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Algoritmo 1 Semestre

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Por:   •  9/10/2014  •  1.701 Palavras (7 Páginas)  •  257 Visualizações

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1 INTRODUÇÃO

A utilização do computador na solução de problemas relacionados às mais diversas áreas está facilitando e agilizando o trabalho de muitas pessoas. Atualmente o conhecimento de técnicas de programação é um requisito importante, principalmente na formação de profissionais relacionados às ciências exatas, como a engenharia por exemplo.

Informalmente, um ALGORITMO é qualquer procedimento computacional bem definido que tenha algum valor ou conjunto de valores como ENTRADA e produza algum valor ou conjunto de valores como SAÍDA. Portanto, um algoritmo é um conjunto de passos computacionais que transformam uma entrada de dados (problema) em saída de dados (solução).

2 RELATÓRIO DOS PROGRAMAS E ANÁLISES DE QUALIDADE E COMPLEXIDADE.

2..1 Noção de Algoritmos

Resposta: Algoritmo quer dizer “operação ou processo de cálculo”, outra definição de algoritmo pode ser dada como a especificação da sequência ordenada de passos que deve ser seguida para a realização de uma tarefa, garantindo a sua repetibilidade, o algoritmo não é a solução do problema, mas sim o meio de obtê-la.

2.2 Pseudo Linguagem

Resposta: Emprega uma linguagem intermediária entre a linguagem natural e uma linguagem de programação para descrever os algoritmos.

2.3 Estrutura de um Programa

Resposta: O algoritmo como um todo é um bloco de instruções,. as constantes e variáveis devem ser declaradas no início.

Os comandos são executados sequencialmente de cima para baixo e da esquerda para a direita, assim, devem ser escritos nesta sequência. Cada comando deve terminar com ; (ponto-e-vírgula). Abaixo segue um modelo da estrutura básica de um algoritmo:

//declaração das bibliotecas

#include <iostream>

#include <stdio.h>

#include <stdlib.h>

#include <conio2.h>

#include <conio.h>

using namespace std;

int main()

{

system(“Pause”);

return 0;

}

2.4 Tipos Primitivos para representação de Dados e Variáveis

Resposta: A linguagem C++ tem cinco tipos básicos de dados, que são especificados pelas palavras-chave: char, int, float, double e bool.

O tipo char (caractere) é usado para texto. O tipo int é usado para valores inteiros. Os tipos float e double expressam valores de ponto flutuante (fracionários). O tipo bool expressa os valores verdadeiro (true) e falso (false).

É importante ressaltar que embora C++ disponha do tipo bool, qualquer valor diferente de zero é interpretado como sendo verdadeiro (true). O valor zero é interpretado como sendo falso (false).

Podemos pensar na memória do computador como sendo uma coleção enorme de pequenas gavetas. Cada uma dessas gavetinhas é numerada seqüencialmente e representa um byte. Esse número seqüencial é conhecido como endereço de memória. Uma variável reserva uma ou mais gavetinhas para armazenar um determinado valor.

Declaração de Variáveis:

Ex.: <tipo_dado> <nome_variavel>

float nota1;

int idade;

string nome;

char edereco[20];

Tipo de Dados:

float -Para números inteiros e quebrados.

Ex. float nota1; nota1=1 ou nota1=5.6

float altura; altura = 1.89 ou altura = 2.0

Obs.: Para inserir números reais usa-se o ponto e não virgula.

int -Para números inteiros.

Ex. int idade; idade=21 ou nota1=6

int temperatura ; temperatura =20 ou temperatura = -6

string e char - Para textos.

Ex. string nome; nome=”leonair neves sousa”

string endereco; endereco=”rua 18 lote 4 quadra 5”

char disciplina[20]; disciplina=”matemática”

2.5 Operadores Aritméticos, Lógicos e relacionais

Resposta: Esses operadores combinam as operações aritméticas com a operação de atribuição, oferecendo uma maneira curta e clara de escrita de certas expressões de atribuição. O operando da esquerda é sempre o nome de uma variável, e o da direita, uma expressão qualquer. A operação consiste em atribuir um novo valor à variável que dependera do operador e da expressão à direita.

Operadores:

2.6 Características do ambiente de desenvolvimento C

Resposta: A linguagem C é o que se chama de linguagem compilada. Isso significa que, uma vez escrito o programa em C, ele deve ser passado por um compilador para transformar seu programa em Código Executável para o computador rodar (executar). Um programa em C possui um formato legível ao homem, enquanto o executável gerado no compilador possui a forma legível para a máquina e é executada por ela. Isto significa que para escrever e executar um programa em C, é necessário ter acesso a um compilador de C e um editor de texto puro, qualquer sistema operacional pode ser usado para programação em C desde que tenha o compilador necessário.

