TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Absenteismo

Monografias: Absenteismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/4/2013  •  1.045 Palavras (5 Páginas)  •  1.619 Visualizações

Página 1 de 5

Resumo

Absenteísmo

É usado para designar a ausência dos trabalhadores no processo de trabalho, pôr falta ou atraso, devido a algum motivo. As causas e conseqüências mostraram que o absenteísmo é afetado pela capacidade profissional das pessoas e pela sua motivação, fatores internos e externos. Existem alguns tipos de absenteísmo, enfatizamos um que será a “Veracidade do absenteísmo voluntário nas organizações”

Introdução

Um dos problemas das organizações e dos administradores tem sido o absenteísmo. Segundo alguns estudiosos do assunto “absenteísmo” é a expressão utilizada para designar a falta do empregado do trabalho.

A palavra “absenteísmo” era aplicada aos proprietários rurais que abandonavam o campo e tendiam a viver nas cidades, sendo que, com advento da revolução industrial o termo passou a ser aplicado aos trabalhadores com tendência a faltar ao serviço. (Rocha,1981).

No atual contexto econômico de competitividade, o absenteísmo é um motivo de interesse crescente, pois quando menor for a ocorrência, maior será a capacidade das organizações aumentarem sua rentabilidade e conseguirem um crescimento sustentável.

Silva (2007), ressalta que alguns estudiosos definem que o absenteísmo surgiu com a chegada da revolução industrial, a qual apresentava características incompatíveis.

Com o bem estar do trabalhador, percebe-se, deste modo, trata-se de um problema antigo que até hoje gera transtornos as organizações .

Segundo Souza (2007), absenteísmo é uma palavra de origem Francesa, absenteísmo que significa pessoa que falta ao trabalho pôr inúmeros motivos. Percebe-se que o autor aborda que o absenteísmo esta relacionado a todos os fatores que resultam na ausência do funcionário da empresa, incluindo até mesmo as ausências chamadas de legais, como férias, licença maternidade, entre outras.

Segundo Costa (1971 p.842) ,“ Absenteísmo é o conjunto das ausências intencionais do trabalhador e de caráter repetitivo excluindo, deste modo as ausências por férias, luto, gravidez, ou sanções disciplinares.

Desenvolvimento

O termo absenteísmo é usado para designar a ausências dos trabalhadores no processo de trabalho, seja pôr falta ou atraso, devido a algum motivo interveniente.

Por outro lado, o absenteísmo pode estar demonstrando uma rejeição ao trabalho, insatisfação com o salário, com políticas da empresa, com as condições de trabalho e ainda pode estar diretamente ligado a problemas de ordem social, financeira ou emocional.

Ter funcionários nem sempre significa tê-los trabalhando durante todos os momentos do horário de trabalho. As ausências dos empregados no trabalho provocam distorções quando se refere ao volume de disponibilidade e atraso no horário de serviço. Essas ausências são as faltas ou atrasos ao trabalho.

O absenteísmo tem se tornado um problema grave, para as organizações. Os quais percebem a repercussão no seu quadro de funcionários e, por via de conseqüências, o reflexo no desempenho, na qualidade e na produtividade do serviço prestado.

Quando o trabalhador se ausenta por alguns dias do local de trabalho, há um impacto financeiro sobre a organização, nem sempre recai apenas sobre as atividades desempenhadas pelo trabalhador ausente, ele repercute muitas vezes por toda a organização, sobretudo se o emprego pertencer a um grupo, cuja produção tem implicação praticamente imediata sobre o cronograma. Até recentemente, as organizações tinha muita dificuldade em mensurar o impacto do absenteísmo pôr meio de dados concretos. São várias as situações que levam as organizações a fazer que os funcionários sejam fortes candidatos ao absenteísmo, como a insatisfação e a desmotivação, que influenciam a rejeição ao trabalho, excesso de regras, política das empresas, liderança deficiente, péssimas condições de trabalho. Todas essas características influenciam ao absenteísmo. A veracidade do absenteísmo voluntário também está relacionada à hostilidade entre a chefia e o subordinado e também por problemas sócios econômicos como:

 Baixo salário;

 Ausência de plano de carreira;

 Falta de benefícios.

O absenteísmo voluntário vem sendo alvo de atenções e preocupações de empresários e executivos. No ponto de vista empresarial influiu negativamente no balanço das organizações, é o preciso que os gestores observe a necessidade tanto das empresas quanto dos funcionários, pois desta forma a satisfação será recíproca.

Conclusão

Durante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com