TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Técnicas De Administração De Pessoal

Artigo: ATPS Técnicas De Administração De Pessoal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2014  •  1.498 Palavras (6 Páginas)  •  740 Visualizações

Página 1 de 6

1. Plano de Trabalho

Introdução

Os profissionais de Recursos Humanos (RH) ou Administração de Pessoal (AP) focam seus conhecimentos para a elaboração de um trabalho visando o desenvolvimento dos demais profissionais e da empresa.

O plano de trabalho consiste em ter o entendimento de cada contrato de trabalho e suas peculiaridades é preciso estar sempre atento na relação de documentos de admissão e demissão, o tempo previsto para férias, o pagamento de salário família e atentar-se ao término do mesmo.

É imensa a quantidade de legislação e obrigações envolvidas; as mudanças ocorrem quase que diariamente e é impossível fazer com que todos estejam satisfeitos e alinhados.

É essencial papel estratégico do departamento, que é uma boa solução para as empresas que querem aumentar seus resultados. E tudo isso tem a ver com a gestão de pessoas. O profissional do RH deve desenvolver suas competências e implementar práticas inovadoras. Ele é um agente de mudanças e deve estar apto a ser um estrategista.

Desenvolvimento

As rotinas do departamento de pessoal têm se ficado cada vez mais complexas, exigindo deste profissional hábil capacidade de relacionamento interpessoal e profundos conhecimentos na aplicação da legislação. Segundo Lopes (1980, p. 22) descreve “O campo da administração de pessoal é muito extenso e compreende uma variedade de problemas, desde os de ordem econômica até as mais delicadas questões de psicologia individual e social”.

Na atualidade, o departamento de pessoal é parte integrante dos recursos humanos da empresa, onde além de cuidar dos registros dos trabalhadores tem também como função treinar e orientar a força de trabalho na empresa. Chiavenato (2004, p. 42) salienta que:

Além das tarefas burocráticas, os chamados DRH desenvolvem funções táticas, como órgãos prestadores de serviços especializados. Cuidam do recrutamento, seleção, treinamento, avaliação, remuneração, higiene e segurança do trabalho e de relações trabalhistas e sindicais [...].

Enfim, observa-se que o departamento de pessoal ou de recursos humanos tem papel fundamental dentro das organizações, pois conforme esclarecem Cenzo e Robbins referenciado por Chiavenato (2004, p. 74) “é a função na organização que está relacionada com a provisão, treinamento, desenvolvimento, motivação e manutenção dos empregados”, permitindo assim, entender como um setor estratégico para a empresa.

Nas organizações são diversas as atividades do departamento de pessoal e, essas por sua vez, são de extrema importância, dentre estas atividades temos, conforme Santos (2005b) informa que:

[...] cabe ao Departamento de Pessoal possuir os conhecimentos pertinentes sobre ficha de registro de empregados, carteira de trabalho, anotações na carteira de trabalho, contrato de experiência, declaração de dependentes para fins de imposto de renda, cartão ponto ou livro de ponto, ficha de salário família, termo de responsabilidade de salário-família, folha de pagamento, proventos, descontos, 13º salário, jornada de trabalho, férias, rescisão de contrato de trabalho, prazo para pagamento da rescisão, entre outros.

No departamento de pessoal, Franco (1996, p. 45) relata que é uma seção que

“Cuida das relações dos empregados com a empresa, tanto no campo social, como no que diz respeito aos direitos e deveres dos empregados”.

Na atualidade, sabe-se que o departamento de pessoal tem mais competências pois além de toda esta parte burocrática deve realizar também o recrutamento, seleção e treinamento de pessoas, pois conforme expressa Chiavenato (2000, p. 74) os colaboradores devem “além de executar as tarefas, cada pessoa deve conscientizar-se de que ele deve ser o elemento de diagnóstico e de solução de problemas para obter uma melhoria contínua de seu trabalho dentro da organização. E é assim que crescem e se solidificam as organizações”. É visível que somente é possível se tiver indivíduos empenhados em crescer junto com a empresa, normalmente isto só acontece se a empresa faz boa contratação de funcionários.

Sendo assim, se pode afirmar que o departamento de pessoal e os recursos humanos cuidam de todo o relacionamento existente entre funcionário e à empresa onde o mesmo trabalha, desde o momento de sua contratação até o seu último dia de atuação na empresa.

Os processos podem ser entendidos como os meios ou os passos pelos quais acontece determinada ação, são através dos processos é que se alcança o todo. Conforme Cury

(2000, p. 316) “Ao analisar uma empresa, é possível que todo o seu trabalho possa ser considerado um único processo, ou melhor, um megaprocesso ou um macroprocesso, envolvendo a soma de todas as suas atividades”.

Como se percebe, cada processo faz parte do todo com a finalidade de alcançar o objetivo final, ou seja, a geração de informações para o desempenho das atividades a serem desenvolvidas dentro da organização.

Como acontece na maioria das organizações, os processos são interligados com a finalidade de atingir o objetivo, sendo que para as empresas se resume na geração de bens e serviços. Todos os processos envolvidos dentro de cada departamento ou seção, devem focar um único objetivo que na atualidade pode ser entendida como expressa Ludicíbus (2002, p. 42) “[...] instrumento que auxilia a administração a tomar decisões”.

E, todos estes processos devem acontecer de forma gradual, pois é necessário que os vários processos sejam limitados rigorosamente, para que o risco de fracasso seja relativamente baixo (DAVENPORT REFERENCIADO por CURY, 2000, p. 317).

Assim, percebe-se que se faz indispensável conhecer os processos que fortalecem todos os procedimentos a serem adotados.

Considerações Finais

Este trabalho nos mostrou a importância do papel do moderno profissional de RH, mas ao final nos trouxe a segurança em haver produzido algo de real conteúdo e valor de apresentação.

Entendemos enquanto grupo que o profissional de RH é uma das chaves na estruturação do “modus operandi” de uma empresa, pois nele é concentrado as ações de recrutamento, seleção, triagem e manutenção dos indivíduos produtivos inseridos no ambiente organizacional.

O papel do profissional de RH é extremamente multivariado e contingencial, dependendo do nível no qual se situa, precisa conviver

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com