TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AUTOMAÇÃO - SISTEMAS DE CONTROLE

Por:   •  21/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  638 Palavras (3 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 3

MAQUINAS X EMPREGO

A automação promete ganhos milionários para as empresas, porém as pessoas estão preocupadas com a falta de serviço que isso pode ocasionar, já que substitui a mão de obra humana.

Há uma duvida se a tecnologia ira ajudar as pessoas a trabalharem de forma mais eficiente ou se vai colocar os empregos em risco.

Carros que dirigem sozinhos, serviços de entregas feitos por robôs, softwares cuidando de idosos e "serpentes" cirurgiãs, são algumas das promessas da automação.

Desde o final do século XVIII, portanto nos primórdios da primeira Revolução Industrial, a cada onda de inovação tecnológica têm correspondido períodos de grande ansiedade social, caracterizados pelo temor de que as máquinas venham a desalojar a mão de obra humana permanentemente.

À multiplicação das máquinas a vapor, às quais se sucederam nas primeiras décadas do século XX outras, movidas a eletricidade e a óleo diesel, corresponderam à multiplicação do operariado e a melhoria em sua qualidade de vida.

Há hoje muito mais empregos do que havia no passado, e eles são melhores e mais bem remunerados - e a tecnologia tem tudo a ver com isso.

As inovações técnicas estão na origem dos ganhos de produtividade, que têm permitido produtos mais baratos e consumo crescente.

A Era da Informação talvez requeira novos arranjos econômicos para exibir seus frutos e devemos ter em mente que sempre precisará de humanos para comanda-las.

MAQUINAS MECANIZADAS

O conceito de mecanização pode ser definido como sendo a utilização da máquina em substituição ao trabalho humano ou de animais.

A mecanização também levou o desemprego dos trabalhadores rurais, visto que a mão de obra foi substituída por máquinas como tratores, colheitadeiras, semeadoras e outras, que faziam o trabalho de muitos lavradores.

Na colheita da cana-de-açúcar, por exemplo, as máquinas estão substituindo a mão de obra a uma velocidade espantosa.

As indústrias pioneiras na utilização dessa nova forma de energia foram as de fiação, as quais ingressaram, imediatamente, na era da produção em massa.

No processo típico de mecanização é realizada uma transferência de trabalho manual do homem para o trabalho mecânico da máquina.

Características de um processo mecanizado:

• Operador acompanha e realiza parte do processo;

• Não existência de preocupação formal no repasse das atividades cerebrais realizadas pelas pessoas para as máquinas;

• A Responsabilidade pela qualidade das peças produzidas pela máquina é do operador;

• Considerado um componente dentro da Troca Rápida de Ferramentas como forma de reduzir o “setup” das máquinas.

MÁQUINAS SEMI- AUTOMATIZADAS

CNC – CONTROLE NUMERICO AUTOMATIZADO

Uma máquina CNC faz uso de técnicas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (45.7 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com