TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO

Exames: ATPS ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2014  •  2.082 Palavras (9 Páginas)  •  443 Visualizações

Página 1 de 9

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA

DE SANTO ANDRÉ

GESTÃO COMERCIAL

1ª Série

ATPS

ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO

Santo André

2012

Elaboração de um trabalho acadêmico sobre o conceito de Ética, Moral e Lei

Sob orientação da profª Ana Maria Kovacs Meira

Santo André

2012

SUMÁRIO

Introdução......................................................................................................... 5

Questão ............................................................................................................ 6

Predisposição à ética...........................................................................................7

O que é Ética? ................................................................................................. 7

Quadro Explicativo............................................................................................. 7

O Que é Moral?.................................................................................................. 8

O que é Lei?.......................................................................................................9

Moral e Lei: Diferenças e semelhanças.................................................................. 9

Ética e Moral: Diferenças e Semelhanças........................................................... 10

Mapa Conceitual............................................................................................. 11

Conclusão ...................................................................................................... 12

Referências......................................................................................................13

INTRODUÇÃO

A Ética é o ideal para conduta humana, pois a evolução de seus princípios deu-se juntamente com o processo evolutivo da humanidade, e orienta o ser humano sobre o que é bom e correto e o que deveria assumir, orientando sua vida em relação a seus semelhantes, visando o bem comum.

A ética se confunde muitas vezes com a moral, contudo, deve-se deixar claro que são duas coisas diferentes, considerando-se que ética significa a teoria ou ciência do comportamento moral dos homens em sociedade, enquanto que moral, quer dizer, costume, ou conjunto de normas ou regras adquiridas com o passar do tempo. A ética é o aspecto científico da moral, por tanto a ética como a moral, envolve a filosofia, a história, a psicologia, a religião, a política, o direito, e toda uma estrutura que cerca o ser humano. Isto faz com que o termo ética necessite ter, em verdade, uma maneira correta para ser empregado, quer dizer: ser imparcial, a tal ponto a ser um conjunto de princípios que norteia uma maneira de viver bem, consigo próprio, e com os outros.

Por outro lado, a moral se constitui em um processo de formação do caráter da pessoa humana, partindo-se normalmente de uma maneira de como foi direcionado pelos ensinamentos no país, cujos princípios têm origem com a religião dos seus pais. Lei, no sentido jurídico, é uma regra da conduta humana que é imposta e ministrada aos cidadãos. Nas demais ciências, é uma regra que descreve um fenômeno que ocorre com certa regularidade.

Questão

Até Que Ponto um Gestor de pessoas precisa compreender a ética e seus princípios como norteador das ações que o diferenciam no mercado de trabalho?

O Gestor deve estar alinhado com as políticas da empresa quanto á: missão, visão, valores, ter capacidade de conquistar a confiança dos membros da empresa e demais funcionários. Sua principal tarefa é fazer com que qualquer funcionário sinta que tem crédito, que suas opiniões não são apenas ouvidas, mas também valorizadas e aplicadas sempre que se faça pertinente a empresa, pensando no bem comum de todos, sem pensar em seus próprios interesses. Assim, o clima de confiabilidade gerado envolve todos os integrantes da empresa e faz com que todos trabalhem satisfeitos e exerçam uma postura ética, alcançando assim melhores resultados.

A ética está no DNA da empresa e é primordial que o gestor de pessoas esteja ciente de seu papel. Eles precisam estar integrados por verdades comuns, estimulando a participação, exercendo uma postura ética sem abuso de autoridade, dando oportunidades iguais á todos independente de sexo, raça, etnia, ou posição que exerce dentro da instituição. Deve-se pensar sempre no bem comum, sem buscar interesses próprios, pois a falta de ética gera grandes prejuízos, e para crescer em qualquer que seja o aspecto, é preciso que haja ordem, bom relacionamento entre pessoas, boa comunicação e esse, é outro ponto chave, estando sempre atentos a tudo e á todos para assim prevenir resistências ao novo.

PREDISPOSIÇÃO Á ÉTICA

O que é Ética?

Ética é um conjunto de valores morais e princípios que direcionam a conduta humana na sociedade. A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. Neste sentido, a ética, embora não possa ser confundida com as leis, está relacionada com o sentimento de justiça social.

A ética é construída por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais. Do ponto de vista da Filosofia, a Ética é uma ciência que estuda os valores e princípios morais de uma sociedade e seus grupos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com