3 DESENVOLVIMENTO DA FUNÇÃO MATEMÁTICA QUE RESUMA O CÁLCULO DO PESO TEÓRICO DE UMA BOBINA FILHA.

Fórmula:

Peso = Largura x (Diâmetro externo / 1000) x Peso por metro linear:

i. Peso = 660 x (1000 / 1000) x 0,610;

ii. Peso = 660 x 1 x 0,610;

iii. Peso = 402,60 _ 403 Kg;

a. Bobinas com Diâmetro total externo de 1000 mm peso por metro linear 0,610:

iv. Exemplo Largura de 660 peso igual a 403 Kg;

b. Bobinas com Diâmetro total externo de 1150 mm peso por metro linear 0,678:

v. Exemplo Largura de 660 peso igual a 515 Kg;

c. Bobinas com Diâmetro total externo de 1200 mm peso por metro linear 0,725:

vi. Exemplo Largura de 660 peso igual a 574 Kg;

d. Bobinas com Diâmetro total externo de 1500 mm peso por metro linear 0,933:

vii. Exemplo Largura de 660 peso igual a 924 Kg.

Fórmula:

3.1 Desenvolvimento 1

#include<iostream>

#include<stdio.h>

#include<stdlib.h>

#include<conio2.h>

#include<conio.h>

using namespace std;

int main()

{float largura,pesoteorico, comprimento;

gotoxy(20,5);

cout<<"informe a largura:";

cin>>largura;

do{gotoxy(20,6);

cout<<"informe o comprimento:";

cin>>comprimento;

}while(comprimento!=1000&&comprimento!=1150&&comprimento!=1200&&comprimento!=1500);

if(comprimento==1000)

{pesoteorico=largura*(comprimento/1000)*0.610;}

if(comprimento==1150)

{pesoteorico=largura*(comprimento/1000)*0.678;}

if(comprimento==1500)

{pesoteorico=largura*(comprimento/1000)*0.933;}

gotoxy (20,8);

cout<<"largura:"<<largura;

gotoxy(20,9);

cout<<"comprimento:"<<comprimento;

gotoxy(20,25);

system("pause");

return 0;

}

4 RELATÓRIO COM PROGRAMAS E ANÁLISES DE QUALIDADE E COMPLEXIDADE.

4.1 Desenvolvimento de Algoritmo utilizando a Linguagem C

Resposta: Um computador é uma máquina capaz de executar operações, mas para que "ele" saiba o que e como executar é preciso programa-lo. Um programa de computador nada mais é que um conjunto de instruções, escrito através de uma linguagem própria, que orienta o computador a realizar uma determinada tarefa.

A única linguagem que o computador "entende" é a chamada Linguagem de Máquina, que é formada por um conjunto de códigos numéricos, próprios para comandar a máquina. Porém, estes códigos são extremamente complicados para o entendimento humano, por isso surgiram as linguagens simbólicas.

Uma linguagem simbólica é, na realidade, um conjunto de palavras e regras facilmente compreendidas pelo homem, mas para que o computador as entenda existe a necessidade de uma tradução para a linguagem de máquina. Este processo de tradução é denominado "compilação".

4.2 Aplicação dos conceitos de Estrutura de Controle para análise de condições

Resposta: Estrutura de controle (ou fluxo de controle) refere-se à ordem em que instruções, expressões e chamadas de função são executadas ou avaliadas em programas de computador sob programação imperativa ou funcional.

Os tipos de estruturas de controle disponíveis diferem de linguagem para linguagem, mas podem ser cruamente caracterizados por seus efeitos. O primeiro é a continuação da execução em uma outra instrução, como na estrutura sequencial ou em uma instrução jump. O segundo é a execução de um bloco de código somente se uma condição é verdadeira, uma estrutura de seleção. O terceiro é a execução de um bloco de código enquanto uma condição é verdadeira, ou de forma a interar uma coleção de dados, uma estrutura de repetição. O quarto é a execução de instruções distantes entre si, em que o controle de fluxo possivelmente volte para a posição original posteriormente, como chamadas de subrotinas e corotinas. O quinto é a parada do programa de computador.

4.3 Desenvolvimento de Laços de Repetição

Resposta: Estrutura de repetição nada mais é que laços de repetições. Laços de repetições permite que um conjunto de instruções seja repetido até que se faça a condição desejada. A linguagem C suporta aos mesmos tipos de laços que as linguagens de programações modernas, esses laços são For, While, Do While.

Laço FOR

Laço utilizado geralmente quando existe um termino definido, sempre vai tem um fim definido para esse laço implementado no inicio.

Ex. for(inicio;condição;incremento)

{ instruções;

Instruções;

}

inicio – inicializar uma variável para

controlar a repetição

condição – definir a condição de

repetição e de parada do laço

incremento – definir o incremento.

Crescente (++) ou descrecente(--)

Ex. for(cont=1;cont<=5;cont++)

{ soma=soma +1;

cout<<”Soma = ”<<soma;

}

inicio – cont =1. (começa de 1)

condição – cont <=5. (vai repetir 5 vezes)

incremento – cont ++.( incrementa + 1

toda vez que chegar no final do for)

Laço WHILE

Laço que pode ter uma condição de termino definida já no inicio ou não.

Necessariamente ele testa a condição e se caso for verdadeiro executa o bloco abaixo, caso seja falso ele vai para a próxima instrução fora do laço.

