TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIPA - TRABALHO QUE SUBSTITUI DP DE APS

Por:   •  16/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  6.108 Palavras (25 Páginas)  •  381 Visualizações

Página 1 de 25

Introdução

Os assuntos principais abordados no trabalho a ser apresentado são Administração Mercadológica e Gestão das Informações na Organização.

Na Administração Mercadológica o objetivo é ajustar o composto de marketing (Praça, Produto, Preço e Promoção) ao ambiente atual, visando objetivos de longo prazo que estejam compatibilizados com a organização. A partir disto foi analisado a segmentação de mercado em que atua, os canais de distribuição, seu ciclo de vida, análise da concorrência, tendo como objetivo a satisfação do cliente.

Na Gestão das Informações da Organização será abordado como a organização faz a monitoração de seus clientes e concorrentes utilizando ferramentas de informações gerencias bem como os indicadores estratégicos.


1 Perfil da Organização

  1. Denominação, forma de constituição, dados e fatos relevantes da origem da organização, natureza e ramo de atuação, informações sobre o porte da empresa.

Denominação, natureza e ramo de atuação e informações sobre o porte da empresa:

A Leroy Merlin foi fundada em 1923 na França,  uma rede de lojas de materiais de construção, acabamento, decoração, jardinagem e bricolagem (termo usado para designar tudo àquilo que você pode fazer sem a ajuda de um profissional especializado).    

A Leroy Merlin atua no ramo varejsta de material de construção, sendo uma empresa de grande porte, contabilizando 309 lojas no mundo, com mais ou menos 36 mil funcionários, obtendo um faturamento aproximadamente de R$ 900 milhões por ano.

Em alguns países, a rede é representada pelas marcas Bricoman, Aki, Weldom, Obi e Bricocenter, com lojas de menor porte.

Forma de constituição, dados e fatos relevantes da origem da organização:

Em 1918 com o término da 1ª Guerra Mundial, a família Leroy inicia suas atividades vendendo produtos excedentes do exército americano, por meio de um comércio ambulante na França. Cinco anos depois (1923) Adolphe Leroy casa-se com Rose Merlin, unidos na vida e associado nos negócios surgiu à loja "Au Stock Américain", um comércio do ramo de construção e mobiliário de produtos americanos de segunda mão, com preços acessíveis.

Em 1960 a empresa muda o nome para Leroy Merlin, propondo um conceito inovador lançando a entrega gratuita.

A inauguração da primeira grande loja foi em 1966, no norte na França, contando com 200 colaboradores e um sistema de auto-serviço, ou seja, o cliente faz sua compra sem a necessidade da assistência do assessor. Dando início ao desenvolvimento a nível nacional com a abertura de lojas Leroy Merlin.

Treze anos depois foi assinado um acordo de participação com o grupo Auchan, o qual, mais tarde, comprará a empresa. Esta etapa decisiva leva a Leroy Merlin a desenvolver novos conceitos de lojas, para se tornar um líder mundial reconhecido em seu ramo de atuação.

Na década 89 a Leroy Merlin começa a ir para outros países, deixando de ser uma exclusividade na França. Tendo sua chegada da rede na Espanha, onde é até hoje um grande sucesso, sendo a principal referência deste  mercado, ocupando o primeiro lugar com vinte e oito lojas. No ano seguinte chega à rede em Portugal, sendo sua primeira loja em Lisboa. Na Polônia e na Itália a rede foi inaugurada em 1996, sendo que na Itália, a loja associou-se ao grupo Rinascente, e integrou as lojas da cadeia Bricocenter.

Sua chegada no Brasil foi em 1997, sendo a abertura da primeira loja um ano após, em São Paulo, no bairro de Interlagos, situado na zona sul da capital paulista. Em 1999 foram lançadas as lojas Bricoman na França.

No ano de 2003 a Leroy Merlin compra as insígnias Obi (França) e Aki (Portugal e Espanha).

A chegada da rede na Rússia e na China ocorreu em 2004. No mesmo ano o Grupo Adeo e a SA Domaxel Compras & Serviços (insígnias Weldom e DomPro nomeadamente) associam-se para desenvolver um conceito de pequenas e médias superfícies de bricolagem de proximidade. Um ano após a rede chega à Grécia.

Atualmente a marca Leroy Merlin faz parte de um grupo, que abrange empresas de vários segmentos de comércio. Entre eles, a rede de supermercados Auchan. Há também negócios no segmento de restaurantes, vestuário, brinquedos e móveis. A Decathlon, que é do ramo de produtos esportivos, também está presente no Brasil.

Dentro desse conglomerado está o Grupo Adeo, que integra, além da Leroy Merlin, todas as outras marcas do segmento de Bricolagem ao redor do mundo, como Bricoman, Bricocenter, Weldom, Aki, DomPró e Zódio. 
Desde a vinda da loja para o Brasil, Alain Ryckeboer é o Diretor Geral da Leroy Merlin no país.

1.2 Principais equipamentos, principais produtos e processos, composição da força de trabalho.

Principais equipamentos e processos:

  • Empilhadeira: utilizada para estocagem, locomoção e organização de mercadorias no estoque.
  • Palheteira: utilizada para locomover palites de mercadorias.
  • Longarinas: utilizada para acomodar os palites de mercadorias.
  • Escada de estoque: utilizada para retirada e armazenagem de mercadorias do estoque aéreo.
  • Check out - frente de caixa: utilizado para registro de mercadorias.
  • Máquinas de cartão (Visa, Master Card...)
  • Leitor de código de barras
  • Máquinas de consultas de preços dos produtos
  • Computadores
  • Impressoras

Composição da força de trabalho:

A organização se compõe de em torno de 36 mil funcionários em todas as lojas. Sendo a loja Raposo Tavares composta por 250 colaboradores, entre eles 09 gerentes para 13 setores.

  1. Organograma

[pic 1]

  • Obs: Organograma da Loja Raposo Tavares.
  1. Principais mercados e, nos ramos de atuação, principais segmentos desses mercados onde se encontram os clientes-alvo.

A Leroy Merlin é uma rede de grande porte, atuante no ramo de comércio varejista em materiais de construção, desde o básico ao acabamento. Abrangendo no mercado as classes A, B, C e D, por ter um segmento diferenciado (visto a diante).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.9 Kb)   pdf (383.3 Kb)   docx (972.5 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com