TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Tecnicas De Administração De Pessoal

Trabalho Universitário: Atps Tecnicas De Administração De Pessoal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/4/2013  •  8.410 Palavras (34 Páginas)  •  3.228 Visualizações

Página 1 de 34

Universidade Anhanguera – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

Atividade Prática Supervisionada - ATPS

Disciplina: Técnicas de Administração de Pessoal

Nathalia de Cássia Vitor – RA: 4211785042

Márcia Capuani – RA: 1299875577

Tutor Presencial: Luiz Felipe da Silva

Tutor a distância: Vanessa Aleixo da Costa

CAMPINAS

2013

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO............................................................................................................03

1. CONTEXTUALIZAÇÃO DA PESQUISA

1.1 Principais atividades da Administração de Pessoal...........................................07

1.2 Demonstrativos de Pagamentos.........................................................................08

1.3 Rescisões............................................................................................................09

1.4 Documentos para Homologação........................................................................11

1.5 Prazo para Pagamento de Verbas Rescisórias...................................................13

2. CONSIDERAÇÕES FINAIS E SUGESTÕES......................................................14

3. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.....................................................................15

4. ANEXOS

4.1 ETAPA 1 – Relação de documentos................................................................16

Contratos.......................................................................................17

4.2 ETAPA 2 – Tabelas (INSS, IRRF, INCIDÊNCIAS E CONVERSÃO)............23

4.3 ETAPA 3 – Cálculos 13º e Férias.....................................................................26

• INTRODUÇÃO

A importância dos profissionais na área RH se justifica pelas pessoas que nela atua, tais como: legisladores, educadores, técnicos, gente que cuida de pessoas, que recrutam, selecionam e contratam, também pagam, descontam e aposentam. Um povo que cuida da saúde, do alimento, providencia o transporte, que cuida de gente que tem problemas, de quem tem pendências. Um povo que treina, desenvolve e recicla, que briga pelos salários, pelos benefícios, conversa com os sindicatos e defende os interesses dos empresários. Fiel entre o Capital e Trabalho. Gente que procura conectar as almas das pessoas, reinventar a motivação, resgatar o brilho nos olhos, que visam atingir os objetivos organizacionais: Enfim gente que acredita no SER HUMANO e que garimpam TALENTOS. Desta forma, a área de Recursos Humanos tem a incumbência de realizar o trabalho operacional alinhando ao desempenho estratégico das organizações. A importância da área de administração de pessoal é atender as necessidades das pessoas, ou seja, dos seus colaboradores.

O RH nas organizações tem trabalhado com eficácia para contribuir com o bem estar das pessoas, e das organizações, foca o seu papel na organização e relacionamentos, identifica conceitos essenciais relacionado a vida organizacional, de modo a fornecer subsídios ao entendimento da importância desse profissional nas organizações contemporâneas. Visualiza a inter-relação existente entre organização e pessoas, e a importância das estratégias de recursos humanos como instrumentos de melhoria contínua aos processos organizacionais. O RH nas organizações tem função primordial dentro da sua estrutura. É perceptível que o capital humano das organizações é o setor mais importante, e a partir disto, percebe-se como os administradores devem focar sua atenções á este segmento interno da organização. Entende-se que hoje a globalização é preponderante para a mudança da sociedade, o que influencia diretamente na capacidade de informação adquirida pelas pessoas. O papel de interesse do RH é motivar os funcionários a alcançar objetivos organizacionais de um modo eficiente e eficaz, neste ponto de informação, é onde os recursos humanos realizam suas atividades com a função de recrutar, estruturar, instruir e qualificar as pessoas. Os recursos humanos bem planejado desloca toda a importância da empresa para os funcionários, se dá pelo reconhecimento formal do quadro de pessoal, quando isso acontece o retorno é imediato, pois o trabalhador trabalha pelo bem incondicional da empresa, fica claro para a organização o lucro liquido, observa desta forma o resultado que um bom trabalho desenvolvido pelo RH pode oferecer.

Palavras-chave: RH, Departamento Pessoal, Criatividade, Ser Humano, Administração de Pessoal, Organizações, Talentos.

• Principais atividades da Administração de Pessoal

O trabalho de um profissional na área de recursos humanos inicia na contratação de pessoal. Recrutar e selecionar pessoas capacitadas para determinado cargo, solicitar exame médico admissional e documentos necessários para a admissão, efetuar a admissão do candidato e confeccionar os contratos legais, preencher a carteira de trabalho e o livro/ficha de registro de empregados, é o passo inicial.

Cálculo de férias e 13º salário no período adquirido pelo funcionário é outra rotina fixa deste setor. E eventuais situações tais como auxílio doença e acidente de trabalho, onde deve ser elaborado o CAT (comunicado de acidente de trabalho).

E por fim a rescisão de contrato de trabalho, onde é efetuado o cálculo das verbas rescisórias, dependendo da situação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (60.3 Kb)  
Continuar por mais 33 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com