TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS -Sistemas Distribuidos

Casos: ATPS -Sistemas Distribuidos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  847 Palavras (4 Páginas)  •  784 Visualizações

Página 1 de 4

Etapa 1

Passo 1

Fazer uma pesquisa sobre a tecnologia denominada como IPC (Inter-Process Communication) para desenvolvimento de sistema distribuído. Recomenda-se a leitura do artigo Interprocess Communication disponível no Google Docs através do link: <https://docs.google.com/fileview?id=0B2k9x8w9Y2JfMjIzMDU2OTktNWM3Mi00NGFhLWI3YmUtYWQzOWU2ODE3NzRi&hl=en&authkey=CO_VuocJ>. Acesso em: 23 ago. 2011.

INTER –PROCESS COMMUNICATION – IPC

A comunicação entre processos, (Inter-Process Communication, "IPC"), nada mais é que a interação mecanizada entre eles mesmos.

A execução de um processo faz parte do sistema operativo, entre outras coisas, a criação de um contexto de execução próprio que podemos dizer que esconde o processo dos componentes reais do sistema. Devido a esta virtualização dos recursos, o processo não tem conhecimento dos outros processos e, não consegue trocar informação.

IPC ou comunicação entre-processos, como o nome já diz, serve para que processos diferentes comuniquem-se uns com os outros passando dados, mensagens, comunicações de estados entre eles, etc.

Em alguns sistemas operacionais, processos que estão trabalhando juntos, geralmente, têm uma área de armazenamento comum que cada um pode ler e escrever.

Passo 2

Fazer uma pesquisa sobre a tecnologia denominada com RMI (Remote Method Invocation) para desenvolvimento de sistema distribuído. Recomenda-se a leitura do artigo disponível no Google Docs através do link: Ricardo Franciscato, Thiago Salhab Alves Ciência da Computação - 7ª Série - Sistemas Distribuídos<https://docs.google.com/fileview?id=0B2k9x8w9Y2JfOTgyZWIzMjUtN2U4Ny00NzFmLWJiNmUtZDBmZGQwMDkwMGM2&hl=en>. Acesso em: 23 ago. 2011.

METHOD INVOCATION - RMI

Java RMI (Remote Method Invocation) permite que objetos Java executando no mesmo computador ou em outros computadores comuniquem entre si por meio de chamadas de métodos remoto. Essas chamadas de métodos são semelhantes àquelas que ocorrem entre objetos de um mesmo programa.

RMI está baseado em uma tecnologia anterior semelhante para programação procedural, chamada de chamada de procedimentos remotos (Remote Procedure Calls, ou RPC), desenvolvida nos anos 80.

Sendo uma extensão de RPC, Java RMI permite comunicação distribuída de um objeto Java com outro. Uma vez que um método (ou serviço) de um objeto Java é registrado em um Servidor de Nomes como sendo remotamente acessível, um cliente pode pesquisar esse serviço e receber uma referência que permita utilizar o mesmo (isto é, chamar seus métodos). A sintaxe usada em chamadas de métodos remotos é idêntica àquela de uma chamada para um método de outro objeto no mesmo programa. Como ocorre em RPC, o empacotamento dos dados é tratado pelo RMI. O programador não precisa se preocupar com a transmissão dos dados sobre a rede. RMI também não exige que o programador domine qualquer linguagem particular para definição de interfaces, porque todo o código de rede é gerado diretamente a partir das classes existentes no programa.

Passo 3

Fazer um comparativo das tecnologias IPC e RMI, independente da linguagem de desenvolvimento orientada a objetos escolhida, apresentando exemplos de funcionamento dessas tecnologias e aplicativos desenvolvidos através do uso delas.

Comparativo

O IPC permite que os processos possam ler e escrever em uma área de armazenamento onde eles vão usar para a comunicação entre si, ou seja ler uma informação de outro processo para iniciar sua execução e/ou escrever uma mensagem que deverá ser lida por outro processo. Para ver como IPC funciona na prática, vamos considerar um exemplo simples, mas comum, um spooler de impressão. Quando um processo deseja

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com