TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVALIAÇÃO CONTAMINAÇÃO DA ÁGUA DOS POÇOS TUBULARES PROFUNDO DA ÁREA URBANA DE CONCÓRDIA

Por:   •  26/4/2016  •  Projeto de pesquisa  •  2.491 Palavras (10 Páginas)  •  353 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE DO CONTESTADO – UNC

CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA

MARINA GABRIELA VERONESE

MARJORIE ROCATELLI

AVALIAÇÃO CONTAMINAÇÃO DA ÁGUA DOS POÇOS TUBULARES PROFUNDO DA ÁREA URBANA DE CONCÓRDIA

CONCÓRDIA

2014

INTRODUÇÃO

        A Terra tem cerca de 2\3 de sua superficie coberto por água, aproximadamente 70%. Sendo destes, 97,5% água salgada, e os 2,5% restantes doces, distribuidas entre as calotas polares (68,9%), os aquiferos (29,9%), rios e lagos (0,3%) e outros reservatórios (0,9%). Ou seja, apenas 0,007% de toda água do planeta é um recursos aproveitavel para a humanidade. (decifrando a terra, capitulo 20, pag 422)

        Todo e qualquer organismo é dependende da água. Sendo o ser humano composto por cerca de 70% dela e totalmente essencial para o funcionamento de seu organismo. Não só para a sobreivenvia dos organismos vivos, tambem é de extrema importância para o desnvolvimento de todas as atividades prdutivas, tais como, agropecuaria, geração de energia, produçao industrial, a manutenção das condições ecológicas e ambientais (MAGRO, 2007).

        A agricultura e a criação de animais são as atividades que mais consomem agua, representando cerca de 70%  de toda a agua usada no mundo. A agricultuta duplamente, além de impactar pela enome quantidade de água utilizada para a irrigação, ela tambem gera o escoamento de um efluente mesclado a pesticidas, fertilizantes e dejetos animais que polui rios, lagos e regioes costeiras com agrotoxios e nutrientes em execesso (HOCKSTRA A. Y. & CHAMPAGAIN, A.K. 2008).

        Em consequencia as intensas atividades antrópicas, a maior parte da reserva de água doce superficial não é encontrada em forma potável. Assim, cada vez mais as aguas subterraneas, menos contamindas por fatores externos,vem sendo exploradas pela populaçao. Porém, a crescente e diversificada utilização deste recurso, aumenta a importância da qualidade dessas águas. Fatores como os esgotos domésticos e industriais, e fertilizantes utilizados na agricultura, podem comprometer a qualidade dessas águas, tornando-as impróprias para consumo humano (Semina: Ciências Biológicas e da Saúde, Londrina, v. 33, n. 2, p. 171-180, jul./dez. 2012 ).

        Perante este cenário, este trabalho tem como objetivo avaliar a qualidade da água dos poços tubulares profundo, em diferentes bairros do municipios de concórdia.


JUSTIFICATIVA

As águas subterrâneas são a principal reserva de água doce disponivel do mundo, representam cerca de 98% do total (GOMES, 2011). Como estão abaixo da superfície terrestre preenchendo poros e vazios intergranulares das rochas sedimentares, ou as fraturas, falhas e fissuras das rochas compactas, a extração dessas águas subterraneas dificulta seu uso, porem pode ser feita atraves de poços tubulares profundos.

São utilizadas em inumeras cidades brasileiras como a principal fonte de abastecimento da população, sendo no Oeste Catarinense, os aquíferos mais utilizados para extração o “Serra Geral e Guarani”, tendo uma área de ocorrencia de 49.000km² em Santa Catarina (SEGESC, 2012).

        A deficiencia estrutural na rede de esgoto pode contaminar a agua dos pocos. Pois, muito estao localizados em regioes mais baixas do que as fossas, sendo, que se houver algum vazamento de dejetos, poderá contaminar o lençol freático e consequentemente os poços localizados próximos ao vazamento.

        Esses recursos hídricos contaminados por descargas de resíduos humanos e de animais, transportam inumeros patógenos como bactérias, vírus e protozoarios que podem causar doenças gastroinstestinais. Entre as bacterias patogênicas comumente encontradas na água contaminada se encotra a Escherichia Coli, bacteria do grupo coliforme, sendo considerado o mais especifico indicados de contaminação fecal recente e de eventual presença de organismos patogênicos (CORDAZZO, 2009)

        


OBJETIVOS

Objetivos geral

  • Avaliar a qualidade da água para consumo humano dos poços tubuares profundos dos bairro do municipio de concórdia

Objetivos específicos

  • Coletar agua de diferentes poços tubulares profundo do municipo de concordia.
  • Analisar  qualidade das amostras coletadas para a presenca de E. Coli.


REFERENCIAL TEORICO

Importancia dos Recursos Hidricos

        O termo “água” refere-se  ao elemento natural, desvinculado de qualquer uso ou utilização. Já o termo “recurso hidrico” é a consideração da água como bem economico, passível de utilização com tal fim. Ou seja, nem toda água da terra é, necessariamente, um recurso hidrico, pois seu uso ou utilização nem sempre tem viabilidade economica (REBOUÇAS, 2006).

        Sua importância em todo e qualquer processo de desenvolvimento socioeconomico é indiscutível, além de ser essencial para o seu papel natural de abastecimento das necessidades humanas, animais e produtivas, vem sendo degrada para atender como veiculo de diversos efluentes advindos de esgotos domesticos e industriais, e tambem de poluentes de áreas rurais (MAGRO, 2007).

        As caracteristicas de qualidade das águas derivam dos ambientes naturais e antropicos onde se originam, circulam, percolam ou ficam estocadas. Os problemas de escassez de água que ameaçam a sobrevivencia das populações  e do ambiente favoravel à vida na Terra, segundo alguns, são originados pelo crescimento desordenado das demandas e, sobretudo, pelos processos de degradação da sua qualidade, atingindo níveis nunca imaginados, a partir da decada de 1950 (REBOUÇAS, 2006).

Agua e Saúde

        A água é essencial para os processos vitais e para a saúde humana, para o funcionamento biologico em todos os niveis, desde o metabolismo dos organismos vivos até o equilibrio dos acossistemas. Porém, cerca de 1,5 milhoes de pessoas no mundo, não tem acesso a água de boa qualidade (CAFALONIERI).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)   pdf (481.9 Kb)   docx (746 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com