TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração De Materiais E Logística

Monografias: Administração De Materiais E Logística. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2013  •  3.008 Palavras (13 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 13

Anhanguera – Uniderp

FAC 1 - Campinas

CST Gestão Hospitalar

Administração de materiais e logística

Ana Maria Segnorelli Kumada

RA 129952615-7

Juliana Silvestre

RA: 6787361970

Maria de Lourdes Rufino Diaz

RA 7119507364

Matheus Vicente Moreno

RA 6954499992

Tatiane Teixeira Correa

RA 1299459056

Tutor Prof. Me. Luiz Manuel Palmeira

Campinas, 07 de Outubro de 2013.

Introdução

É importante termos a definição dos principais temas abordados.

Administração

Conforme definição de Henry Fayol, podemos dizer que administrar é prever, organizar, comandar, coordenar e controlar.

As empresas precisam e têm a sua disposição cinco tipos de recursos: materiais, patrimoniais, de capital financeiro, humanos e tecnológicos.

Recurso

Tudo que gera ou tem a capacidade de gerar riqueza, no sentido econômico do termo.

Recursos Materiais

Os recursos materiais são todos os bens tangíveis que permitem oferecer os produtos ou serviços que fazem parte do objetivo da empresa. Neste relatório vamos tratar os recursos materiais como sendo produtos, seja de uso interno, seja matéria-prima ou produto para revenda.

Recursos Patrimoniais

Serão tratados aqui como Bens Patrimoniais, que podem ser entendidos como as instalações, prédios, terrenos, equipamentos e veículos da empresa. Conceitos mais amplos sobre o assunto são objetos de estudo da Administração Financeira e da Economia.

Funcionamento da administração de Recursos Materiais

Simplificando o fluxo de um material em uma organização podemos dizer que este tem sua entrada estabelecida, é armazenado, controlado, utilizado ou sai da empresa e é reposto.

Obviamente, diferentes tipos de empresas têm comportamentos e uso diferenciados dos materiais.

Enquanto uma indústria compra matéria-prima e a transforma em um produto acabado, os prestadores de serviço não vendem materiais, mas normalmente utilizam para a realização do serviço a ser prestado.

De qualquer forma, o fluxo genérico, acima exposto, é parecido. Dessa forma, temos em cada etapa diversos aspectos que devem ser administrados utilizando-se técnicas conhecidas ou próprias, específicas.

Todos os processos têm relação entre si, formando um único e grande processo, e a falha de um deles prejudica o processo geral como um todo.

Processo de Compra

A entrada normalmente é iniciada pelo procedimento de compra, no qual devem ser definidos os possíveis fornecedores, seus preços, seus prazos de entrega, qualidade de seus produtos etc. Ao cruzarmos essas informações com a necessidade da empresa teremos estabelecido o que comprar, de quem comprar, com qual custo, com qual prazo e em que quantidade.

Processo de armazenamento

Quando um material chega à empresa ele deve ser armazenado adequadamente, de acordo com suas características, seu uso, sua demanda de utilização etc.

Neste ponto é importante frisar que o material deve ser preservado em todas as suas características.

Ponto fundamental para não haver perda de material é o cuidado com a data de validade do produto, utilizando técnicas de giro de estoque ou de armazenagem inteligente para garantir a menor perda possível.

Processo de controle

Controlar o material é obter e utilizar todas as informações possíveis sobre o material, muitos indicadores são utilizados nessa etapa como a CURVA ABC, por exemplo.

A curva ABC é um método para se examinar estoques, permitindo a identificação daqueles itens que justificam maior atenção e tratamento adequados quanto à sua administração.

Ela consiste na verificação, em certo espaço de tempo (normalmente 6 meses ou 1 ano), do consumo em valor monetário, ou quantidade dos itens de estoque, para que eles possam ser classificados em ordem decrescente de importância.

Aos itens mais importantes de todos, segundo a ótica do valor, ou da quantidade, classificamos como sendo da classe A, aos intermediários, itens da classe B, e aos menos importantes, itens da classe C.

Assim fica fácil entendermos que os itens da classe A representam um maior número de vendas, ou um maior valor em estoque, requerendo uma maior atenção do que os demais itens da empresa, com os produtos mais importantes sendo acompanhados com maior atenção reduzimos ou zeramos os erros ou perdas com os produtos mais importantes da empresa.

Nesta etapa, em que as informações são a essência do processo, um sistema informatizado é fundamental para uma rápida e precisa tomada de decisão com base em informações estatísticas. Salientamos que todos os demais processos são afetados pela informatização, pois como já dito, todos eles são inter-relacionados, fazendo parte de um processo maior.

Processo de utilização ou saída

Nesta etapa o material pode ser utilizado, chegando-se ao fim de sua vida na empresa, transformado em um produto acabado e retornando assim ao processo de armazenagem, ou vendido, sendo retirado ou transportado até o cliente final.

Nesta fase de saída do material, o transporte é um fundamento de vital importância, pois ele é que define o prazo de entrega, determina a capacidade de entrega e tem um alto custo. Sendo assim, quanto mais eficiente for o processo de entrega mais competitiva será a empresa, pois hoje, é exigido um prazo cada vez mais curto tanto por clientes pessoa física, consumidores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com