TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escola Agricola

Pesquisas Acadêmicas: Escola Agricola. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/8/2013  •  1.038 Palavras (5 Páginas)  •  562 Visualizações

Página 1 de 5

PASSO 1/2 ATPS MATEMÁTICA

Uma empresa do ramo agrícola temo custo para a produção de "q" unidades de um determindo insumo descrito po C(q) = 3q+ 60. Com base nisso:

a) Determinar o custo quando são produzidas 0, 5, 10, 15 e 20 unidades desse insumo.

Para se determinar o custo, substituímos os valores referentes as unidades. Notamos que quando há um aumento de 5 unidades produzidas o custo aumenta em R$ 15,00.Concluímos que uma variação na variável independente gera uma variação proporcional na variável dependente. É isso que caracteriza a função de primeiro grau.

Então...

a1) C(q) = 3*0+ 60

C=0+ 60

C = 60

a2) C = 3*5 + 60

C = 15 + 60

C = 75

a3) C = 3*10 + 60

C = 30 + 60

C = 90

a3) C = 3* 15 + 60

C = 45 + 60

C = 105

a4) C = 3*20 + 60

C = 60 + 60

C = 120

No gráfico em questão, para cada elemento da relação, o segundo número do par ordenado, é o quíntuplo do anterior, chamado de abscissa.

b) Esboçar o gráfico da função:

c) Qual é o significado do valor encontrado para C, quando q = 0?

Mesmo que não tenha valor atribuido a "q", haverá um custo fixo de R$ 60,00, que pode ser atribuído a despesas diversas, impostos, manutenção de maquinário etc.

d) A função é crescente ou decrescente?

A função é crescente, pois obsevamos que a medida que as unidades crescem o custo também cresce na devida proporção.

e) A função é limitada superiormente?

A função não é limitada superiormente, visto ser ilimitado os números crescentes que poderão compor essa função, porém nesse exemplo temos um valor supremo que é o menos dos limitantes superiores, que nesse caso é 120.

O estudo das funções é importante, uma vez que elas podem ser aplicadas em diferentes circunstâncias:na matemática na engenharia, física, química etc.

Na matemática, o estudo de função é dividido basicamente em:

• Características, tipos e elementos de uma função.

• Função do primeiro grau.

• Função do segundo grau.

O conceito de funções é um dos mais essenciais em Matemática, e seu conhecimento alavancou o desenvolvimento tecnológico em quase todas as áreas. As funções fazem parte nossa vida cotidiana mesmo que não tenhamos consciência disso. Por exemplo, o valor da conta de luz depende da quantidade de energia gasta, a dose de remédio que é dada a uma criança depende do seu peso, o valor para fazer cópias de um material depende do número de páginas copiadas. Usando funções, também se estudam o crescimento de bactérias, o movimento dos astros, a variação da temperatura da Terra etc. A noção de função nos permite, enfim, descrever e analisar relações de dependência entre quantidades.

A linguagem gráfica permite entender melhor diversos fenômenos da natureza e está cada vez mais presente no nosso dia-a-dia, nas informações veiculadas pelos meios de comunicação (revistas, jornais, televisão etc.) ou nas formas de arte e diversão (como os jogos de computadores e os efeitos especiais para a arte cinematográfica). A própria paisagem urbana está cada vez mais influenciada pela linguagem gráfica, e a matemática aparece aos olhos de quem observa as regularidades das construções arquitetônicas e a decoração dos ambientes.

Quando assistimos ou lemos um jornal, muitas vezes nos deparamos com um gráfico, que nada mais é que uma relação, comparação de duas grandezas ou até mesmo uma função, mas representada graficamente.

Para que esse gráfico tome forma é necessário que essa relação, comparação, seja representada em uma função na forma algébrica.

Para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com