TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS ÉTICA

Casos: ATPS ÉTICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2013  •  351 Palavras (2 Páginas)  •  432 Visualizações

Página 1 de 2

Ética e Administração

"Para que haja conduta ética é preciso que exista o agente consciente, isto é, aquele que conhece a diferença entre bem e mal, certo e errado, permitido e proibido, virtude e vício". (CHAUÍ, 1997)

A aplicação da ética profissional em administração nos sugere a criação e manutenção de um mecanismo que proporcione ao administrador discernir, orientar e gerir, sendo este mecanismo o Código de Ética.

Toda empresa deveria ter seu próprio código baseado em sua filosofia, diretrizes, além de desenvolver consciência continuada da ética criando instrumentos institucionais da gestão ética.

O administrador dispõe de leis para orientar comportamento da sua equipe frente as suas necessidades e ao igualitarismo, todavia, não é possível para a lei determinar o seu padrão de comportamento, sendo este é o ponto crucial, quando nos deparamos com a cultura da lisura e transparência dos atos praticados pelos colaboradores desta empresa, que deverá ser gerido de forma que sirva de exemplo a todos.

As diferentes concepções de ética na administração norteada por valores éticos não se esgota na aprovação de conceitos mais rigorosos do tema visto que muitas empresas adotam código de conduta tais como Compliance, aonde o tema vem em primeiro lugar, sendo motivo de mudança de conceitos de negociações globais. O alicerce a ser compreendido é que os padrões éticos na administração advêm de sua própria natureza. A consciência ética, como a educação e a cultura, é aprendida pelo ser humano, assim, a ética na administração deveria advir de maneira satisfatória, pois a insatisfação social com a conduta ética de muitas empresas é explicita.

È notória a diferença que existe sobre o conceito de ética entre a sociedade de hoje e aquela citada na obra Ética a Nicômaco, de Aristóteles, não existem mais níveis de comparação, quanto à complexidade; devemos reconhecer, porém, que, apesar da sensação de estarmos retrocedendo quanto a valores éticos, temos aumentado o sentido de solidariedade, observando assim como os rigores éticos o espírito comunitário. A vocação para o coletivo se encontra, nos dias atuais, mesmo que em teoria, um tema mais difundido e visto com bons olhos pela administração moderna. .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com