TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS TIPOS DE DADOS

Trabalho Escolar: ATPS TIPOS DE DADOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2015  •  532 Palavras (3 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 3

ATPS RELATÓRIO 3 :

TIPOS DE DADOS

Os programas de computador obtém resultados manipulando dados. Antes de declarar uma variável, temos que declarar qual seu tipo.

TIPOS DE DADOS PRIMITIVOS

Tipos de dados não-definidos em termos de outros tipos são chamados tipos de dados primitivos, são usados com um ou mais construtores de tipos, para fornecer os tipos estruturados.

TIPOS NÚMERICOS INTEIRO

Um valor inteiro é representado no computador por uma cadeia de bits, um dos bits fica na extrema esquerda, representando o sinal.

Os computadores suportam diversos tamanhos de inteiro. Por exemplo: Linguagem de programação Ada inclue inteiros: SHORT, INTEGER E LONG INTEGER.

TIPOS DE DADOS COM VÍRGULA-FLUTUANTE

Esse tipo de dado modelam os números reais. As LINGUAGENS de programação tem dois tipos de vírgula-flutuante: FLOAT e DOUBLE.

Float é armazenado em quatro bytes de memória, é o tamanho padrão.

Double é para situações com partes fracionárias maiores.

TIPOS DE DADOS DECIMAIS

São armazenados usando códigos binários para os dígitos decimais. Representação BCD (Binary-Coded Decimal).Vantagem: Armazena com precisão valores decimais, ideal por exemplo, em Cobol.

TIPOS BOOLEANOS

Tem uma faixa de valores com dois elementos: um para verdadeiro e outro para falso. Utilizado na maioria das linguagens de próposito geral, com exceção de C, em que expressões numéricas podem ser usadas como condicionais. Um bom exemplo de uso para tipos booleanos é para representar comutadores (switches) ou sinalizadores em programas.

TIPOS CARACTERE

São armazenados como codificações numéricas, a mais usada é ASCII, que usa valores de 0 a 127 para codificar 128 diferentes caracteres. Esta sendo substituído pelo Unicode que é mais apropriado por incluir os caracteres da maioria das linguagens naturais internacionais, facilitando a globalização.

STRING

Um tipo cadeia de caracteres (String) é aquele em que os valores consistem em sequências de caracteres.

EXPRESSÕES E INSTRUÇOES DE ATRIBUIÇÃO

Expressões são uma forma de especificar computações em linguagem de programação

Deve haver familiarização com as ordens de avaliação de operadores e de operandos:

Regras de associatividade e de precedência da linguagem

Instruções de Atribuição são fundamentais para linguagem imperativa. Por meio delas o usuário pode modificar dinamicamente as vinculações de valores e variáveis

EXPRESSÕES ARITMÉTICAS

Em linguagem de programação, as expressões aritméticas consistem em operandos, operadores, parênteses e chamadas a função. Ex: Double A = (3.2 + 8.4) / B;

Operadores:

• Unário – possui apenas um operando. Ex: A++

• Binário – possui dois operandos. Ex: A * B

• Ternário – possui três operandos:

(condição) Verdadeiro: Falso

(A < B) 1 : 0

CONTADORES

Utiliza-se o contador para contar o número de vezes que um evento, ou seja, uma instrução ocorre. Resumidamente é a quantidade de vezes que uma instrução é executada.

Forma geral: VARIÁVEL + CONSTANTE

Exemplo: x = x + 1

Um contador é uma variável que recebe ela mesma mais uma constante.

ACUMULADOR

Também conhecido como Somador, é usado para obter somatórios.

Forma Geral: VARIÁVEL1 VARIÁVEL1 + VARIÁVEL2

Exemplo: x x + y

Um acumulador é uma variável que recebe ela mesma mais uma outra variável. Neste caso acima, a variável x recebe o valor dela mesma mais o valor da variável y. A variável y representa o valor a ser somado, acumulado na variável x.

EXPRESSÕES BOOLEANAS OU LÓGICAS

Expressões Booleanas

Expressões booleanas consistem em variáveis, em constantes, em expressões relacionais e em operadores booleanos, que incluem aqueles para operações AND, OR e NOT. Operadores tomam geralmente operadores booleanos (variáveis, literais ou expressões relacionais) produzindo valores booleanos.

...

Baixar como  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »