TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A intensificação de práticas agrícolas

Resenha: A intensificação de práticas agrícolas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/7/2013  •  Resenha  •  532 Palavras (3 Páginas)  •  444 Visualizações

Página 1 de 3

OI]

esse processo deve ser estabelecido um equilíbrio e parte do calor produzido, sob forma de radiação infravermelha, deve ser reemitido para o espaço. Para sair da ação da Terra, essa radiação deve atravessar a atmosfera. Entretanto, essa atmosfera que era praticamente transparente à luz solar, não o é com relação à radiação infravermelha. Moléculas como CO2, CH4, H2O, O3, entre outras, têm estruturas que permite vibrarem em freqüências correspondentes às radiações infravermelhas. Isso resulta em maior absorção de calor pela atmosfera e, conseqüentemente, maior reflexão de calor para o solo. Este aumento de temperatura é denominado de Efeito Estufa, cujos efeitos poderão afetar todas as áreas do globo terrestre. Calcula-se que o aumento de 1 a 2 °C seriam suficientes para causar enormes danos, e.g. aumento no nível do mar com a inundação de áreas costeiras e cidades, resultando em modificações graves na geografia econômica.

A intensificação de práticas agrícolas com o uso de fertilizantes químicos, o incremento de atividades industriais e das emissões por motores de combustão interna, em muitas regiões do mundo, têm modificado substancialmente o ciclo do nitrogênio, resultando em poluição do ar e da água por ácido nítrico e nitratos e a deposição de amônia nos ecossistemas terrestres.

A remoção de espécies químicas da atmosfera pode ocorrer por deposição seca (sem a participação da fase líquida), ou deposição úmida. No caso de espécies de enxofre e nitrogênio, tais processos estão relacionados com possíveis danos para o ambiente como os resultantes da formação do ácido sulfúrico (H2SO4) e do ácido nítrico (HNO3), principais substâncias ácidas inorgânicas na atmosfera. O termo chuva ácida tem sido usado para todos os processos de deposição úmida. O valor do pH da água de chuva encontra-se mais comumente entre 4,5 e 5,6, devido ao conteúdo natural de dióxido de carbono (CO2) e de espécies de enxofre. Valores de pH mais baixos têm sido observados, principalmente no Hemisfério Norte, como resultado do aumento da concentração de óxidos de nitrogênio e enxofre na atmosfera e a conseqüente formação de substâncias ácidas.

A chuva ácida polui rios e lagos, causando danos à flora e fauna aquáticas e à vegetação. Ao se infiltrar nos solos, os ácidos presentes na água de chuva reagem com diversas substâncias, liberando íons metálicos tóxicos como Al3+, Pb2+, Cd2+, os quais podem ser introduzidos na cadeia alimentar. A acidez aliada à alta concentração de metais tem sido responsável pela devastação de peixes e plantas aquáticas em vários locais.

A transformação das espécies de enxofre na atmosfera também é responsável pela formação do aerossol de sulfato, como gotas de H2SO4 ou partículas de sais: (NH4)2SO4, MgSO4, CaSO4, etc. Estas partículas possuem diâmetro < 10mm (PM10), penetram profundamente nos pulmões e causam doenças respiratórias. Além disso, o aerossol de sulfato provoca a diminuição de visibilidade no ambiente, como conseqüência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com