computador.

Modelos de alto-nível utilizam conceitos tais como Entidades, Atributos e Relacionamentos.

Uma entidade é um objeto que é representado na base de dados. Um atributo é uma

propriedade que descreve algum aspecto de um objeto. Relacionamentos entre objetos são facilmente representados em modelos de dados de alto-nível, que são algumas vezes chamados de Modelos Baseados em Objeto devido, principalmente, a sua característica de descreverem objetos e seus relacionamentos.

Modelos de Dados de Baixo-Nível descrevem como os dados são armazenados no

computador, representando informações em formato de registros, ordem dos registros e caminho de acesso. Um Caminho de Acesso é uma estrutura de que facilita a busca de um registro particular na base de dados.

A modelagem de dados está dividida em:

Modelo conceitual

A modelagem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com