TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administrador De Banco De Dados

Artigo: Administrador De Banco De Dados. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/4/2013  •  1.344 Palavras (6 Páginas)  •  491 Visualizações

Página 1 de 6

Administrador de Banco de dados

Niveis de Conhecimento

 DBA JR: Profissionais que tem em média 2 anos de experiência na area de banco de dados.

 DBA PLENO: Profissionais com essa denominação possuem em média de dois a cinco anos de experiência em banco de dados.

 DBA SR.(SENIOR): Profissionais com mais de cinco anos de experiência, geralmente são consultores e atuam de forma independente em empresas próprias e ou em consultorias.

O que é um DBA

DBA (Administrador de Banco de Dados) é um profissional responsável por gerenciar e administrar um Banco de Dados qualquer.

Para se tornar um DBA, existem faculdades que ministram cursos de Graduação na área de Banco de Dados. De qualquer forma não necessariamente um DBA precisa ter feito um curso de

graduação de Banco de Dados. Cursos na área de TI podem agregar e preparar um Profissional para a área de Banco de Dados. Ex: (Ciências da Computação, Análise de Sistemas, Engenharia de Software, etc).

Posteriormente pode-se obter especialização em um Banco de Dados específico. Todos os fornecedores de software de Banco de Dados possuem treinamentos específicos para seus softwares de Banco de Dados.

É comum encontrar um profissional DBA com especialização em mais de um Banco de Dados. Com a crescente necessidade de conhecimento e demanda do mercado de TI, muitos se preparam / especializam para atender demandas de vários fornecedores e suportar diversas tecnologias de Banco de Dados.

Funções e Responsabilidades de um DBA

Administração de Bancos de Dados

A Administração de Banco de Dados compreende a implementação física das bases de dados a partir dos modelos gerados pelos ADs e a administração do ambiente de bancos de dados no sentido de garantir a disponibilidade, integridade, consistência e segurança das informações; além de assegurar que os acessos aos dados sejam executados com o nível de performance requerido pelas áreas de negócio

Estou postando o meu primeiro artigo. Por estar em uma coluna de banco de dados seria esperada a explicação de algum recurso novo, algum conceito de banco de dados ou talvez um script. Com certeza todos esses itens são muito importantes, mas resolvi discorrer sobre um assunto que também merece atenção. Esse artigo fala do profissional que administra o banco de dados mais conhecido como DBA.

O termo DBA é a sigla de DataBase Administrator (Administrador de banco de dados). Esse profissional de uma maneira geral é o responsável pelo banco de dados. Entre algumas das responsabilidades de um DBA estão:

Segurança do banco de dados

É responsabilidade do DBA, garantir que os dados estejam seguros quanto a acessos indesejados atribuindo os níveis de permissões adequados aos usuários de banco de dados.

Uma das principais virtudes que o DBA precisa ter é o bom senso. “O DBA tem acesso a todos os dados corporativos, mas não pode acessar o conteúdo. O profissionalismo deve prezar pelo sigilo do banco de dados. A questão de segurança deve ser tratada com muito cuidado”.

Por mais seguro que seja um banco de dados, o DBA afirmou que a empresa precisa confiar em alguém para dominar essas informações. “Uma pessoa sempre receberá a chave de acesso a todos os dados. Cabe à empresa escolher quem tem o perfil mais indicado para ocupar essa posição”.

Recuperação e disponibilidade

O DBA deve seguir procedimentos de cópia (BackUp) como forma de contingência a possíveis desastres (falhas de hardware, invasões, alterações acidentais, etc). É igualmente importante que o DBA realize testes sobre essas cópias para garantir que as mesmas funcionam e estarão disponíveis quando necessárias. Também é responsabilidade do DBA realizar tudo o que estiver ao seu alcance para que o banco de dados fique disponível o maior tempo possível.

Desempenho

Dadas as possíveis limitações, é papel do DBA providenciar o melhor desempenho possível do banco de dados. Isso inclui atividades como otimização de consultas, utilização da infra-estrutura (disco, memória, processador, etc) de forma adequada, monitoração do ambiente, etc

Suporte a equipe de desenvolvimento

É imprescindível que haja uma boa relação entre o DBA e a equipe de desenvolvimento. Através dessa relação é possível a troca de conhecimentos de forma que isso possibilita ao DBA entender melhor as demandas de uma aplicação e propor as soluções mais adequadas para o bom funcionamento do banco de dados. Os desenvolvedores também podem solicitar suporte ao DBA em questões referentes ao banco de dados.

Implementação de Bancos de Dados

O DBA deve realizar uma implementação adequada do banco de dados visando desempenho, escalabilidade, flexibilidade e confiança. Isso inclui ter um bom modelo de dados físico,

Para que o DBA possa exercer adequadamente o seu papel e cumprir com suas responsabilidades é importante que ele detenha algumas competências:

Conhecimentos em Sistemas Operacionais:

Um banco de dados é totalmente dependente do sistema operacional onde está instalado. É fundamental que o DBA conheça conceitos ligados ao sistema operacional (processos, threads, gerenciamento de memória, paginação, sistema de arquivos, etc) para poder adequar o máximo possível o sistema operacional ao banco de dados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com