TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Valores Agregados A Producao

Monografias: Valores Agregados A Producao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2012  •  6.065 Palavras (25 Páginas)  •  1.229 Visualizações

Página 1 de 25

Capítulo 8

Planejamento Agregado da Produção

Objetivos de aprendizagem

Este capítulo tem por objetivo introduzir os conceitos elementares sobre o planejamento agregado de uma organização e, dentro deste contexto, apresentar, de forma o mais detalhada possível, as técnicas para a realização de um planejamento agregado. O planejamento agregado é importante para a empresa conciliar a capacidade produtiva, que é relativamente constante, à demanda, que geralmente não é linear e apresenta sazonalidade.Após a leitura deste capítulo, o leitor estará apto a:

Compreender e identificar a necessidade do planejamento agregado nos diferentes tipos de organização.

Elaborar os cálculos um planejamento agregado, de forma manual e em planilha eletrônica, atuando sobre a capacidade de produção, por meio de admissão ou demissão de pessoal, utilização de horas-extras ou subcontratação, e sobre a demanda, por meio de promoções, antecipações ou atrasos na entrega, de maneira a maximizar os resultados para a organização. Quando uma empresa produz ou trabalha com um elevado número de modelos de produtos é necessário agrupar (agregar) os inúmeros modelos em um número menor de famílias, que represente a necessidade de produção. A demanda prevista para estas famílias de produtos é conhecida como demanda agregada. O planejamento agregado é o plano de pro-dução da demanda agregada. A demanda geralmente apresenta sazonalidade ao longo do ano, em contraposição à produção, que tem a tendência de produzir quantidades lineares de produtos por mês. O planejamento agregado precisa definir como será administrada esta diferença entre a demanda e a produção.

É possível atuar na capacidade de produção com a admissão de pessoal, a realização de horas extras ou a subcontratação nos períodos de alta demanda e demissão de pessoal nos perí-odos de baixa demanda.

Por outro lado, também é possível atuar na demanda da produção com a formação de estoques, redução de preço ou promoções de vendas. Outra alternativa é antecipar a entrega nos períodos de baixa demanda e aumentar os preços ou atrasar a entrega nos períodos de alta demanda.

As estratégias de planejamento agregado geralmente não são puras (únicas),mas um composto das várias alternativas de atuação na capacidade e na demanda. A melhor estratégia, naturalmente, será aquela que permitir o menor custo e maior resultado da operação.

Níveis de Planejamento

As organizações de manufatura precisam de algum modo, planejar suas atividades pro-dutivas. O planejamento das atividades de produção é bastante complexo e precisa ser realizado em diferentes horizontes de tempo, em outras palavras, é preciso pensar o que será produzido em longo prazo, o que será produzido em médio prazo e o que será produzido em curto prazo..

Planejamento da capacidade

 capacidade instalada

 avaliação econômica

 localização

 arranjo físico

Planejamento agregado

 demanda agregada

 capacidade disponível

 subcontratação

Planejamento da produção

 MRP

 PCP

 lotes mínimos de produção

 alocação de cargas

Níveis de planejamento de produção

Este capítulo se concentra na avaliação das questões de demanda e produção agregadas que é um tipo de planejamento de nível tático21 para o médioprazo. A princípio, apenas para localizar melhor o leitor este contexto apresentou antes uma breve noção do planejamento da capacidade, que é o planejamento de nível estratégico e de longo prazo e do planejamento da produção que é de nível operacional e de curto prazo.

Planejamento da Capacidade

O planejamento da capacidade é um planejamento de longo prazo, normalmente expresso em anos, com um horizonte de tempo, na maioria das indústrias brasileiras, de dois até cinco anos, dependendo do porte da empresa e da complexidade da produção. Este planejamento é de nível estratégico e orienta a empresa sobre o caminho a trilhar no futuro. As decisões do planejamento da capacidade incluem a intenção de ampliação da planta atual, a construção de novas plantas industriais, a aquisição e modernização de máquinas, a expansão da linha de produtos com novos lançamentos, um estudo de previsão de demanda de longo prazo e das tendências da economia como um todo e do setor, especificamente. Este planejamento envolve ainda a avaliação de como serão obtidos recursos para os investimentos necessários para o aumento da produção.

Os níveis de gerenciamento são divididos em estratégico, tático e operacional.

As decisões de nível estratégico são de longo prazo e compete a alta administração (dire-toria).

As decisões de nível tático são de médio prazo e competem à média administração (ge-rência).

As decisões de nível operacional são de curto prazo tomadas pela baixa administração (supervisão).

Exemplo: a Fogobrás é uma grande indústria montadora de fogões domésticos e possui atualmente uma capacidade de produção média diária de 2.500 produtos. Foi realizado um estu-do de mercado, apresentado no Quadro48, que acena com a possibilidade de crescimento de vendas, ao longo dos próximos cinco anos.

Planejamento de longo prazo da capacidade

A Fogobrás trabalha em dois turnos e tem capacidade para produzir 2.500 fogões por dia. Mesmo que a empresa implante um terceiro turno de produção, não será capaz de produzir além de 3.200 fogões por dia, utilizando o atual parque instalado. Além disto, há um aumento de custo estimado em aproximadamente de 20% em relação ao custo dos outros turnos, no caso de im-plantação do terceiro turno, em função do trabalho noturno, encargos, transporte, custo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.8 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com