TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Agricola

Trabalho Universitário: Agricola. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2014  •  346 Palavras (2 Páginas)  •  592 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade 1

1 – Explique, COM AS SUAS PALAVRAS, o que é a função social da propriedade rural.

Resposta: No meu entendimento a função social da propriedade rural deve atender aos seguintes requisitos descritos no artigo 186 da Constituição Federal de 1988 a função social é cumprida quando a propriedade rural atende os critérios e graus de exigência estabelecidos em lei, aos seguintes requisitos aproveitamento racional e utilização adequada dos recursos naturais disponíveis e preservação do meio ambiente a observância das disposições que regulam as relações de trabalho a exploração que favoreça o bem-estar dos proprietários e dos trabalhadores. Para alcançar a função social da propriedade o proprietário deve observar o papel produtivo a ser desempenhado pela propriedade, respeitando o meio ambiente e cumprindo a legislação social e trabalhista.

1 – O que é latifúndio?

Resposta: O latifúndio é um regime de grande concentração de terras nas mãos de poucos proprietários e pelo escasso ou inexistente aproveitamento econômico. Qualquer imóvel rural de área igual ou superior a de um módulo, desde que mantido inexplorado. Qualquer imóvel rural de área superior a 600 vezes o módulo médio da propriedade rural ou 600 vezes a área média dos imóveis rurais na respectiva zona.

2 – O que é minifúndio?

Resposta: O minifúndio é um regime de propriedade rurais de pequeno porte, pois eles plantam e produzem para poucas pessoas, diferente da produção em alta escala, que produz para a família, para venda e exportação, é diferente de pequena propriedade familiar, que é muito produtiva e responsável pela produção de aproximadamente 70% dos alimentos consumidos no Brasil.

3 – Na sua opinião o latifúndio e o minifúndio contribuem para o progresso rural do Brasil? Justifique a sua resposta.

Resposta: Em minha opinião o Latifúndio não, já o minifúndio mesmo com suas limitações sim.

Latifúndio não pelo fato de se monopolizar as terras, muitas vezes com mão de obra em condições precárias, exploração inadequada da terra.

Minifúndio sim, por que mesmo com as limitações existentes tais como: cultivo familiar, pouco conhecimento, falta de acesso a tecnologias. Ainda assim eles contribuem para produção do nosso País.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com