TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Problema Do Absenteísmo No Ambiente De Trabalho

Artigos Científicos: O Problema Do Absenteísmo No Ambiente De Trabalho. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2013  •  2.682 Palavras (11 Páginas)  •  484 Visualizações

Página 1 de 11

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO.....................................................................................................04

2. A EMPRESA........................................................................................................05

3. ESTUDO TEMÁTICO...........................................................................................07

4. CONCLUSÃO.......................................................................................................12

5. REFERÊNCIAS....................................................................................................14

1. INTRODUÇÃO

Inúmeros são os desafios enfrentados pelas organizações num cenário de concorrência e busca de competitividade. Os efeitos decorrentes do processo de globalização e dos avanços tecnológicos são, freqüentemente, citados para justificar as profundas transformações na dinâmica organizacional. De fato, a conjunção desses componentes implica novas perspectivas de ação e comportamento no campo social. Na medida em que o acesso à informação amplia-se, mediado pelas tecnologias, e as referências de concorrência se alteram num processo de construção de um “mercado global” a postura adotada pelas organizações torna-se alvo de discussão. Neste sentido, temas inerentes à internacionalização e à busca de novos modelos de gestão ganham destaque na área de Administração. As possibilidades de articulação com atores externos, através de parcerias e redes de troca de informação entram em pauta.

Em relação ao Brasil, no que se refere à gestão das MPE’s (Micro e Pequenas Empresas) a literatura acadêmica e os debates no campo empresarial abordam exaustivamente obstáculos de diversas naturezas. Aspectos de natureza normativa, estrutural e formativa afetam, não raramente, o curso dessas organizações. O foco no cliente e na qualidade não é assunto novo, mas continua sendo reinterpretado e referenciado na estruturação de processos e elaboração de produtos. Nesta perspectiva, o relacionamento com o público externo e, sobretudo, com os clientes torna-se um fator decisivo para as empresas na busca de diferenciais competitivos.

Este trabalho tem por objetivo, apresentar considerações relativas à gestão de uma pequena empresa, localizada na região metropolitana de Belo Horizonte, em Minas Gerais. Resulta do Estágio Supervisionado realizada pela autora na referida organização. No intuito de resguardar a identidade, a empresa abordada foi denominada “Ômega Reforma de Equipamentos Ltda.” Em relação à estrutura, além desta introdução, contém itens que abordam: a caracterização da empresa, o estudo temático e as conclusões. Em relação ao estudo temático que se insere no campo dos estudos sobre mercadologia, a abordagem da Gestão do Composto de Marketing foi tomada como referência para análise.

2. A EMPRESA

A empresa Ômega Reforma de Equipamentos Ltda, fundada em 2005, tem como atividade a manutenção, o conserto e a venda de equipamentos recuperados. Trata-se de pequena empresa familiar cujo efetivo é composto por quatro mecânicos e dois funcionários na área administrativa, um vendedor e um motorista. O público alvo é composto por indústrias de soldagem e elevação de máquinas. O negócio da empresa orienta-se à reabilitação de equipamentos danificados como alternativa de redução de custos e preservação da integridade de processos. Neste sentido, na medida em que, geralmente, os fornecedores localizam-se em outras regiões e o reparo de equipamentos torna-se dispendioso, a empresa Ômega procura ser visualizada pelos clientes como alternativa viável e idônea de manutenção. As diretrizes e políticas adotadas fundamentam-se na busca de qualidade e segurança para o cliente.

A empresa procura promover integração entre os objetivos determinados em nível estratégico, pela direção, e as ações operacionais. Para tanto, através de reuniões periódicas (quinzenais) estabelece a comunicação com os empregados dos diversos setores. Pelo porte da empresa, os dirigentes consideram este procedimento relevante para o alinhamento de esforços.

Em relação à dinâmica de trabalho adotada, notou-se a ausência de metas preestabelecidas. Os procedimentos institucionalizados e a experiência dos empregados são considerados fundamentos para a realização das atividades. O controle de tempo na realização do trabalho tem sido utilizado como referência principal.

A empresa Ômega atende clientes de 37 municípios e fundamenta sua estratégia no preço e na qualidade dos serviços. A empresa procura explicitar sua atenção quanto ao controle de qualidade e garantia de serviços. Neste sentido, elabora documentos e laudos sobre as condições dos equipamentos para demonstrar seriedade e compromisso com o cliente. Essa ação parece não ser uma prática adotada pelos concorrentes. A direção da empresa pretende ampliar transferir a sede e ampliar a estrutura. Para tanto, investiu na aquisição de uma área no próprio município.

Em relação à dinâmica de gestão, pode-se afirmar que o processo de tomada de decisão é centralizado. A identificação de oportunidades de mercado e determinação de ações é originada pela direção. A contratação de empregados resulta de indicações e análise dos dirigentes, um dos requisitos prioritários é a experiência na área. Em virtude do porte da empresa a comunicação é direta e pode-se considerar que há um clima de envolvimento satisfatório. Em relação ao relacionamento com clientes, faz-se necessário destacar que a empresa envidou esforços para disponibilizar o comércio eletrônico, todavia como essa não era uma prática utilizada pelos clientes o mecanismo foi desativado. A visitação e contato por telefone são os meios mais efetivos de comunicação externa utilizados pela empresa.

3. ESTUDO TEMÁTICO

O Marketing é uma área essencial da Administração, sendo considerada prioritária pela empresa Ômega.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com