TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio De PO

Casos: Desafio De PO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2013  •  266 Palavras (2 Páginas)  •  826 Visualizações

Página 1 de 2

Com base numa análise a cerca do atual cenário mercadológico podemos constatar que muitos desafios estão postos ao profissional que se propõe atuar na Psicologia Organizacional.

O primeiro deles são os conflitos que o psicólogo irá enfrentar quando suas crenças pessoais e os valores da empresa divergirem. As empresas, para defender seus interesses e sua lucratividade, podem requerer deste profissional, atitudes que sejam alheias ao que ele julga correto. Muitas vezes a ética profissional será colocada em cheque e é preciso que ele esteja ciente do papel que está desempenhando naquela empresa.

Outro ponto que dificulta o trabalho do psicólogo em uma empresa é que as pessoas esperam dele um trabalho que envolva uma escuta clínica. Não que a clínica não possa ser exercida com os profissionais de uma empresa, porém não pelo psicólogo organizacional. Isso irá gerar certa insatisfação em relação as expectativas que são criadas sobre seu trabalho, já que, na maioria dos casos o psicólogo é visto pelos leigos como aquele que atende na clínica apenas.

Também é um desafio, preencher o amplo espaço que há para se atuar em uma empresa. No artigo “Prazer e sofrimento de Psicólogos no Trabalho em empresas privadas” Patricia Costa da Silva e Alvaro Roberto Crespo Merlo fazem uma divisão da área em Psicologia Organizacional (o famoso RH), Psicologia Institucional (que tem o todo como objeto de intervenção) e a Psicologia do Trabalho (Relação entre trabalho e Saúde). Por mais que sejam focos diferentes, muito dificilmente uma empresa terá um profissional atuando em cada um deles, portanto o psicólogo na empresa terá que se atentar a todas estas questões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com