TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Agregados para o setor de construção

Pesquisas Acadêmicas: Agregados para o setor de construção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.260 Palavras (6 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 6

AGREGADOS

1. APRESENTAÇÃO

Os agregados para a indústria da construção civil são os insumos minerais mais consumidos no mundo. O consumo anual de bens minerais por habitante nos EUA, em 2000, foi da ordem de 10.0 kg. Deste total, 5.700 kg foram de rocha britada e 4.300 kg de areia e cascalho. Considerando-se que parte da rocha britada foi usada com fins industriais – cimento, cal, indústria química e metalurgia – o total de agregados para a construção civil que cada americano consumiu em média ultrapassa 7.500 kg. Ou seja, 75% do consumo médio americano de bens minerais foram de agregados para a construção civil. No século passado a produção total de agregados nos Estados Unidos aumentou de uma modesta quantidade de 58 milhões de toneladas em 1900 para 2,76 bilhões de toneladas em 2000. O gráfico 1, mostra a distribuição da produção mineral americana e a significativa participação dos agregados.O nível de consumo observado nos EUA se repete nos países industrializados. Na Europa Ocidental o consumo de agregados por habitante varia de 5.0 kg a 8.0 kg. No Canadá, especificamente na Província de Ontário, na década de 80, o consumo chegou a 15 t. por habitante devido a um ” boom” econômico pelo qual a região passou.Ainda segundo o USGS, de 1900 a 1995, o consumo de materiais para a construção cresceu de 35% para 65% do total de matérias-primas (exceto alimentares e energéticas) consumidas nos EUA. Em comparação, o consumo dos produtos agrícolas e florestais

Gráfico 1 - Distribuição da Produção Mineral nos EUA (1998) 64%Agregados Carvão Minerais Industriais Metais (exceto alimentares e energéticos) caiu no mesmo período de 60% para 5%. Para o USGS, a tendência atual indica a redução da participação dos recursos renováveis em favor dos recursos não renováveis, principalmente dos materiais para construção.

O termo “agregados” é empregado no Brasil para identificar um segmento do setor mineral que produz matéria-prima mineral bruta ou beneficiada de emprego imediato na indústria da construção civil. São basicamente a areia e a rocha britada. O termo “emprego imediato na construção civil” – que consta da legislação mineral para definir uma classe de substâncias minerais – não é muito exato, já que nem sempre são usadas dessa forma. Muitas vezes entram em misturas – tais como o concreto e a argamassa – antes de serem empregadas na construção civil.

A ABNT NBR 7211 fixa as características exigíveis na recepção e produção de agregados, miúdos e graúdos, de origem natural, encontrados fragmentados ou resultante da britagem de rochas. Dessa forma, define areia ou agregado miúdo como areia de origem natural ou resultante do britamento de rochas estáveis, ou a mistura de ambas, cujos grãos passam pela peneira ABNT de 4,8 m e ficam retidos na peneira ABNT de 0,075 m. Define ainda agregado graúdo como pedregulho ou brita proveniente de rochas estáveis, ou a mistura de ambos, cujos grãos passam por uma peneira de malha quadrada com abertura nominal de 152 m e ficam retidos na peneira ABNT de 4,8 m.

Minerações típicas de agregados para a construção civil são os portos-de-areia e as pedreiras, como são popularmente conhecidas. Entretanto, o mercado de agregados pode absorver produção vinda de outras fontes. No caso da areia, a origem pode ser o produtor de areia industrial ou de quartzito industrial, ambas geralmente destinadas às indústrias vidreira e metalúrgica. No caso da brita, pode ser o produtor de rocha calcária usada nas indústrias caieira e cimenteira. Nestes casos, em geral, é parcela da produção que não atinge padrões de qualidade para os usos citados e é destinada a um uso que não requer especificação tão rígida.

As propriedades físicas e químicas dos agregados e das misturas ligantes são essenciais para a vida das estruturas (obras) em que são usados. São inúmeros os exemplos de falência de estruturas em que é possível chegar-se à conclusão que a causa foi a seleção e o uso inadequado dos agregados.

Considerado como produto básico da indústria da construção civil, o concreto de cimento portland utiliza, em média, por metro cúbico, 42% de agregado graúdo (brita), 40% de areia, 10% de cimento, 7% de água e 1% de aditivos químicos. Como se observa, cerca de 70% do concreto é constituído de agregados. Decorre daí a importância do uso de agregados com especificações técnicas adequadas. Na Tabela 1, Sbrighi [1] correlaciona algumas das características dos agregados às principais propriedades do concreto.

Tabela 01 Propriedades do Concreto Propriedades do Concreto Influenciadas pelas influencia das pelas Características do Agregado a características do Agregado

Propriedades do Concreto

Características Relevantes do Agregado

Resistência mecânica

Resistência mecânica

Textura superficial Limpeza

Forma dos grãos Dimensão máxima

Retração

Módulo de elasticidade

Forma dos grãos Textura superficial

Limpeza Dimensão máxima

Massa unitária

Massa específica

Forma dos grãos Granulometria

Dimensão máxima Resistência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com