TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Admnistração De Materiais

Monografias: Admnistração De Materiais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/6/2014  •  7.097 Palavras (29 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 29

ATPS – Administração de Materiais

SOROCABA / SP

2013 

Professor tutor presencial: Jaqueline da Silva

Professor tutor à distância: Tania Maria Alves Capodifoglio

Atividade Pratica Supervisionada apresentada ao Curso Superior Tecnologia em Logística da Universidade Anhanguera Uniderp, como exigência parcial da Disciplina Administração de Materiais para a obtenção de nota, sob orientação da Profa. Tutora EAD Tania Maria Alves Capodifoglio.

SOROCABA / SP

2013

SUMÁRIO

Introdução 04

Administração de materiais na empresa 05

Relatório da visita técnica / Administração de materiais Zermatt Tools 07

Recursos materiais e patrimoniais 09

Gestão dos Estoques MRP I 11

MRP II 12

Just in Time / Kanban 13

MRP, Just in Time e kanban na Zermatt Tools 14

Gestão de Compras EDI 15

Vantagens e desvantagens na implantação do EDI 16

Centrais de compras em pequenas empresas 17

Vantagens e desvantagens das centrais de compras 18

Leilões, conceitos, vantagens e desvantagens 19

Equipamentos de movimentação e armazenagem 20

Equipamentos de movimentação e armazenagem na Zermatt Tools 25

Considerações Finais 27

Referências Bibliográficas 28

Anexo – Entrevista realizada durante a visita técnica na empresa 29

INTRODUÇÃO

A administração de materiais é e sempre foi uma grande preocupação para as empresas, nenhuma empresa pode funcionar sem matéria-prima, equipamentos, peças, produtos, instrumentos e outros. È necessário pessoas competentes para função de armazenagem, movimentação, inspeção, buscando sempre a organização, tempo certo, quantidade necessária, qualidade e preço.

É fundamental o planejamento e controle de modo a diminuir o capital para o estoque, pois é por meio de um fluxo de materiais que a administração melhor irá planejar e controlar o fluxo de materiais e desempenho do processo.

É fundamental trabalhar com estoque mínimo, liberando assim espaço de armazenagem, auxiliando numa boa iluminação, mão de obra, segurança, entre outros.

Temos como objetivo neste trabalho, compreender todo processo de administração de materiais em uma empresa, desde sua aquisição no fornecedor, seu recebimento na organização, o tratamento recebido no estoque, na linha de montagem até se tornar produto final e ser entregue ao cliente.

Para um melhor entendimento escolhemos a empresa Zermatt Tools para uma visita técnica, buscaremos perceber como o material é adquirido, transportado e armazenado pela empresa, quais equipamentos são utilizados neste processo, quais conceitos são adotados pela empresa em sua administração.

Após a conclusão desta pesquisa apontaremos possíveis falhas e percebidas pelo grupo durante a visita e elaboraremos um plano de melhoria para tal processo.

01 ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS NA EMPRESA

Os itens e componentes utilizados por uma determinada empresa em suas operações diárias recebem o nome de recursos materiais, tais elementos são utilizados na confecção de seu produto final. Tais itens podem receber quatro tipos de classificação, materiais auxiliares, matéria-prima, produto em processo e produto acabados.

Materiais auxiliares: Estes materiais não iram incorporar no produto final, por exemplo, o material de escritório, que podem também ser denominados de materiais indiretos ou não-produtivos.

Matéria prima: Este sim incorpora diretamente no produto final, e pode ser denominado também como materiais diretos ou produtivos.

Produtos em processo: É a classificação que se dá aos que ainda estão em fase de fabricação, podemos indicar como materiais que estão no meio da fábrica.

Produtos acabados: “É o produto final que já pode ser comercializado”. (MARTINS; CAMPOS 2000, p.93-94).

Segundo Chiavenato (ano, p) “A administração de materiais consiste em se ter os materiais necessários, na quantidade certa, no local certo e no tempo certo à disposição dos órgãos que compõem o processo produtivo da empresa”

O desafio na administração de materiais se dá no objetivo de abastecer de maneira contínua, a empresa com materiais que sejam necessários e indispensáveis para o desenvolvimento de suas atividades, sempre buscando, qualidade do material, quantidade necessária, prazo de entrega, preço e condições de pagamento.

A qualidade no material é importante para empresa visando aceitação dentro e fora da mesma. O controle de quantidade visa a busca constante em evitar desperdícios sem deixar de suprir as necessidades da produção. O controle de prazo de entrega procura satisfazer as necessidades dos clientes no menor tempo possível, fechando com o preço e condições de pagamento oferecendo flexibilidade e bom atendimento.

Para buscar um melhor entendimento quanto à administração de matérias no dia a dia de uma empresa, optamos por uma visita técnica seguida de um questionário na empresa abaixo descrita:

• Apresentação da Empresa:

Figura 01 – Logo da empresa Zermatt Tools.

• Razão Social: Zermatt

...

Baixar como (para membros premium)  txt (50 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com