TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração De Materiais

Artigos Científicos: Administração De Materiais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2013  •  1.219 Palavras (5 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 5

“A otimização dos investimentos em estoques (aumento do uso eficiente dos meios de planejamento e controle) é um dos principais objetivos da gestão de materiais. Com isto, é possível contribuir para a maximização do lucro sobre o capital investido”. – Prof. Jorge Luis Ribeiro Cesário, economista pós-graduado em engenharia de produção.

Administração de materiais

Não há como uma empresa funcionar sem a existência de recursos, seja eles financeiros humanos ou materiais. As empresas buscam identificar formas de melhorar seus desempenhos, encontrando maneiras diferentes de obterem vantagens.

Uma vantagem é a boa gestão de seus recursos sejam eles materiais ou não.

Com os custos crescentes é importante gerir bem seus estoques e seu patrimônio produtivo de forma a utilizá-los com a máxima eficiência e eficácia.

A administração de material é uma atividade que abrange a execução e gestão de todas as tarefas de suprimento, transporte e manutenção do material de uma organização. Podemos citar como principais objetivos dessa atividade: Preços baixos; Alto giro de estoques; Baixo custo de aquisição e posses; Continuidade de suprimento; Consistência de qualidade; Pouca despesa com pessoal; Relações favoráveis com os fornecedores; Aperfeiçoamento do pessoal; Bons registros.

A administração de material é a parte da administração geral que trata da área especifica dos materiais. Nas empresas é uma atividade integrada da Logística Empresarial. É ela quem planeja, organiza, dirigi, coordena e controla todas as tarefas necessárias à definição de qualidade, aquisição, guarda controle e aplicação dos materiais destinados às atividades operacionais de uma organização.

Para melhor compreensão desse conceito realizamos uma visita à empresa Newpacific Ship Supplier, que atua na área de Off-Shore. Em anexo segue o questionário respondido pelo gerente logístico. A seguir um relatório do que foi observado.

A visita

Empresa: Newpacific Supplements Comércio de Alimentos LTDA.

A Newpacific Ship Supplier, como o nome sugere atua como fornecedora de suprimentos a navios. Atividade conhecida como Off-Shore.

Com uma logística que prove um lucro de ate 80% a Newpacific trabalha com uma “logística ilógica” segundo o seu gerente logístico quando indagado a respeito dos leads times que são em seus 99,9% ditados pelo seu cliente. Com sua produção voltada a atender as especificações dos navios é impossível manter uma programação constante de entrega, ou seja, nunca um dia é igual ao outro.

A NewPacific conta com 10 funcionários atuando em três setores responsáveis pela administração de materiais que em sua maioria trata-se de perecíveis. Atendem entre 10 e 25 clientes mês. Podemos dizer que a produção é puxada pela demanda de pedidos, pois ate o estoque funciona desta maneira. Só são estocados produtos dos quais existem uma grande saída, assim evita-se uma frequência de compra varejo.

Graças a parcerias com fornecedores e representantes a maioria das compras é atacado o que auxilia na obtenção dos lucros finais.

Como base nesses dados podemos dizer que a Newpacific trabalha com duas das ideias básicas do sistema Just in time a redução do estoque descartando o que não é necessário procurando a qualidade na prestação de serviço. “Serviço bem feito é executado uma vez só” – Aldanir Cezar – Gerente Logístico da Newpacific. E o atendimento personalizado demonstrando que a empresa procura entender a necessidade do seu cliente. Um exemplo são as entregas programas segundo a agenda do cliente e a cotação realizada pelo setor comercial que garante que todas as especificações e peculiaridades dos pedidos sejam devidamente atendidas.

Pode-se dizer que o MRP tem como objetivo definir as quantidades e momentos em que cada item deve ser comprado, a fim de atender o planejamento da produção, e para isso ressalta que as estruturas de produto devem estar perfeitamente definidas assim como os tempos de obtenção, além das informações sobre inventários que deve ser a mais acurada possível.

A metodologia MRP dentro da Newpacific é aplicada por um software denominado Alterdata que sinaliza quando há necessidade de reposição no estoque.

Just in time/ Kanban/MRP

O sistema Just in time pode ser aplicado em qualquer organização, e é muito importante para auxiliar a reduzir estoques e os custos decorrentes do processo. Com este sistema, o produto ou matéria prima chega ao local de utilização somente no momento exato em que for necessário, ou seja, os produtos somente são fabricados ou entregues a tempo de serem vendidos ou montados, não existe estoque parado. O próprio conceito do termo é relacionado à produção por demanda, onde primeiramente vende-se o produto para depois comprar a matéria prima e só depois

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com