TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ad Gerenciamento De Software

Trabalho Universitário: Ad Gerenciamento De Software. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2015  •  1.283 Palavras (6 Páginas)  •  402 Visualizações

Página 1 de 6

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Atividade de avaliação a distância (AD)

Unidade de Aprendizagem: Software Livre

Curso: Gestão de TI

Professor:

Nome do aluno:

Data:

Orientações:

• Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

• Entregue a atividade no prazo estipulado.

• Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

• Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Questão 1 (4,0 pontos)

Realize uma pesquisa na internet sobre os assuntos a seguir:

* Software de código aberto para servidores Web;

* Software de código aberto para servidores FTP;

* Software de código aberto para servidores E-mail;

Essa pesquisa deve ser feita de acordo com os seguintes passos:

¬ Para cada assunto, selecione um texto/artigo que trate desse assunto, em seguida, faça a leitura dos mesmos e apresente uma síntese de, no mínimo 10 linhas, sobre cada um deles;

¬ Em cada uma dessas sínteses, apresente, no início da mesma, o título do texto/artigo a que ela se refere e a referência desse último (o endereço eletrônico em que o mesmo encontra-se disponível e, se houver, quem assina esse texto/artigo);

¬ Essas sínteses juntas devem identificar as principais características das ferramentas (softwares de códigos abertos) atualmente utilizadas nas organizações e a interação entre as soluções pesquisadas.

Observação: Procure realizar essa pesquisa através das ferramentas de busca citadas a seguir, mas lembramos que você tem autonomia para fazer as pesquisas em outras fontes.

- http://www.google.com.br

- http://br.altavista.com/

- http://br.yahoo.com/

- http://www.achei.com.br/

Servidor Web Apache

O servidor web Apache funciona na estrutura cliente-servidor onde o mesmo recebe as requisições do cliente (browser), interpreta os códigos em PHP (Linguagem Dinâmica de Programação) e responde ao cliente em codificação HTML, montando a pagina(ou sistema web) e tornando possível a visualização e a usabilidade do usuário para acessar bancos de dados, sistemas de arquivos, servidores de correios eletrônicos entre outras funcionalidades.

O Apache Web Server é um dos servidores para aplicações web mais utilizados atualmente no mundo todo 66,65% de utilização em vista de outros servidores.

Desenvolvido na plataforma de software livre o Servidor Web Apache as quatro liberdades da Free Software Foundation e destaca-se pela sua versatilidade, solidez, flexibilidade e tem um excelente fator custo(zero) X beneficio.

http://softwarelivre.org/php/servidor-web-apache - Fonte: Edi Carlos

Servidor FTP FileZilla

O FileZilla foi inicialmente um projeto de classe de ciências da computação por TIM Kosse e mais dois colegas de classe, dado o grande numero de servidores de FTP que já existiam na época decidiu-se em tornar o FileZilla um software de código fonte aberto, pois acreditava-se que ao tornar comercial o projeto não seria vendida nenhuma copia.

O software FileZilla e um software de código fonte aberto que consiste em viabilizar o a transferências de arquivos utilizando os protocolos FTP, SFTP, FTPS, SFTP (os dois últimos são FTP criptografados), alem disso oferece suporte ao protocolo de internet IPv6.

Atualmente utilizo o software e acho a ferramenta fantástica, supre minhas necessidades e não preciso pagar por uma licença de um software parecido que não teria quase nada de diferente alem do suporte técnico.

http://finslab.com/enciclopedia/letra-f/filezilla.php - Enciclopédia Livre

SENDMAIL

O SENDMAIL é um software de código fonte aberto que tem a função de transferir e-mails suportando vários métodos como POP3, IMAP inclusive SMTP (Simple Mail Transfer Protocol) ou Protocolo de Transferência de Correio Simples.

O Sendmail é um software que tem sido muito difundido pelos usuários de software livre devido ao seu bom desempenho e sua robustez, pois além de ser possível utilizar o software para gerenciar (servidor) o serviço de correio eletrônico o software também pode ser utilizado para servir de intermediador de comunicação de e-mails no próprio Sistema Operacional como no Linux por exemplo, além destas vantagens o Sendmail quando utilizado de modo corporativo pode representar uma potencial economia para as organizações que o aderem deixando de utilizar softwares pagos.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Sendmail

http://www.sendmail.com/sm/open_source/

Questão 2 (3,0 pontos)

Em relação aos itens pesquisados na questão anterior, elabore um texto de 10 a 15 linhas sobre um estudo de caso (empresa pública e/ou privada) envolvendo um processo de migração (de software proprietário para software de código aberto) entre estes tipos de servidores. Informe as referências bibliográficas na parte final de seu texto, sendo que as mesmas, não serão contabilizadas no cálculo da quantidade de linhas.

Migração de software proprietário para software livre

A empresa Datasigel que é de pequeno médio porte que atua no ramo de desenvolvimento de sistemas web encontrou uma possibilidade de reduzir em 38% sua despesa migrando softwares proprietários para softwares de código fonte aberto (livre de pagamento de licenças).

A primeira grande mudança será

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com