TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ads Individual Engenharia De Software

Trabalho Escolar: Ads Individual Engenharia De Software. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2013  •  1.237 Palavras (5 Páginas)  •  431 Visualizações

Página 1 de 5

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 Modelo de Software.

Processo de Software é conjunto de atividades que leva ao incremento do produto de software, um processo decide quem faz o que faz e quando, mas sabendo-se que não existe um processo ideal, as organizações desenvolvem seus próprios processos, assim o processo define as atividades para o desenvolvimento do software especificam os produtos de cada um Indicando os papéis das pessoas envolvidas.

Um modelo de processo de software é uma representação abstrata do processo de desenvolvimento, tipicamente mostrando as principais atividades usadas na produção e manutenção do software, bem como a ordem em que as atividades

devem ser executadas. Modelos de Processo de Software. Descrevem basicamente as principais etapas do desenvolvimento de software, desde a produção até a sua própria manutenção.

Há alguns ou até muitos modelos de processo de software cada um tentando representar e colocar em ordem uma atividade de modo inerente, e o que será abordado aqui será “O Modelo de Prototipação”.

A prototipação é uma representação de um design, aonde pode ser um desenho em papel de uma tela ou conjunto de telas, ou um simples conjunto de telas vinculadas por hyperlinks. Se baseando sempre em uma visão evolutiva do desenvolvimento de software, afetando o processo como um todo, ou seja, envolve a produção de protótipos de um sistema futuro com o qual é possível realizar verificações e experimentos, com o intuito de avaliar algumas de suas características antes que o sistema venha realmente a ser construído, de forma definitiva.

4.2 Evolução do Modelo

Na maioria dos casos o usúario estabelece apenas um conjunto de objetivos gerais para o Sistema, mas não foi capaz de gerar requisitos definidos, de entrada processamento e saída, para o mesmo. É o desenvolvedor geralmente que decide todo o resto, mais ainda assim ele não tem a absoluta certeza da eficiência de um algoritmo, ou como ele pode se comportar em um determinado Sistema Operacional, ou durante a comunicação com alguma interface, periféricos componentes;

Interação homem-máquina pode não ser aceita ou não compreendida pelo usúario, ou seja, a interface de comunicação com o aplicação pode ser confusa ou não usual.

Para facilitar pode-se gerar o protótipo de varias formas e ferramentas, sendo as melhores e que ultiliza-se com mas frequencia é o modelo de papel, é onde pode se ilustrar como o sistema de software irá se comportar e interagir como o usuário de forma a capacitar a todos entender como ocorrerão os processos de interação e o modelo de trabalho, nele é quando tem a implementação de algumas características do software, em sua maioria a interface de comunicação com usuário como a navegação em telas, entre outros subconjuntos de funcionalidades existentes no sistema;

Toda a funcionalidade existente será melhorada em um novo esforço de desenvolvimento, gerando um novo protótipo mais completo ai vai depender da necessitade do usúario.

O modelo de prototipação tem como principal objeitvo entender os requisitos do usuário e, assim, obter uma melhor definição dos requisitos do sistema, possibilitando que o desenvolvedor crie o modelo do software que deve ser construído, quando o cliente não definiu detalhadamente os requisitos utilizados como uma maneira de se obter informações e apresentar essas informações aos usuários. O protótipo vai sendo melhorado até atingir o objetivo final, ou seja, até que o mesmo atinja o sistema.

4.3 Vantagens e Desvantagens

As vantagens é sem sombra de duvida a melhoria de qualidade da especificação do software a ser desenvolvido, contribuindo para uma queda nos custos de desenvolvimento e manutenção, antecipa o treinamento dos usuários e partes do protótipo podem ser aproveitadas no desenvolvimento do sistema.

As desvantagens é que o descartamento do protótipo pode ser visto com perda de tempo para o usúario, além do custo na maioria dos casos é considerado muito alto e também o usuário tende a confundir o protótipo com uma versão do sistema.

4.4 Exemplo do modelo

A prototipação pode se tornar uma ação muito repetitiva, parecendo não haver utilidade, pois pra que retrabalho onde poderia já iniciar com a programação, que é aquilo que sabe realmente fazer, porém, observando a figura abaixo e considerando que cliente nunca sabe o que quer e nunca está errado, o desenvolvimento de protótipo traz uma segurança de que o sistema será da forma que foi documentada e avaliada por ambos.

o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com