Ex.

Inicio;

while (condição)

{ instruções;

incremento;

}

inicio – inicializar uma variável para

controlar a repetição

condição – definir a condição de

repetição e de parada do laço

incremento – definir o incremento.

Crescente (++) ou descrecente(--)

Ex.

cont=1;

while(cont<=5)

{ soma=soma +1;

cout<<”Soma = ”<<soma;

cont++;

}

inicio – cont =1. (começa de 1)

condição – cont <=5. (vai repetir 5 vezes)

incremento – cont ++.( incrementa + 1

toda vez que chegar no final do for)

Laço DO WHILE

Laço quase igual ao While, a diferença é que primeiro ele executa um bloco e testa a condição, caso seja falsa vai para o próxima instrução.

Ex.

inicio;

do

{ instruções;

incremento;

}while (condição);

inicio – inicializar uma variável para

controlar a repetição

condição – definir a condição de

repetição e de parada do laço

incremento – definir o incremento.

Crescente (++) ou descrecente(--)

Ex.

cont=1;

do

{ soma=soma +1;

cout<<”Soma = ”<<soma;

cont++;

} while(cont<=5);

inicio – cont =1. (começa de 1)

condição – cont <=5. (vai repetir 5 vezes)

incremento – cont ++.( incrementa + 1

toda vez que chegar no final do for)

5 DESENVOLVIMENTO DA FUNÇÃO MATEMÁTICA II

Fórmula:

5.1 Desenvolvimento 2

#include<conio2.h>

#include<conio.h>

#include<stdio.h>

#include<iostream>

#include<math.h>

Using namespace std;

Intmain( )

{ float altura,peso, largura;

Float totallargura ,totalpeso ,nrobobinas;

Float perdacomercial;

Int tecla ;

Totallargura = 0;

Totalpeso =0;

do {clrscr ( );

gotoxy (20,4);

cout <<”informe o peso da bobina : ” ;

cin>> peso;

total peso = total peso + peso;

gotoxy (20,5)

cout << “informe a largura da bobina:”;

cin<< largura;

totallargura = totallargura + largura;

gotoxy (20,6);

cout<<”informe a altura:”;

cin>>altura;

gotoxy (20,8);

cout<<”tecle[enter] para continuar ou [esc] para sair”;

tecla = getch ( );

}while (tecla! = 27);

Nrobobinas = total peso / 5000;

Perda comercial = ceil ((totallargura /2450)) – ( totallargura/2450);

Gotoxy (20,10);

Cout<<”nro de bobinas usadas:”<<nrobobinas;

Gotoxy (20,11);

Cout<<”total da largura usada:”<<totallargura;

Gotoxy (20,12);

Cout<<”perda comercial:”<<perda comercial *100<<”90”;

Gotoxy (20,25);

System (“pause”);

Return 0;

}

6 CONSIDERAÇOES FINAIS

Fazer levantamento das informações apreendidas nas aulas, nos livros e material de estudo. Conhecendo o que é Algoritmo e suas funcionalidades e também a linguagem C++ de programação.

Conhecer mais a fundo a história da linguagem C++ e como desenvolver programas usando essa plataforma. Dessa forma possibilitou conceber, projetar e analisar sistema, produtos e processos, Desenvolver e utilizar novas ferramentas.

7 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Algoritmos Computacionais (Programas). Disponível em: <https://docs.google.com/a/aedu.com/file/d/0Bx2ZnHfyWt9QMnFjLXd4OHZ3V28/preview

>.

Tipos Estruturados. Disponível em: <https://docs.google.com/a/aedu.com/file/d/0Bx2ZnHfyWt9QN1JyTy0xaU9tVTA/preview

>.

Introdução à Programação de Computadores para Cursos de Engenharia e de Automação. Disponível em: <https://docs.google.com/a/aedu.com/file/d/0Bx2ZnHfyWt9QRTM1bVBOYllSYlk/prEngenharia de Controle e Automação - 1ª Série

Treinamento em Linguagem C. 1ª ed. São Paulo: Pearson, 2007. Modularização de programas, Declaração de Funções e Declaração de Matrizes.

Algoritmos e Programação (MIZRAHI, Victorine Viviane. Treinamento em Linguagem C. 1ª ed. São Paulo: Pearson, 2007.

Linguagem C - Notas de Aula. Disponível em <http://www.inf.ufpr.br/nicolui/grad/ci067/Docs/NotasAula/notas-27_Estruturas.html>. Disponível em: <https://docs.google.com/open?id=0B9e1nJ9U5ACjcTFWUVNmbVdOZXc

Normas ABNT, Normalização de Trabalhos Acadêmicos Anhanguera. Disponível em: http://issuu.com/normalizacao/docs/normaliza____o_de_trabalhos_acad__m, Sérgio Caldas.

MIZRAHI, Victorine Viviane. Treinamento em Linguagem C: módulos 1 e 2. 1ª ed. São Paulo: Pearson Education: Valinhos: Anhanguera Educacional, 2008.

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