TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração De Materiais

Ensaios: Administração De Materiais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2013  •  3.768 Palavras (16 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 16

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

ATPS – Administração de Materiais

Mauro Neves de Paula – RA# 5660122833

Professor tutor presencial: Roberto Gomes Dias

Professor tutor à distância: Felipe Rossi

BELO HORIZONTE / MG

2013

SUMÁRIO

Introdução 03

Gestão dos Estoques 05

Gestão de Compras 13

Equipamentos de Movimentação e Armazenagem 16

Referências Bibliográficas 19

INTRODUÇÃO

Atualmente as abordagens dos profissionais de logística se deparam com as crescentes exigências e desafios do mercado, e a Gestão de Materiais foi integrada como uma ferramenta na administração como uma tecnologia de informação moderna. A necessidade deste conhecimento e sua prática no dia-a-dia permitem um absoluto controle das operações da produção, investimentos de estoque, vantagens de economia de escala, enxugamento da produção cortando excessos e desperdícios entre outros fatores.

A Administração de Materiais trabalha para à garantia de existência contínua do estoque, organizado de modo a nunca faltar nenhum dos itens que o compõem, sem tornar excessivo o investimento total.

Na Administração de Materiais, os subsistemas integrados de forma sistêmica, fornecem meios necessários à consecução das quatro condições básicas para uma boa Administração de material. Decompondo esta atividade através da separação e identificação dos seus elementos componentes, encontramos as seguintes sub-funções típicas da Administração de Materiais, além de outras mais específicas de organizações mais complexas: Conforme SEBRAE (2009) segue abaixo os subsistemas típicos mais importantes que fazem parte do escopo da administração de materiais:

Controle de Estoque - subsistema responsável pela gestão econômica dos estoques, através do planejamento e da programação de material, compreendendo a análise, a previsão, o controle e o ressuprimento de material. O estoque é necessário para que o processo de produção-venda da empresa opere com um número mínimo de preocupações e desníveis. Os estoques podem ser de: matéria-prima, produtos em fabricação e produtos acabados. O setor de controle de estoque acompanha e controla o nível de estoque e o investimento financeiro envolvido. Classificação de Material - subsistema responsável pela identificação (especificação), classificação, codificação, cadastramento e catalogação de material.

Aquisição / Compra de Material - subsistema responsável pela gestão, negociação e contratação de compras de material através do processo de licitação. O setor de Compras preocupa-se sobremaneira com o estoque de matéria-prima. É da responsabilidade de Compras assegurarem que as matérias-primas exigidas pela Produção estejam à disposição nas quantidades certas, nos períodos desejados. Compras não é somente responsável pela quantidade e pelo prazo, mas precisa também realizar a compra em preço mais favorável possível, já que o custo da matéria-prima é um componente fundamental no custo do produto.

Armazenagem / Almoxarifado - subsistema responsável pela gestão física dos estoques, compreendendo as atividades de guarda, preservação, embalagem, recepção e expedição de material, segundo determinadas normas e métodos de armazenamento. O Almoxarifado é o responsável pela guarda física dos materiais em estoque, com exceção dos produtos em processo. É o local onde ficam armazenados os produtos, para atender a produção e os materiais entregues pelos fornecedores Movimentação de Material - subsistema encarregado do controle e normalização das transações de recebimento, fornecimento, devoluções, transferências de materiais e quaisquer outros tipos de movimentações de entrada e de saída de material.

Gestão de Estoque

Uma gestão eficiente resulta em ajustes eficazes nos processos, possibilitando resultados em reduções de custos e economia em aquisições, a supremacia das empresas na administração dos estoques, torna-se êxito impactante, motivado pelo alto volume de dinheiro empregado. Resumindo-se de que, a excelência na gestão de estoques reflete muito no sucesso das empresas, e para a sua total eficiência é vital que o gestor tenha acesso indistintamente a todos KPIs disponíveis e abrangentes, sejam estes, compras, acompanhamento, gestão de armazenagem, controle de produção e gestão de distribuição física. Seguindo esta idéia, muito aquém de simplesmente estabelecer níveis de estoques, o gestor tem que se ocupar com outros dados e estabelecer o monitoramento de custos de, pedir e manter o estoque, ajustar, programar e planejar o suprimento de minimização de custos totais. Ferramentas de mapeamento trarão uma exatidão de cada um dos fornecedores, extraindo dados como, tempo necessário de processamento do pedido, produção e entrega.

Previsão das Incertezas

Um planejamento para a previsão da demanda real e sua previsão, é inevitavelmente provido de erros, pois a variação é uma verdadeira incógnita, e dependendo da dimensão desses erros os impactos refletiram nos processo de planejamento, portanto não se prenda em saber se há erros e sim o quanto se erra e como estes variam. Os modelos matemáticos de previsão de demanda aproximam-se dos resultados reais, o que se aconselha que sejam feitos os acompanhamentos e ajustes dentro destes padrões. Outras incertezas dentro deste contexto, quais devem ser monitoradas e consideradas tais como, incerteza do lead time e a incerteza da quantidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com