TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Ética

Trabalho Universitário: ATPS Ética. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/2/2014  •  1.168 Palavras (5 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

CURSO DE TECNOLOGIA EM RECURSOS HUMANOS

ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO

PROFESSOR EAD: MAURÍCIO DIAS

TUTOR PRESENCIAL:

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

CORDEIRÓPOLIS-SP

2013

1. INTRODUÇÃO

Hoje em dia o profissional tem que incorporar o conhecimento adquirido, a prática, a competência e a ética para se tornar um profissional de acordo com as normas da sociedade e da instituição.

Onde a ética é um conjunto de valores morais e princípios que orientam a conduta humana na sociedade. Ela serve para que tenha um equilíbrio e um bom funcionamento social, permitindo que ninguém saia prejudicado. Neste sentido, a ética, embora não possa ser confundida com as leis, está relacionada com o sentimento de justiça social.

E a Administração é a tomada de decisão sobre recursos disponíveis, trabalhando com e através de pessoas para atingir objetivos. Levando em conta as informações fornecidas por outros profissionais e também pensando antecipadamente as conseqüências de suas decisões.

A ética está ligada à atitude respeitosa e correta do profissional. E cabe ao administrador aliar o seu conhecimento com o comprometimento com a ética onde esse profissional deve respeitar o próximo, a concorrência, seus clientes externos e internos, valorizando as pessoas e atendendo as suas necessidades.

Como a organização é um sistema aberto e interage com o ambiente, faz-se essencial ao administrador ético trabalhar não apenas o desenvolvimento organizacional, mas também a responsabilidade social. E já que a ética empresarial tem a ver com o processo, a empresa ou organização devem ser presentes de forma transparente e buscando sempre contribuir para o desenvolvimento comunitário, praticando a cidadania e a responsabilidade social sem ferir a ética empresarial.

2. A ÉTICA PROFISSINAL NO FILME “AMOR SEM ESCALAS”

2.1. SINOPSE DO FILME

Amor Sem Escalas

O filme conta a historia de um cara chamado Ryan que trabalha para uma empresa de demissões de pessoas. Todas as empresas que vão demitir seus funcionários o contratam e ele vai até a cidade onde essa organização tem sede para demitir os funcionários. Ryan tem uma grande meta que é atingir os 10 milhões de milhas voadas, porém com a chegada de uma novata na empresa a sua meta é ameaçada. Natalie Kenner é a nova funcionaria que veio com grandes propostas revolucionárias, de que não seria necessário utilizar o serviço dessas pessoas de viagens para essas demissões, porém seriam realizadas essas demissões através de um programa de internet. Ryan fica furioso e tenta convencer o chefe a não comprar a idéia dessa nova garota, portanto o chefe resolve coloca-lá para trabalhar com ele e analisar quais das opiniões iriam dar mais certo.

Os dois têm uma visão diferenciada enquanto um achar que devemos nos aproximar da sociedade para poder ter uma relação humana mais digna, o outro busca meios mais práticos de falar com outras pessoas através dos meios de comunicações pela internet. A história é focada em uma relação entre Organizações e tecnologias ,são baseados em filme de auto-ajuda onde é passado uma mensagem de que devemos continuar perseverando , não desistirmos daquilo que buscamos e acreditarmos que as situações possa mudar.

O personagem Ryan tem um perfil muito autoritário nas suas tarefas não sabe separar o lado profissional do pessoal busca priorizar 100% o seu trabalho, porém é muito organizado e pontual em suas tarefas. Natalie é uma pessoa muito dedicada e tem iniciativa naquilo que faz, sabe equilibrar o profissionalismo com o lado pessoal.

2.2. ANÁLISES DAS CINCO SITUAÇÕES ENVOLVENDO A ÉTICA PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO

1 - Podemos analisar uma postura não-ética em uma das cenas em que o Ryan Bingham interpretado por George Clooney, demite as pessoas sem se importar com o tempo em que elas estavam na empresa e o que aconteceria com a vida deles depois da demissão.

2 - Na cena em que o Ryan Bingham está demitindo mais um funcionário ele também não é ético, quando ele diz para o funcionário que vai entrar em contato com ele para remanejá-lo no mercado de trabalho, causando o entusiasmo do mesmo. O funcionário neste momento acaba solicitando seu telefone para entrar em contato e Ryan afirma que não será necessário, pois ele entrará em contato. Ao sair da sala o personagem de Ryan reflete, “nunca mais o verei de novo”.

3 - Em suas palestras Ryan Bingham focava sobre algo que ele não acreditava, ele falava dos pesos que carregávamos ao longo da vida, como amigos, família e bens materiais. Em uma postura ética, em sua última palestra entendeu que precisava de tudo isso e que na verdade não era um peso e sim bens necessários para sua própria felicidade e valores pessoais.

4

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com