TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Acadêmico de Engenharia Mecânica - Multivix

Por:   •  23/5/2019  •  Artigo  •  716 Palavras (3 Páginas)  •  102 Visualizações

Página 1 de 3

Indústria 4.0: A nova revolução industrial.

Flavio Henrique Ramos Pimenta

Acadêmico de Engenharia Mecânica - Multivix

Introdução

Notoriamente a engenharia é um dos pilares da sociedade e todas as mudanças que ocorrem no cenário tecnológico impactam diretamente no segmento. Sendo assim o surgimento do conceito Indústria 4.0 demonstra que uma nova revolução industrial esta por vir. Segundo Sa Cavalcante et al(2018) a indústria 4.0 cria um novo paradigma no que se diz respeito sobre as grandes revoluções industrias.

         A Engenharia 4.0 incluirá todas as indústrias existentes e isso impactará a forma como trabalhamos, construímos nossas relações de negócios e vivemos em sociedade.

         Essa revolução também impactará o mercado de trabalho do engenheiro, proporcionando mais áreas e especialidades promissoras para o desenvolvimento do país. Assim essa diversidade dos conceitos da indústria 4.0 e os benefícios da sua aplicação também podem ser variados, ou seja a integração dos objetos físicos, interação humanas, maquinas, processos e linha de produção resultam em uma nova cadeia de valor, inteligente e conectada (Schummacher et al, 2016).

         Exemplo disso é a robótica colaborativa que mudou o trabalho diário de muitas indústrias por meio do uso da tecnologia moderna. Os robôs assumem diversas atividades, o que possibilita a máxima eficiência e precisão.

Desenvolvimento

Com a tecnologia inserida em basicamente todos os aspectos produtivos da sociedade, é de se considerar que a engenharia 4.0 não é mais uma novidade, e sim uma natural evolução de um processo em contínuo desenvolvimento.

Atualmente, já temos provas e conhecimentos do quanto a engenharia está envolvida com processos digitais, alcançando uma reestruturação de alto impacto em todos os segmentos. Com isso, o momento atual é chamado de engenharia 4.0: a nova grande revolução.

Nos últimos séculos, a indústria vem passando por significantes mudanças quanto a sua estruturação e seu modo de atuação. Já foram vistos três grandes revoluções do setor industrial e pesquisas indicam que uma quarta está bem perto de começar a mudar novamente a forma como as empresas atuam no mercado global. (Gonçalves,2017).

Para o engenheiro 4.0, isso quer dizer um alinhamento ou entendimento dos principais adventos tecnológicos, e seus conceitos para serem aplicados nos seus ramos de atuação.

Afinal, a tecnologia fez com que a indústria, em geral, encontrasse um equilíbrio pontual entre o aumento de produtividade sem que, no processo, perdesse qualidade ou aumentasse em demais os custos.

A Indústria 4.0 utiliza dispositivos e tecnologias que tornam possível o desenvolvimento de diversas oportunidades traduzidas em novos produtos ou serviços (Tamás et al., 2016).

O que se percebe na automatização é com a popularização da internet das coisas, que tem se mostrado cada vez mais  uma das grandes revoluções dos próximos anos.

Isso porque esse tipo de tecnologia vai tornar a análise de dados mais rápida e eficaz, tornando o tempo produtivo, os esforços e os gastos menores.

Conclusão:

Este novo conceito de indústria retira as barreiras tradicionais que existem entre as várias fases de desenvolvimento do produto, permitindo que todos os segmentos da empresa possam compartilhar dados entre si. Assim sendo cada vez mais o engenheiro está ligado às novas tecnologias que surgem a cada dia.

Lutar contra este avanço tecnológico, que já e uma realidade, significa ficar obsoleto, elevar custos de produção etc. A tecnologia veio para auxiliar o engenheiro do futuro, e não para deixa-lo fora do mercado de trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (61.6 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com