TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aeroporto Internacional De Hong Kong

Ensaios: Aeroporto Internacional De Hong Kong. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/3/2015  •  3.621 Palavras (15 Páginas)  •  643 Visualizações

Página 1 de 15

O maior do mundo

Na esteira da explosão capitalista na China, Hong Kong inaugura um megaaeroporto

Com a aterrissagem do avião do presidente Bill Clinton em Hong Kong, no dia 1º de julho, a próspera ex-colônia britânica, disposta a se firmar como polo de negócios e turismo da Ásia, inaugurou um aeroporto que simboliza o novo tempo do capitalismo no continente. Construído ao norte da ilha de Lantau, a 25 quilômetros do centro de Hong Kong, Chek Lap Kok será o maior aeroporto do mundo. Quando estiver em pleno funcionamento, no ano 2000, passarão por ali 87 milhões de passageiros anualmente. Para ter uma ideia do que isso significa, basta dizer que o aeroporto de maior tráfego do planeta hoje, o O'Hare, de Chicago, nos Estados Unidos, tem um movimento anual de 69,1 milhões de passageiros. No Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, o maior da América Latina, são 13 milhões.

O Chek Lap Kok é apenas um dos megaaeroportos que estão surgindo no mundo. As cidades europeias têm projetos de investimento de 66 bilhões de dólares para construir ou renovar seus terminais aéreos. Nos Estados Unidos, estima-se que serão necessários outros 60 bilhões de dólares para aumentar os aeroportos em atividade e construir outros cinco grandes terminais. Os maiores projetos, contudo, estão na Ásia. Recentemente foram inaugurados novos aeroportos nas cidades de Osaka e Macau. Taipé, Cingapura e Seul, na Coréia, têm projetos para grandes aeroportos internacionais. Somente na China, recém-despertada para o poder da economia livre e amparada no seu bilhão de passageiros potenciais, quarenta aeroportos serão construídos ou reformados até o ano 2.000.

Em Hong Kong, o movimento já colocava a infraestrutura no limite do colapso. O antigo aeroporto, o Kai Tak, era considerado um dos mais perigosos do mundo. Operava com muito mais aviões do que podia. Além disso, estava espremido entre as montanhas, o mar e os arranha-céus da cidade. Pousar nele era uma experiência assustadora. Tinha um apelido sugestivo: "Heart Attack" (Ataque do Coração). Para resolver o problema, o governo decidiu há sete anos construir um megaaeroporto em tempo recorde, tarefa hercúlea do tipo a que estão habituados os habitantes do Sudeste Asiático. "Parecia impossível, mas somente para quem não conhece Hong Kong", diz o engenheiro canadense Keith Tobin, da equipe que capitaneou a obra. "Eles trabalham aqui 24 horas por dia. Dia após dia."

Projeto faraônico — Tudo no Chek Lap Kok é faraônico, a começar pelo projeto, criado há sete anos pelo arquiteto inglês sir Norman Foster. Para construir o aeroporto foi preciso criar uma plataforma de terra com 1.248 hectares, que consumiu três anos e meio de trabalho e 9 bilhões de dólares. Primeiro, os engenheiros nivelaram a antiga ilha de Chek Lap Kok, de 302 hectares, e sua pequenina vizinha, a ilhota Lam Chau, com 8 hectares. Os 938 hectares restantes são um aterro feito sobre o mar, criado à força de tratores e explosões que atiravam em média 10 toneladas de pedra e areia por segundo na água.

Com o terreno preparado, começaram as obras, em junho de 1995. O terminal de passageiros, que tem o formato de um avião, com asas e cauda, foi comparado pelos engenheiros a uma "catedral" horizontal e possui o tamanho de um estádio de futebol. O governo de Hong Kong está gastando mais 11 bilhões de dólares na construção das vias de acesso até o aeroporto: 34 quilômetros de vias expressas, uma linha de trem que vai até o centro da cidade, a mais longa ponte ferroviária suspensa do mundo e dois túneis submarinos ligando Hong Kong a Kowloon. Ao redor do terminal, foi levantada uma verdadeira cidade. Chek Lap Kok possui um complexo comercial, que inclui centro financeiro, o maior shopping center já visto num aeroporto, com 144 lojas, e uma cidade-satélite onde já vivem 20.000 pessoas, a maior parte delas empregada no próprio lugar. Por enquanto, somente foi inaugurada a pista sul. Nesta fase, o aeroporto pode comportar 35 milhões de passageiros anuais e 3 milhões de toneladas de carga aérea. Quando estiver totalmente pronto, além de mais do que dobrar seus passageiros, Hong Kong poderá movimentar seis vezes mais carga do que antes.

Nem mesmo a crise do Sudeste Asiático parece deter a demanda por grandes aeroportos no continente. O Aeroporto de Pequim, na China, desenhado para acolher 3 milhões de passageiros ao ano, recebeu mais de 19 milhões de pessoas em 1996. Nos últimos dois anos o movimento caiu um pouco com a recessão do Sudeste Asiático, mas continua muito acima da capacidade. O U.S. Federal Aviation Administration, departamento que cuida do tráfego aéreo americano, calcula que o número de passageiros entre os Estados Unidos e a Ásia deverá dobrar até o ano de 2009. Hong Kong também sofria com a superlotação aérea. Com um território pequeno, baseou sua economia como um centro internacional de negócios. Estima-se que um em cada seis habitantes de Hong Kong precisa viajar de avião para trabalhar. Eleita durante vários anos pela revista Fortune como o lugar número 1 do mundo para negócios e considerada a Manhattan do Oriente por abrigar os hotéis e restaurantes mais sofisticados do planeta, Hong Kong é o portão da Ásia. Por ela passam as exportações da China, seu vizinho gigante. Além disso, é o centro financeiro do continente, o terceiro do mundo depois de Nova York e Londres, e comporta uma das maiores bolsas mundiais. Hong Kong sofre com o desemprego e a retração econômica, mas continua se lançando em projetos gigantescos que irão aumentar sua competitividade na economia global. Além dos 20 bilhões de dólares que está gastando com o aeroporto, deverá investir mais 30 bilhões na construção de novas linhas de trem de curta distância, metrô, uma nova estrada de ferro ligando a cidade à província de Guangdong e novos terminais de contêineres. Um prenúncio do que a Ásia poderá realmente vir a ser.

Revista Construção Metálica - Edição 69

Protegendo Aeroporto contra corrosão

O aeroporto é, indiscutivelmente uma das mais

importantes instalações de qualquer cidade, sendo

sua porta de entrada para o exterior. Como tal, o

aeroporto de uma cidade normalmente é uma

estação de conteúdo e tamanho consideráveis, que

emprega métodos de construção e projetos

inovadores.

O zinco tem o papel fundamental para satisfazer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.2 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com