TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Algoritmo

Seminário: Algoritmo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2014  •  Seminário  •  1.293 Palavras (6 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 6

Relatório 1

Um algoritmo é uma sequencia logica de ações para a realização de uma tarefa, seja ela simples (receita de bolo) ou mais elaborada (notas de alunos de varias salas). Todo e qualquer problema que existe pode ser resolvido por um algoritmo. Todo algoritmo contem características próprias, bem definidas que contem passos e regras que no final determinam o resultado esperado.

Suas propriedades são:

• Ações simples e bem definidas (não ambíguas);

• Sequencia ordenada por ações;

• Sequencias finitas de passos;

Para a formação de um algoritmo é necessário que tenha alguns comandos, no caso de um algoritmo simples como uma receita de bolos ou de descascar batatas não é necessário que tenha um a linguagem muito especifica, pode ser simplificada, exemplo:

• Escrever – comando de saída que exibe uma informação;

• Ler – comando de entrada que executa a ação de leitura de variáveis e/ou constantes;

Além da linguagem especificada é necessário que esse algoritmo tenha variáveis e constantes em sua estrutura, dentre eles tem o numérico, caractere e logico;

• Numérico – recebe valores quantitativos;

• Caractere - - recebe valores alfanuméricos

• Logico – recebe 2 (dois) valores, V (verdadeiro) e F (falso);

Ao utilizar essa linguagem conseguimos dar procedência em qualquer algoritmo e ter a partir de um problema a solução do mesmo.

Esses são os conceitos básicos do algoritmo, contudo existem hoje programas que são utilizados para fazer nosso serviço, nesse caso é necessário que utilizemos uma linguagem mais computacional, para que a ação dada seja compreendida e resolvida com clareza nos dando o resultado esperado.

Para uma fácil representação logo de inicio foi criados vários tipos de mecanismos para a realização do algoritmo chamados de “ tipos primitivos”.

Os primitivos, não podem ser decompostos em tipos mais simples. Alguns se relacionam diretamente a sua representação interna, no mesmo caso dos números inteiros. Geralmente esses tipos necessitam de um auxilio principalmente de hardware ou software para serem representados de forma certa.

Exemplos:

Tipos de dados

O computador é um dispositivo eletrônico que, em seu nível mais elementar, reconhece apenas dois estados elementares. Todos os dados de um computador precisam ser representados com base em um sistema de numeração binário, onde apenas dois valores diferentes são distinguidos. Esses dois estados são representados como 0 (zero) e 1 (um) e são chamados de dígitos binários

Tipos numéricos

esses foram os primeiro a serem implementados pelas linguagens de programação. Quase tudo que for necessário para a conclusão de uma ação é necessário que tenhamos dados e números , sendo ele inteiro ou real. As representações computacionais desses tipos são apenas aproximações desses conjuntos matemáticos, que são infinitos, não podendo ser representados na memória do computador, que é finita.

Tipo inteiro

O tipo inteiro é o tipo primitivo numérico mais comum. Sem parte fracionária, o tipo inteiro é caracterizado por sua faixa de valores representáveis, havendo versões dos inteiros com ou sem sinal.

Tipos flutuante

Esses são usados com o intuito de corresponder ao conjunto dos números reais, aqueles que abrangem os números racionais e irracionais. Para muitos números reais, não são a melhor escolha pois utiliza números quebrados o que possibilita a um possível resultado inexato.

Vareáveis e Dados

Variável, como o nome indica, é um dado que tem a possibilidade de variar, ou seja, ter seu valor alterado durante a execução do algoritmo. Uma variável é utilizada para representar um valor desconhecido, tipicamente conhecido como incógnita da expressão, podendo assumir qualquer valor do conjunto ao qual a variável pertence. É comum vermos expressões onde a variável representa um valor inteiro desconhecido. Nas linguagens de programação, uma variável representa um valor qualquer de um determinado o tipo da variável.

Operadores Aritméticos: São utilizados na resolução de expressões matemáticas utilizando quaisquer valores, sejam eles constantes ou variáveis. Retorna um inteiro se todos os valores são inteiros ou um real se um ou mais valores são reais.

Operadores Relacionais: São utilizados para estabelecer uma relação entre operador e operando. Retorna sempre um booleano; true para uma relação verdadeira e false para uma relação falsa.

Operadores Lógicos: São utilizados para estabelecer relação entre valores lógicos. Retornam sempre um booleano pois sua utilização é dada quase sempre pela combinação de operadores relacionais.

Para uma padronização Dennis Ritchie criou a linguagem C para o sistema operacional Unix, de acordo com a ISO. A linguagem C foi criada para facilitar a criação de programas e diminuir a margem de erros, esta linguagem possui as seguintes características:

- Linguagem simplificada, com realização de funções matemáticas ou manuseamento de arquivos, fornecida por um conjunto de rotinas do mesmo padrão. Em foco, o paradigma de programação procedural

-Sistema simples que evita operações sem sentido.

-Pré-processamento tendo a possibilidade de múltiplos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com