TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Sistemas_Banco_Dados

Artigo: ATPS Sistemas_Banco_Dados. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2013  •  1.201 Palavras (5 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 5

ETAPA I

Passo 1

Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD) é o conjunto de programas de computador (softwares) responsáveis pelo gerenciamento de uma base de dados. Seu principal objetivo é retirar da aplicação cliente a responsabilidade de gerenciar o acesso, a manipulação e a organização dos dados. Com o tempo os SGBD’s passaram a ser utilizados de diferentes formas de representação ou modelo de dados como: hierárquico, em redes, relacional e orientado a objetos.

Procuramos conhecer alguns tipos de programas SGBD como MySQL e postgreSQL.

O postgreSQL é um dos resultados de uma ampla evolução que se iniciou com o projeto Ingres, desenvolvido na Universidade de Berkeley, Califórnia em 1982, no qual seu maior problema era a incapacidade de combinações de dados simples que formam uma única unidade. Após várias atualizações hoje o software tem adquirido prestígio na comunidade Linux, tendo recebido diversas vezes o prêmio Linux Journal Editor's Choice de melhor sistema de gerenciamento de banco de dados (SGBD).

O MySQL foi criado na Suécia por dois suecos e um finlandês: David Axmark, Allan Larsson e Michael "Monty" Widenius. Hoje seu desenvolvimento e manutenção empregam aproximadamente 400 profissionais no mundo inteiro, e mais de mil contribuem testando o software, integrando-o a outros produtos, e escrevendo a respeito dele. É atualmente um dos bancos de dados mais populares, com mais de 10 milhões de instalações pelo mundo.

Entre outros bancos de dados temos: IBM Informix, Firebird, HSQLDB, IBM DB2, mSQL etc.

Passo 2

Sistema Gerenciador de arquivos ou gestor de ficheiros é um programa de computador usado para criar e organizar diretórios e arquivos em sistemas operacionais. O gerenciamento de arquivos tem como função: gerenciar espaços livres, criar e deletar arquivos, criar e deletar diretórios, mapear arquivos em disco, fazer a manipulação de arquivos e diretórios (dir, copy, cd, etc.)

Tomemos como exemplo a necessidade de inclusão de um novo campo em um arquivo, esta alteração implica na alteração de todos os programas que utilizam este arquivo.

O sistema possibilita uma redundância não controlada de dados e inconsistência ao permitir que em um sistema um dado seja alterado e esse mesmo dado não seja alterado em outro.

Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados é uma coleção de programas que permitem ao usuário definir, construir e manipular Bases de Dados para as mais diversas finalidades.

Há separação entre programas e dados. No SGBD os acessos são escritos no banco de dados e os programas enviam comandos solicitando o acesso aos dados. Esse conceito é chamado de abstração de dados, que se caracteriza por uma independência entre programas e dados e entre programas e operações de manipulação de dados. São permitidas visões diferenciadas sobre a mesma base de dados para aplicações diferentes. É permitido acesso simultâneo de vários usuários ao mesmo dado. Essa simultaneidade é tratada através do gerenciamento da concorrência.

Passo 3

Modelo de dados é um subconjunto do modelo de implementação lógica e física dos dados persistentes no sistema e abrange qualquer comportamento definido no banco de dados, como procedimentos armazenados, triggers, restrições. Envolvendo uma serie de aplicações teóricas e praticas, visando construir um modelo de dados consistentes, não redundante e perfeitamente aplicável em qualquer SGBD moderno.

Modelo conceitual - Representa as regras de negócio sem limitações tecnológicas ou de implementação por isto é a etapa mais adequada para o envolvimento do usuário que não precisa ter conhecimentos técnicos.

Neste modelo temos :

• Visão Geral do negócio

• Facilitação do entendimento entre usuários e desenvolvedores

• Possui somente as entidades e atributos principais

• Pode conter relacionamentos n para m.

Modelo Lógico - Leva em conta limites impostos por algum tipo de tecnologia de banco de dados. (banco de dados hierárquico , banco de dados relacional ,etc.).

Suas características são:

• Deriva do modelo conceitual e via a representação do negócio

• Possui entidades associativas em lugar de relacionamentos n:m

• Define as chaves primárias das entidades

• Normalização até a 3a. forma normal

• Adequação ao padrão de nomenclatura

• Entidades e atributos documentados

Modelo Físico - descreve os dados no nível mais baixo (interno); trata dos aspectos de implementação do SGBD e leva em consideração limites impostos pelo SGBD (Sistema Gerenciador de Banco de dados) e pelos requisitos não funcionais dos programas que acessam os dados.

Características:

• Elaborado a partir do modelo lógico

• Pode variar segundo o SGBD

• Pode ter tabelas físicas (log , lider , etc.)

• Pode ter colunas físicas (replicação)

Com base nas pesquisas o modelo de dado a ser utilizado é o modelo físico, porque é tendo em vista o uso de tabelas principais e auxiliares para melhor uso das informações dos proprietários, de veículos e vagas.

O esquema de um sistema de banco de dados é uma estrutura descrita em uma linguagem formal suportada pelo sistema de gerenciamento de banco de dados(SGBD). Em um banco de dados relacional, o esquema define as tabelas, os campos em cada tabela e os relacionamentos entre os campos e tabelas. Um esquema do banco de dados é uma coleção de objetos de um banco de dados que estão disponíveis para um determinado usuário ou grupo. Os objetos de um esquema são estruturas lógicas que se referem diretamente aos dados do banco de dados. Eles incluem estruturas, tais como tabelas, visões, sequencias, procedimentos armazenados, sinônimos, índices, agrupamentos e links de banco de dados.

Esquema do Banco

• Armazenado no catálogo

• Mudanças muito menos frequentes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com